NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 29 de Janeiro de 2010
BENAVENTE-Deliberações e outros assuntos que passaram pela última reunião privada da Câmara Municipal de Benavente


 

O executivo camarário deliberou, por unanimidade, aderir ao Pacto de Autarcas para a sustentabilidade do Plano de Acção Energético e combate às alterações climáticas, proposto pela Associação Nacional de Municípios Portugueses 
 

“A problemática das alterações climáticas tem vindo a ganhar relevo em virtude das potenciais transformações que as mesmas podem vir a originar no planeta, designadamente ao nível da maior probabilidade de ocorrência de fenómenos atmosféricos extremos, os quais originarão o surgimento de riscos naturais, que degradam os recursos naturais e causam efeitos nefastos nos ciclos naturais, dos quais o Homem e demais espécies dependem. 
 

A ANMP sabe que esta é uma matéria que tem especial relevo nas políticas que os Municípios portugueses desenvolvem nos seus territórios, em virtude de estes lerem sempre presente no momento de tomada de decisão politica a necessidade de o actual desenvolvimento não comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem as suas próprias necessidades. 
 

É pois neste contexto que a Associação Nacional de Municípios Portugueses rubricou, no decurso do seu XVIII Congresso, com a Direcção-Geral da Energia e dos Transportes da Comissão Europeia um acordo no âmbito do qual a ANMP passou a ser a “Estrutura de Apoio” nacional para o Pacto de Autarcas. 
 

A subscrição do Pacto de Autarcas, para além de dar uma maior visibilidade às Já mencionadas preocupações dos eleitos locais com as alterações climáticas, permite ainda a partilha e o acesso a um conjunto alargado de boas práticas na preparação, adopção e implementação de Planos de Acção de Energia Sustentável. 
 

Alento ao acima exposto e salientado que com a implementação dos Planos de Acção de Energia Sustentável essa Autarquia passará a despender menos recursos financeiros com a energia, a Associação Nacional de Municípios Portugueses vem pelo presente convidar o Município a que V. Exa. preside a aderir a esta rede de Autoridades locais Europeias em prol da mitigação das alterações climáticas. Esta adesão poderá ser feita através do site da ANMP (www.anmp.pt).” 
 

Sobre este assunto o Presidente “considerou que a matéria em causa é uma preocupação transversal a toda a Câmara Municipal, realçando que estão contratualizados com o QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) projectos para melhoria da eficiência energética de alguns edifícios municipais e a instalação de painéis foto voltaicos em vários equipamentos públicos. 
 
 
 
 

PROPOSTA DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO À AMI – ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL – AJUDA ÀS VITIMAS DO SISMO DO HAITI: 
 

O executivo camarário deliberou, por unanimidade, aprovar a proposta do Presidente da Câmara Municipal, para manifestar solidariedade e ajudar as vítimas do sismo do Haiti, atribuindo um subsídio no valor de 1.500,00 euros à AMI – Assistência Médica Internacional, para fazer face a despesas relacionadas com a avaliação das necessidades, no terreno, bem como com equipas médicas e de enfermagem que possam reforçar a sua intervenção. 
 
 

PROGRAMA PARA AS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA 
 

O executivo camarário deliberou, por unanimidade, aprovar na generalidade a proposta de programa para as comemorações do centenário da República, devendo a Vereadora Gabriela Santos analisar a possibilidade de proporcionar o espectáculo de teatro “O Retratinho de D. Carlos” a todos os alunos do Município que frequentam o quarto ano do primeiro ciclo. 
 
 

“Em 5 de Outubro de 2010 comemora-se o primeiro centenário da implantação da República em Portugal, assumindo-se como um momento de relevância na história nacional que marcou de forma intensa e permanente a sociedade, as instituições e a cultura de Portugal.

Com a missão de preparar, organizar e coordenar as comemorações do primeiro centenário da implantação da República Portuguesa, foi constituída a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República que integra um vasto conjunto de realizações em diversos eixos programáticos. Neste sentido e, considerando a importância dos municípios portugueses nas comemorações republicanas, foi assinado um protocolo entre a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário que visa garantir o envolvimento dos municípios e submetido a reunião de Câmara em 20 de Abril de 2009. O referido protocolo apresenta como objectivo evocar a República e o republicanismo, divulgando os seus ideais cívicos, as suas principais realizações e os seus grandes protagonistas, definindo com áreas estratégicas a nível nacional: a cidadania, a escola pública, a intervenção urbanística, a expressão cultural e o movimento desportivo

A Divisão de Cultura, nomeadamente os sectores de Museus, Bibliotecas e Animação Cultural em articulação com o Sector de Fomento Desportivo, apresenta o programa abaixo descrito, onde poderão vir ainda a ser incluídas outras acções a propor pela Comissão Nacional das Comemorações.

