NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017
Estrela Michelin David Costa esgota Jantar no Festival Nacional de Gastronomia

unnamed

 

O Chefe de Cozinha David Costa, detentor de uma estrela Michelin e atual chefe e proprietário do restaurante português “Adega,” em San Jose, na Califórnia, é o responsável pelo Menu exclusivo que vai ser apresentado esta segunda-feira, ao jantar, no Lucky 13 - Restaurante Pop up que está patente na Casa do Campino, no âmbito do Festival Nacional de Gastronomia, juntamente com os seus irmãos, Gonçalo e Bruno Costa.

 

Neste Jantar, a cargo da família Costa, que já está esgotado, e que vai ser degustado por 50 pessoas, David Costa, cozinheiro, vai partilhar com o irmão mais velho, Gonçalo, o amor pela cozinha. Este que viveu em tempos no Brasil e agora é o homem responsável pelo Tágide, em Lisboa. O irmão do meio, Bruno, que até há bem pouco tempo comandava o serviço de sala dos restaurantes de Kiko Martins, vai ser o responsável pela Sala, que também conta com a prima dos Costa, Loló Oliveira, também ela com experiência em cozinha e com uma participação no programa de televisão Chefs Academy, em 2014.

 

Os protagonistas têm diferentes estilos e pertencem a distintas regiões do País. Mas existem elos que os unem, como a origem ou até mesmo a preferência nos produtos utilizados.

 

Ao longo de oito noites, de 20 a 28 de outubro, com uma pausa no meio, a 24, o palco da 3.ª edição do Lucky apresenta os valores do futuro da gastronomia, que conta com a participação de 16 chefes que vão proporcionar ao visitante oito experiências gastronómicas distintas com jantares temáticos exclusivos para um máximo de 50 pessoas por refeição e com o valor de 35,00 € (euros) por pessoa, sujeitos a reserva (Posto de Turismo de Santarém, Rua Capelo Ivens 63, 2000-039 Santarém | Tel.: 243 304 437 | @ turismo@cm-santarem.pt

 

O Lucky 13 é a afirmação contemporânea da gastronomia nacional com jantares a 4 mãos. Estes jantares assentam num modelo em que se promove a informalidade, numa mesa comunal onde se sentam todos os comensais. Os Chefs que ainda nos vão proporcionar distintas experiências gastronómicas até dia 28, estão distribuídos pelos seguintes dias:

23 / OUT – DAVID COSTA + GONÇALO COSTA + BRUNO COSTA

25 / OUT – BERNARDO AGRELA + JOÃO CORREIA

26 / OUT – RUI MARTINS + RODRIGO CASTELO

27 / OUT – ALEXANDRE ALBERGARIA + LEOPOLDO GARCIA CALHAU

28 / OUT – MARGARIDA REGO + ANDRÉ RODRIGUES SANTOS

 

 

Jantar Irmãos Costa

 

Ementa

Os peticos do nosso domingo

Sapateira, pão, queijo e melancia, empada de cabidela, tripas enfarinhadas

A especialidade do Pai

Salada de orelha torcida

 

A Avó chamou para comer “meninos, o jantar está na mesa”

Feijão com couve e peixe rei frito

 

A ida ao Couço

Bacalhau azedo

 

A Mãe está na cozinha

Cozido à portuguesa

 

Passeio na cidade

O barquinho

 

O amigo também vai

Pudim de ovos

 

Para o café

As bolachas da mãe, claro!

 

David Costa


Estudou na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Começou a trabalhar no Eleven, seguindo-se o restaurante Assinatura. Foi depois sub-chefe no Ritz Four Seasons Lisboa. Decidiu partir para os Estados Unidos, onde em conjunto com a sua mulher e pasteleira Jéssica Carreira, abriu o restaurante Adega, na Califórnia. Em 2016, ganhou a primeira estrela Michelin no guia americano.

 

Bruno Costa


Licenciado em Marketing pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, é no serviço de sala que tem dado cartas. Começou como empregado de mesa e sub-chefe de sala no restaurante O Talho, seguindo-se A Cevicheria, O Asiático e Surf & Turf, todos em Lisboa.

