NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL - Editor e Responsável: António Centeio
28.1.12

 

 SÓ COM A COORDENAÇÃO E A MELHORIA DE CENTROS DE SAÚDE, HOSPITAIS E CUIDADOS CONTINUADOS É POSSÍVEL RESPONDER ÀS NECESSIDADES DAS POPULAÇÕES  
 
A “REORGANIZAÇÃO DO CHMT” APRESENTADA PELO CA, VEM DIFICULTAR O ACESSO A CUIDADOS DE SAÚDE
 

 

 
Na sequência da apresentação de um Plano de Reorganização pela Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, foram muitas e variadas as intervenções de diversas entidades da Região.
 
A Comissão de Utentes logo que teve conhecimento do documento e face à ausência de justificações para as medidas adoptadas solicitou uma suspensão de concretização do processo, com o objectivo de encontrar as melhores soluções para facilitar o acesso a cuidados de saúde em termos de proximidade e qualidade.
 
Na sequência dessa posição, com o objectivo de dar voz aos verdadeiros interessados, os utentes, esta Comissão de Utentes realizou reuniões públicas em Tomar, Abrantes e Torres Novas, para debate sobre a prestação de cuidados de saúde nas Unidades Hospitalares e nos Centros de Saúde.
 
Da participação activa dos cidadãos, pode-se concluir:
 
Não aceitação do Plano de Reorganização, por dificultar o acesso a cuidados de saúde, não ter em conta a participação da comunidade, por ausência de coordenação com cuidados primários e continuados, por não quantificar nem justificar os resultados esperados, o que deixa as maiores duvidas se resolve os problemas financeiros. Ficou claro que os utentes defendem que as Urgências sejam adaptadas às necessidades em cada unidade hospitalar, que a Pediatria e Medicina Interna sejam três valências comuns às três unidades e que se desenvolvam e criem novas valências.
 
Se não houver mais médicos de família e enfermeiros, mais cuidados de proximidade com funcionamento de Extensões de Saúde e Unidades Móveis, não se conseguirá resolver o problema das urgências “não agudas”, no CHMT. Se não houver mais unidades de cuidados continuados a gestão de altas no CHMT não poderá ser mais eficiente. Se não houver coordenação entre os níveis de prestação de cuidados de saúde e o aproveitamento da capacidade instalada, vão sofrer as populações e vai aumentar a despesa do SNS.
 
Constatou-se a existência de interesses privados (empresariais e pessoais) mas a solução não está no encerramento ou privatização do todo ou de partes do CHMT. Defende-se a utilização de toda a capacidade instalada e um combate à promiscuidade público-privada.
 
Foram expressas muitas formas de reforçar a acção popular para defender o direito a cuidados de saúde na Região do Médio Tejo, de que são exemplos as manifestações em Tomar, o Abaixo-assinado pela Pediatria em Abrantes, a grande participação de cidadãos na reunião pública de Torres Novas.
 
Na próxima quarta-feira, a Comissão de Utentes entregará ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio de Tejo uma proposta formal com medidas que devem ser tomadas em todos os níveis de prestação de cuidados de saúde na Região que, no entender da Comissão de Utentes, poderá ser uma base de trabalho para em conjunto com a população e outras entidades, se encontrar o melhor caminho para a utilização eficaz dos meios existentes com a satisfação das necessidades de cuidados de saúde por parte das populações.
 
Em breve, serão também divulgadas as iniciativas que reforçarão o movimento de opinião e reivindicativo da população do Médio Tejo em torno da exigência de justiça social em matéria de acesso a cuidados de saúde de proximidade e de qualidade.
 
                                                                  A Comissão de Utentes da Saúde
                                                                                do Médio Tejo

link do postPor Noticias do Ribatejo, às 12:53  comentar

mais sobre mim
NOTICIAS DO RIBATEJO
PARA O MUNDO INTEIRO AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS PUBLICADAS SOBRE O RIBATEJO - 24 HORAS POR DIA EM QUALQUER PARTE DO MUNDO TEM AS NOTICIAS DO RIBATEJO NAS SUAS MÃOS - BASTA VISITAR: -http://noticiasdoribatejo.blogs.sapo.pt/
TEMPO
NOTICIAS DO RIBATEJO
PARA O MUNDO INTEIRO AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS PUBLICADAS SOBRE O RIBATEJO - 24 HORAS POR DIA EM QUALQUER PARTE DO MUNDO TEM AS NOTICIAS DO RIBATEJO NAS SUAS MÃOS - BASTA VISITAR: -http://noticiasdoribatejo.blogs.sapo.pt/
Reciclinfor - Uma Empresa voltada para o Futuro
Quem somos e o que fazemos? A Reciclinfor é uma empresa que defende o meio ambiente através da reciclagem, comercializando material informático recondicionado com garantia. Além da comercialização, a Reciclinfor dispõe de serviços de apoio técnico para reparações, melhoramento dos equipamentos (upgrade), incluindo o esclarecimento das dúvidas de forma clara e humanizada.Loja Torres Novas: Rua da Várzea Lote5, Loja3-2350-433 Torres Novas -Contactos: Telf/Fax : 249 817 363-Telm : 912 707 273- Telm : 969 194 582- Loja Leiria:Rua Dr. José Henriques Vareda, Lote20, Loja24- 2410-122 Leiria- Contactos: Telf : 244 821 543- Telm : 969 194 583- info@reciclinfor.com -comercial@reciclinfor.com