Importa ainda salientar que a Comissão das Comemorações do Centenário da República integra um vasto conjunto de realizações organizadas em vários eixos programáticos, entre os quais o «República nas Escolas» com acções dirigidas exclusivamente para o público escolar 
 

Fevereiro

Painel temático sobre a “República” a colocar em cada um dos equipamentos culturais municipais, integrando informação sobre o tema; 
 

Concurso dirigido ao público escolar com a temática “Símbolos da República”, desenvolvendo-se em 3 áreas distintas: escrita, multimédia e artes plásticas e com 3 escalões distintos de acordo com os grupos etários.

Exposição dos trabalhos a concurso e entrega de prémios a ter lugar em Junho. 
 

“A Arte pela República”, acção que consiste em convidar um artista plástico para criar diversos locais, designadamente Centro cultural de Samora Correia, Palácio do Infantado, Cine-Teatro de Benavente e edifício da Câmara Municipal de Benavente, uma obra evocativa da “República”.

Sector de Acção Cultural 
 

Março

Colóquio subordinado ao tema “Fado Operário / Republicano”, orador convidado a designar, proposta para convite a dirigir a Rui Vieira Nery

Sector de Acção Cultural 
 

“O Retratinho de D. Carlos”, pelo Grupo de Teatro Moca, dirigido ao 4.º ano do 1.º ciclo, a realizar 2 sessões no auditório do Palácio do Infantado 
 

Abril

Constituição de um baú de leitura dirigido ao 1º ciclo sobre o tema “República”

Bibliotecas Municipais 
 

Apresentação do livro “O Nenúfar no Charco”, de Avelino Cunhal

Relata a história de um jovem educado no contexto da monarquia e o seu contacto com os ideais republicanos, transformando-o num republicano de referência.

Sector de Acção Cultural 
 

Integrado no Programa de Actividades de Serviço Educativo disponibilizar uma acção dirigida ao ensino básico que prevê a recriação de uma Sessão de Câmara no início da República.

Museu Municipal         
 

Maio

Teatralização de artigos de João Chagas, a desenvolver nas bibliotecas municipais e/ou EB 2, 3, Escola Secundária e Universidade Sénior

Sector de Acção Cultural 
 

Colóquio subordinado ao tema “Conferências do Casino/Geração de 70”

Sector de Acção Cultural 
 

Junho

Exposição “O Republicanismo em Benavente”, Benavente como expressão dos ideais republicanos. Exposição que, provavelmente, se irá desenvolver em 2 núcleos o Museu Municipal e a Galeria de Exposições do Palácio do Infantado.

Museu Municipal 
 
 

Edição da Revista “Terras d´Água”, integrando estudos locais sobre a matéria e dedicada exclusivamente à República e ao Republicanismo

Museu Municipal 
 
 

Dia do Espírito Desportivo”, promover um dia dedicado ao espírito desportivo, dirigido ao 1.º ciclo, a ter lugar no Complexo desportivo dos Camarinhais.

Coincidindo com as Comemorações do Dia Mundial da Criança 
 

Setembro

Colóquio sobre a importância da Imprensa na I.ª República, orador convidado a designar, proposta para convite a dirigir a José Tengarrinha

Sector de Acção Cultural 
 

Colóquio subordinado ao tema “O espírito Desportivo”, orador convidado a designar.

Sector de Fomento Desportivo 
 

Outubro

5 de Outubro, “Caminhada da Monarquia à República”, passeio pedestre a iniciar no Palácio do Infantado, Praça da República e a terminar na Praça do Município

Sector de Fomento desportivo 
 

Espectáculo de encerramento com o Grupo de Teatro Revisteiros 
 

Manuel Teixeira Gomes – o Presidente no exílio, de José Jorge Letria, peça de teatro a desenvolver pelo Grupo de Teatro “Sobre’tábuas”  
 

“Viva a República .. em digressão”, acção proposta pela Comissão Nacional, consistindo numa viatura expressamente adaptada para o efeito, com carácter itinerante, que ficará estacionado 3 dias em cada município. Em data a definir. 
 