 

 

Gonçalo Costa


Nasceu no Porto há 37 anos. Tem no currículo uma experiência de mais de 15 anos atrás dos fogões, tendo começado a sua formação no ano de 1997, na Escola Profissional de Ourém. Antes de chegar ao Eleven, onde se estabeleceu por seis anos, passou pelo Hotel Marriott Praia Del Rey e pelo Ritz Four Seasons Lisboa. Mudou-se em 2011 para o Brasil, onde passou pelos restaurantes Chakras, Gusto24H e Skye. Em 2014, em conjunto com a mulher, decide abrir o conceito Chef Food Truck, em São Paulo. É, desde o início de 2017, Chefe de Cozinha no Tágide, em Lisboa.

 

 

Este ano, o Festival Nacional de Gastronomia versa sobre o tema O PÃO DE CADA DIA e convida os visitantes a mergulharem nos sabores da tradição e da inovação culinária, até dia 29 de outubro.

As grandes novidades deste ano são a Padaria do Festival, dinamizada pelo especialista Paulo Chagas e com o apoio da Ferneto.

 

Ao longo dos 11 dias de Festival e pela mão dos Dias Temáticos, provamos a cada dia um pão de um município diferente de norte a sul do país.

 

O Folar Transmontano é-nos trazido pelo Município de Bragança, no dia 23 de outubro, dia em que na Raiz da Lezíria se traz o Município da Golegã.

 

A 24 de outubro é o Dia do Bolo do Caco. Neste mesmo dia o Festival apresenta a Final Jovem Talento de Gastronomia e a cerimónia de Entrega de Prémios Great Taste. Na Raiz da Lezíria é o Município de Coruche que marca lugar em representação da região.

 

O Pão Alentejano é o tema de dia 25, que vai ser apresentado pelo Município de Vidigueira. Na Raiz da Lezíria será o Dia do Município de Salvaterra de Magos. Ainda nesta data vai realizar-se o FÓRUM JTG – “Que futuro para Portugal”.

 

No dia 26 é o Pão Algarvio que vai marcar presença através do Município de Loulé. Já na Raiz da Lezíria é Dia do Município da Chamusca.

 

O Pão de Mafra vai ser trazido, no dia 27 pelo Município de Mafra, dia em que a Raiz da Lezíria promove o Dia do Município de Rio Maior.

 

O último sábado da edição deste ano do Festival Nacional de Gastronomia, 28 de outubro, tem como tema o Pão do Sabugueiro, que vai ser apresentado pelo Município de Seia. Na Raiz da Lezíria será o Dia do Município de Benavente.

 

No dia 29, vai ser o Município de Almeirim a apresentar a Caralhota, tema deste último dia de Festival.Município que também vai estar representado na Raiz da Lezíria.

 

Visite as Tasquinhas, o Artesanato, Doçaria e “Descubra Santarém enquanto prova Portugal”.

 

O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém foi criado em 1980, e apresenta-se como o Festival de Gastronomia mais antigo do País. Realiza-se anualmente, celebrando no ano de 2017 a 37ª edição. É uma marca consagrada junto dos gastrónomos, profissionais e amantes da boa mesa. Apresenta, anualmente, um programa rico em atividades que celebram e promovem o Património Gastronómico Português, assumindo-se como um certame de excelência e uma montra dos sabores regionais.

 

Onze Municípios Presentes

 

Numa aposta clara na defesa dos produtos tradicionais portugueses, o Festival apresenta o subtema do “Pão de Cada Dia”, com a chancela da Secretaria de Estado da Agricultura e Alimentação, com uma programação diária dedicada a um, ou mais produtos emblemáticos do Município convidado. Santarém, Lamego, Madeira, Vila Nova de Gaia e Freguesia de Avintes, Bragança, Açores, Vidigueira, Loulé, Mafra, Seia e Almeirim trazem a lume uma enorme multiplicidade de pães, desde os mais tradicionais aos mais inovadores e de produtos derivados do pão e de diferentes utilizações, mostrando e dando a provar o que melhor nos dá o nosso país. Degustações Enogastronómicas, Demonstrações de Cozinha, workshops, Cursos de vinho e Provas são algumas das ações que marcarão os dias temáticos.

 

O Festival e a aposta nos Jovens

 

Nos dias 24 e 25 de outubro, o FNG volta a acolher a Final Nacional do concurso Jovem Talento da Gastronomia, com 42 finalistas disputarem o primeiro lugar em 7 categorias a concurso. No dia 25, acontece também o fórum Que Gastronomia para o Futuro de Portugal. Neste dia celebra-se o Dia do Estudante de Gastronomia.
Ainda a pensar no público mais jovem o FNG volta a apostar numa Área Didática/Espaço Júnior, em parceria com a ESES e a SCMS, e que consiste num espaço dedicado ao acolhimento e entretenimento de crianças entre os 3 e os 10 anos.

 

Novidades

 

As grandes novidades desta edição incluem um Winebar – Espaço de Degustação de Vinhos e petiscos de Norte a Sul do País e uma Padaria Educativa – espaço criado em parceria com a ACIP e a Fernetto - onde se faz pão diversas vezes ao dia permitindo aos visitantes acompanhar a feitura. Este espaço reforça a preocupação do Festival com os mais novos na disponibilização de workshops que permitem a miúdos e graúdos “pôr a mão na massa”.

As entradas diárias no Festival têm o valor de 2€ e podem ser adquiridas no Complexo Aquático de Santarém, no Posto de Turismo ou à entrada do Festival.

O Festival funciona de segunda a quinta-feira entre as 12h00 e as 00h00 e às sextas-feiras e sábados entre as 12h00 e a 03h00, sendo que no último dia, 1 de novembro, encerra às 16h00. O local do evento é na mítica Casa do Campino, no Campo Emílio Infante da Câmara, em Santarém. O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém é organizado pela Viver Santarém, numa parceria com a Câmara Municipal de Santarém, com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, AMPV e com a chancela da Secretaria de Estado da Agricultura e Alimentação. Conta com o patrocínio da Repsol, Sagres, Delta, Resitejo, Riberalves, Bom Sucesso e CUF. A Cozinha Oficial é da Teka e a Viatura Oficial é da Litocar. Conta ainda com o apoio da Confraria Gastronómica do Ribatejo. O Lucky 13 é patrocinado pela Comissão Vitivinícola do Tejo e pela Riberalves.

 

Para mais informações consulte o portal oficial: www.festivalnacionaldegastronomia.pt

 

O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém criado em 1980 é o mais antigo Festival de Gastronomia do País. Realiza-se anualmente, e celebra este ano a 37ª edição. É uma marca consagrada junto dos gastrónomos, profissionais e amantes da boa mesa. Apresenta, anualmente, um programa rico em atividades que celebram e promovem o Património Gastronómico Português. Apresenta-se como um certame de excelência e uma montra dos sabores regionais. Este ano, apresenta o tema “Pão de Cada Dia” e convida os visitantes a mergulharem nos sabores da tradição e da inovação culinária, entre os dias 19 a 29 de outubro.

 

PROGRAMA:

23 de outubro
Folar Transmontano – Município de Bragança l Trás-os-Montes

 

24 de outubro
Massa Sovada (Pão Doce) – Turismo dos Açores

 

25 de outubro
Pão Alentejano – Município de Vidigueira l Alentejo

 

26 de outubro
Pão Algarvio - Município de Loulé l Algarve

 

27 de outubro
Pão de Mafra – Município de Mafra l Lisboa

 

28 de outubro
Pão do Sabugueiro – Município de Seia l Guarda l Serra da Estrela

 

29 de outubro
Caralhota - Município de Almeirim

Padaria Educativa: Espaço onde se faz pão diversas vezes ao dia permitindo aos visitantes acompanhar a feitura.

Com a dinamização de workshops que permitem a miúdos e graúdos “pôr a mão na massa”.

Concurso Jovem Talento da Gastronomia - Final Nacional:
Dias 24 e 25 outubro | Com 42 finalistas a disputarem o primeiro lugar em 7 categorias em concurso.

 

Fórum “Que Gastronomia para o Futuro de Portugal”:
Dia 25 outubro | Neste dia celebra-se o Dia do Estudante de Gastronomia.

Encontro Nacional de Confrarias:
Promovido pela Confraria Gastronómica do Ribatejo

 

Winebar:
Espaço de Degustação de Vinhos e petiscos de Norte a Sul do País

 

Espaço Júnior:
Ainda a pensar no público mais jovem o Festival Nacional de Gastronomia volta a apostar numa Área Didática/Espaço Júnior, em parceria com a Escola Superior de Educação de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, que consiste num espaço dedicado ao acolhimento e entretenimento de crianças entre os 3 e os 10 anos.

Participação Intermunicipal (CIMLT e os 11 Municípios associados), no stand intermunicipal para promoção das atratividades turísticas e gastronómicas dos Municípios da Lezíria do Tejo.


Dia 19 | Dia do Município de Santarém
Dia 20 | Dia do Município do Cartaxo
Dia 21 | Dia do Município de Alpiarça
Dia 22 | Dia do Município de Azambuja
Dia 23 | Dia do Município da Golegã
Dia 24 | Dia do Município de Coruche
Dia 25 | Dia do Município de Salvaterra de Magos
Dia 26 | Dia do Município da Chamusca
Dia 27 | Dia do Município de Rio Maior
Dia 28 | Dia do Município de Benavente
Dia 29 | Dia do Município de Almeirim

 

Visitas Guiadas:
25/out e 26/out, às 15h30 * Percurso: 360º
28/out, às 16h00 * Percurso: O Azulejo

* Condições das Visitas:
1) As visitas guiadas são gratuitas, bem como a entrada nos respetivos espaços mencionados;
2) Todas as visitas têm a duração de 60 minutos;
3) Reservas: 963 735 589 (guia-intérprete Vera Duarte) ou 243 304 437 (Posto de Turismo)

 

INFORMAÇÕES
CONTATOS

Campo Infante da Câmara 
Casa do Campino
+351 243 300 900
+351 243 300 901
geral@viversantarem.pt

Morada: CASA DO CAMPINO
Campo Emílio Infante da Câmara
2000-014 Santarém
Coordenadas: GPS: 39.237572 N
8.689156 W

PREÇOS | PONTOS DE VENDA
Bilhete Individual 2 euros
Bilheteira do Festival Nacional Festival de Gastronomia

Caderneta com 10 bilhetes 15 euros
Posto de Turismo de Santarém; Complexo Aquático de Santarém

23, 24 e 25 out. entrada gratuita das 12h00 às 17h00.

 

HORÁRIOS:

Restauração | Salão de Vinhos | Artesanato | Agro Produtores | Doçaria

19-28 de outubro: 12h00 - 24h00
29 outubro:12h00 -16h00

Praça do Petisco

19 e 22-26 de outubro: 12h00 - 24h00
20, 21, 27 e 28 de outubro: 12h00 - 01h00
29 de outubro: 12h00 -16h00

Recinto Exterior | Bar

19 e 22-26 de outubro: 12h00 - 01h00
20, 21, 27 e 28 de outubro:12h00 - 02h00
29 de outubro: 12h00 -16h00

LUCKY 13
O valor de cada jantar é de 35€ por pessoa, com bebidas incluídas, e as reservas e pagamentos deverão ser efetuadas através do Posto de Turismo de Santarém e os bilhetes levantados diretamente na bilheteira do Festival.

Os jantares têm início às 20h00

RESERVAS
Nuno Almeida | Tlm.: 934 804 101 | nuno.almeida@viversantarem.pt 
ou
Posto de Turismo de Santarém
Rua Capelo Ivens 63
2000-039 Santarém
Tel.: 243 304 437 | turismo@cm-santarem.pt

  



publicado por Noticias do Ribatejo às 16:02
link do post | comentar | favorito
|

pesquisar
 
Novembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

18

20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


posts recentes

Será que regresso?

TEMAS DE SAÚDE: Antibióti...

O DESAPEGO

ALMOÇO DANÇANTE EM PONTÉV...

COMUNICADO DO MINISTÉRIO ...

Município de Azambuja pro...

Recolha de Sangue nos Bom...

DIA MUNDIAL DOS POBRES

NERSANT reclama Entidade ...

CARTAXO APROVA REUNIÕES D...

arquivos

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds