NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL - Editor e Responsável: António Centeio
14.11.12

 

A 12.ª edição da Bienal de Fotografia, iniciativa cuja dimensão é única no País, inaugura oficialmente este sábado, 17 de novembro, às 18h00, no Celeiro da Patriarcal, em Vila F. Xira (R. Luís de Camões, n.º 130), com a mostra dos 55 trabalhos selecionados pelo júri do certame.

Dos três prémios a concurso (num total monetário de €7.500,00), o prémio “Bienal de Fotografia” tem dois vencedores ex-aequo: Hugo Costa e Inês Pinheiro. Na categoria “Concelho de Vila Franca de Xira” o vencedor é Miguel Carriço e na de “Tauromaquia”, o vencedor é Pedro Batalha.

 

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a Associação dos Artistas Plásticos do Concelho de Vila Franca de Xira e o GART – Grupo de Artistas e Amigos da Arte (parceiros na organização) mantêm assim a vertente original de prémio da iniciativa (nesta edição com cerca de 89 candidatos de todo o país e perto de 500 obras), acrescentando fatores de inovação com exposições de artistas convidados de renome nacional e internacional e espaço para formação e reflexão.

 

Com estes novos fatores pretende-se lançar as bases para um novo diálogo com a Fotografia. Disso são exemplo as exposições de artistas de renome que também figuram na programação, que têm lugar em vários pontos do País e do Concelho. Destes, destaque para André Cepeda, Nicolai Nekh, Cristine Ostver, Rosa Nunes ou André Boto. De referir ainda o site de internet dedicado à Bienal, onde pode conhecer todos os detalhes da iniciativa.

Até 20 de janeiro’13 é tempo de celebração duma técnica inventada há mais de 160 anos e que ainda não deixou ainda de fascinar a humanidade.

 

Entidades Parceiras e convidadas:

AAPCVFX - Associação de Artistas Plásticos do Concelho de Vila Franca de Xira;

GART – Grupo de Artistas e Amigos da Arte;

APAF - Associação Portuguesa de Arte Fotográfica;

Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Social;

Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas;

ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação;

IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing;

IPF - Instituto Português de Fotografia;

MauMaus – Escola de Artes Visuais;

MEF - Movimento de Expressão Fotográfica;

SNBA - Sociedade Nacional de Belas Artes;

IPT - Instituto Politécnico de Tomar (Escola Superior de Tecnologia de Tomar);

ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (Instituto Politécnico de Leiria);

Oficina da Imagem – Escola Prática de Fotografia.

link do postPor Noticias do Ribatejo, às 10:29  comentar

VISITANTES
conter12
FAÇA DO ‘NOTICIAS DO RIBATEJO’ A SUA LEITURA OBRIGATÓRIA 24 HORAS POR DIA EM QUALQUER PARTE DO MUNDO TEM AS NOTICIAS DO RIBATEJO NAS SUAS MÃOS
 
CONTACTOS:
Para nos contactar ou enviar colaboração: noticiasdoribatejo@gmail.com
tags

todas as tags

PAÍSES ONDE "NOTICIAS DO RIBATEJO" É LIDO (Contador colocado em: 04.06.13)
Flag Counter
 
posts recentes
VISITANTES ONLINE (Colocado em 19.01.13)
FAÇA DO ‘NOTICIAS DO RIBATEJO’ A SUA LEITURA OBRIGATÓRIA 24 HORAS POR DIA EM QUALQUER PARTE DO MUNDO TEM AS NOTICIAS DO RIBATEJO NAS SUAS MÃOS