VISITA ÀS INSTALAÇÕES DA “TERRA FÉRTIL”, NA CHAMUSCA 
 

O vereador Manuel dos Santos manifestou preocupação com o que presenciou na laboração do centro de compostagem da “Terra Fértil”, localizada na Chamusca, aquando da visita que efectuou com o Vereador Miguel Cardia. Disse não desejar que aquela actividade de compostagem se desenvolva na área do Município de Benavente, considerando que os responsáveis do Governo, deveriam reflectir seriamente sobre a existência destas situações por todo o País.

Comentou que, constituindo uma obrigação dos Municípios a construção de estações de tratamentos de águas residuais, lamenta que não existam ainda soluções para destino final e adequado a dar às lamas que se apresentam como produto final daquele mesmo tratamento.

Deixou claro que a “Terra Fértil” não se propunha fazer o tratamento de resíduos verdes agrícolas na área do Município, tendo em conta que pôde verificar naquela visita, estarem a ser tratadas lamas provenientes de ETAR’s e efluentes de suiniculturas, entre outros. 
 

Sobre esta visita o vereador Miguel Cardia, referiu que naquele local, e no ecoparque situado num planalto, afastado das populações, aquela actividade está perfeitamente integrada, não se coadunando contudo, em termos de ordenamento do território, na realidade do Município de Benavente, e em concreto, nos Foros da Charneca e Foros de Almada.

Disse ainda que, tendo a visita sido efectuada num dia em que as condições atmosféricas apresentavam temperaturas favoráveis a que praticamente não houvesse cheiros, os mesmos existiam, pelo que é facilmente deduzível que, num dia com temperaturas mais elevadas e com alguma brisa, os cheiros se propagarão por alguns quilómetros de distância.

Mencionou, que os resíduos de exploração agrícola são uma ínfima parte daquilo que é tratado naquela unidade de compostagem, situação que se manteria na unidade que eventualmente viesse a ser instalada no Município de Benavente, não se verificando a existência de quaisquer verdes de exploração agrícola mas, outrossim, lamas de ETAR’s, efluentes de suinicultura e de vacarias, restos de frutas e legumes que constituem, decerto, excedentes de produção ou de vendas de grandes superfícies, sendo que são essencialmente aquelas lamas e efluentes que dão rentabilidade económica àquela actividade. 
 
 

A finalizar o Presidente comentou que a visita efectuada à empresa ”Terra Fértil” veio confirmar as preocupações já manifestadas, dado que por detrás do nome, que até é agradável, se esconde um processo que não visa a fertilidade dos solos, mas sobretudo o tratamento dum conjunto de lamas sem qualquer controle, sendo algo que não se pretende para a área do Município de Benavente. 
 

SERVIÇO PRESTADO PELA PT  
 

Em resposta à vereadora Ana Casquinha, que mencionou o facto da PT insistir em ter o serviço quer telefónico, quer de internet de banda larga, por postes de madeira, levando a que, com condições atmosféricas menos boas, os clientes de internet de banda larga fiquem sem servidor, prejudicando simples utilizadores e empresas, o Presidente disse o seguinte:

“Na Câmara Municipal existe um levantamento fotográfico sobre um conjunto de situações que demonstram bem a incúria e até a imagem terceiro-mundista da PT, inaceitável num país europeu, na utilização dos solos da via pública para implantar os postes em madeira, a partir dos quais, e através dos variadíssimos cabos que deles partem, presta serviço ao maior número possível de casas na zona envolvente.

Apesar das reclamações/protestos, a Câmara Municipal não tem conseguido que os postes sejam retirados e as linhas passem a subterrâneas. No entanto, considerou que nunca será demais insistir, pelo que irá solicitar a preparação do dossier, com a identificação de tudo o que está feito, para uma reunião de carácter técnico, com o responsável da PT na zona, de forma a poder conhecer o seu plano de investimentos de 2010 para o Município de Benavente. 
 
 
 
 

                        O Presidente da Câmara Municipal 
 
 

                             (António José Ganhão) 
 
 
 
 



publicado por Noticias do Ribatejo às 17:38
link do post | comentar | favorito
|

pesquisar
 
Outubro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

Ato de Instalação da Asse...

NERSANT apoia empreendedo...

ATENEU ARTÍSTICO CARTAXEN...

XXII FESTIVAL DE FOLCLORE...

15.º FESTIVAL DE FOLCLORE...

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVA...

CARTAXO COM DIA PRÓPRIO N...

Um músico que nasceu no p...

Forcados Amadores de Azam...

Temporada da Música - Pet...

arquivos

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds