NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2011
Santarém: Festas de S. José voltam a animar Santarém de 17 a 20 de Março

Programa este ano com muitas novidades


 
Entre os dias 17 e 20 de Março vão decorrer as Festas de S. José em Santarém. Como já é habitual o Campo Infante da Câmara será o palco principal destas festas que este ano apresenta um vasto programa de animação, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Santarém e da Cul.Tur, Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém.
Além das actividades em torno datas da Reconquista Cristã de Santarém (15 de Março) e do Feriado Municipal (19 de Março), que comemora o Dia de S. José, Santo Padroeiro dos Artífices, destaque para os concertos com a cantora Aurea e com a divertida banda “Jim Dungo”, o show de Herman José, Joana Amendoeira, uma festa com música dos anos 80 com o DJ Paulino Coelho da Rádio Renascença, as actuações de Tunas Académicas e Ranchos Folclóricos.
 
O programa foi apresentado hoje, dia 25, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contou com a presença do vereador da Cultura da Câmara de Santarém, Vitor Gaspar, do administrador executivo da Cul.tur, José Valentim e ainda do vereador António Valente, da autarquia scalabitana. 
À semelhança do ano passado, as Festas de S. José continuam com os palcos privilegiados da Casa do Campino e as cavalariças anexas, onde vão instalar-se os restaurantes e os expositores de artesanato.
Em termos de novidades, o recinto das festas este ano terá uma área maior e conta com um novo espaço comercial. Em exposição vão estar cerca 50 stands de diversos ramos. 
Segundo o vereador Vitor Gaspar, “o projecto das Festas de S. José que tem como objectivo dar a conhecer ao país aquilo que Santarém tem de melhor no que respeita às suas tradições e ícones, é uma aposta ganha”, acrescentando ainda que “o projecto começa a pagar-se a ele próprio”.
O autarca frisou também que os festejos este ano têm três grandes patrocinadores, nomeadamente, Unicer, Cafés Delta e Águas de Santarém. A par destes, outras empresas colaboram e apoiam. 
Quanto ao programa, o concerto de encerramento do I Ciclo de Órgão marca o dia 13 de Março. Às 16 horas, os Pequenos Cantores da Basílica da Estrela, um dos poucos coros litúrgicos eruditos de crianças no nosso país, acompanhado pelo agrupamento vocal Ensemble Studio Contrapuncti actuam na Catedral de Santarém. A acompanhar vai estar David Paccetti Correia, no órgão e Pedro Rollin Rodrigues, na direcção. Entrada livre.
No dia15, o programa prossegue com as celebrações dos 864 Anos da “Reconquista Cristã de Santarém por D. Afonso Henriques”, entre as 10 e as 16 horas, no Jardim das Portas do Sol.
A actividade que visa recriar a tomada de Santarém aos mouros por D Afonso Henriques (a 15 de Março de 1147) destina-se às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico de Santarém.
Durante seis horas, há representações da época histórica (D. Afonso Henriques; Cristãos e Muçulmanos), ginástica, esgrima desportiva, jograis e malabaristas, bobos, calígrafo com escrita antiga e música medieval.
 
Dia 17 – Inauguração Oficial das Festas de S. José
A inauguração oficial das Festas de São José está marcada para as 18 horas de quinta-feira, 17 de Março, no Campo Infante da Câmara, com a participação da Irmandade dos Romeiros de S. José, campinos e acordeonistas, seguindo-se a já habitual homenagem a Celestino Graça (junto ao seu busto).
À noite, no palco Super Bock, realiza-se um espectáculo musical com várias tunas académicas (22h30). São elas: TUFES, Tunapikas, SCALABITUNA e TAGES.
A animação prossegue com um concerto com a banda de Santarém “Vulture”, quando soar as doze badaladas.
Dia 18
O dia 18 começa a actuação da Tuna da Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS), às 15h30, no palco Super Bock.
E às 17 horas, será assinado um protocolo com o Ministério da Justiça com vista à criação da cidade judiciária em Santarém, na Sala da Assembleia Municipal (Antiga Escola Prática de Cavalaria). Vai estar presente o ministro da Justiça, Alberto Martins.
A festa prossegue às 18 horas, com o Coro do Jardim-Escola João de Deus, no palco Super Bock.
No mesmo palco mas às 21h30, actuam Pinto Ferreira, que vão interpretar músicas do seu primeiro single “Violinos no Telhado”. Uma viagem por uma história de não-amor, num pop rock fresco.
Hora e meia depois (23h00) sobe ao palco, a jovem cantora Aurea, que chegou e surpreendeu o panorama musical português com o single "Busy (For Me)" já disco de ouro.
As influências de Aurea - natural de Santiago do Cacém - e que residiu muitos anos no Algarve vão de Aretha Franklin a Joss Stone, passando por John Mayer e Amy Winehouse até James Morrison e Zero 7.
Rui Ribeiro foi o responsável pelas letras dos 9 temas originais deste álbum, um registo pop/soul mas com várias nuances de diversos estilos musicais.
A produção esteve a cargo de João Matos e Ricardo Ferreira. A este último coube também a direcção musical, juntamente com Rui Ribeiro.
Neste dia, a não perder também é a festa “Remember Night”, com o DJ Paulino Coelho da Rádio Renascença. Música dos anos 80, a partir da 1 da manhã, no palco Super Bock.
 
Dia 19
O Dia de S. José é preenchido com uma alvorada com foguetes às 8 horas e às 9 horas, há toque de sinos a rebate em todas as igrejas do Concelho.
Do programa consta o desfile etnográfico pelas ruas do centro histórico, a partir das 11 horas.
E pelas 13h30, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolhe a tradicional Homenagem aos funcionários aposentados da Câmara Municipal de Santarém de 2010.
Entre as 14 e as 19 horas, a Casa do Campino, recebe uma Mostra de Vinhos do Tejo, numa organização da Escola de Hotelaria e Turismo de Santarém, da rede de escolas do Turismo de Portugal parceira da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR).
Além de uma exposição de produtos regionais e outros (com provas gratuitas e venda de produtos), há uma tasquinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Santarém, música ao vivo, showcooking pelos alunos da escola (com provas no local entre as 15 e as 18 horas) e uma prova comentada por um enólogo, às 17 horas (inscrições no local). 
O Feriado Municipal, a 19 de Março, conta ainda com uma missa de S. José pelas 15h30, na Catedral de Santarém, com a participação dos Pequenos Cantores de São Francisco, seguindo-se uma procissão pelo centro histórico e a entronização e bênção à Irmandade dos Romeiros de S. José (Largo da Piedade - 16h30).
A noite promete um programa de arromba. No recinto das festas, a Orquestra Típica Scalabitana festeja o 65º aniversário com uma actuação pelas 21 horas.
Outra das atracções da noite é o espectáculo One (Her)man Show com a banda de Pedro Duarte, marcado para as 22h30.  Neste dia, o humorista que preparou um programa especial para Santarém celebra em palco mais um aniversário.
 Pela meia-noite, a banda Jim Dungo promete um espectáculo divertido.
Dia 20
No dia 20, às 11 horas, tem lugar uma cerimónia de entrega de condecorações municipais, no Salão Nobre da Câmara de Santarém.
A partir das 15 horas, a tarde é dedicada ao folclore, com a actuação dos ranchos folclóricos do Concelho.  
O ponto alto é a habitual corrida de toiros que abre a época na Monumental Celestino Graça. O cartel é composto pelos cavaleiros João Telles Jr., Tiago Carreiras e João Salgueiro e nas pegas vão estar o grupo de forcados amadores de Santarém e de Alcochete. (Ganadaria: Couto dos Fornilhos).
O último dia conta ainda com um espectáculo musical com a fadista Joana Amendoeira, às 21h30, no palco Super Bock.
Durante as festas, no Campo Infante da Câmara, realiza-se o tradicional mercado tradicional. Os mais pequenos têm também à sua disposição um espaço de diversões para crianças das Águas de Santarém e na manga vão decorrer largadas de toiros.
Para os mais resistentes, todas as noites, há animação nos bares com DJ’s.
 
Outras Actividades
 
Associadas às festas vão decorrer várias actividades desportivas e de solidariedade.
No sábado, 12 de Março, o Campo Chã das Padeiras recebe às 14h30, o XVIII Torneio de Futebol Veterano “Cidade de Santarém” - U. Tomar x Ex-UDS | Bragança x Guimarães, numa organização da EX-UDS.
Mais uma actividade desportiva, no dia 16, às 16 horas, com o IV Torneio Inter-Escolas Concelhio das Escolas Secundárias Sá da Bandeira e Dr. Ginestal Machado. Para além de um percurso de bicicleta entre Santarém e Valada tem lugar uma jornada de canoagem em Valada.
Participam os alunos das Escolas 2º e 3º Ciclo do Concelho de Santarém – Alcanede, Alexandre Herculano, Mem Ramires, D. João II e D. Manuel I de Pernes, Secundárias Dr. Ginestal Machado e Sá da Bandeira, Colégio Infante Santo e Escola Profissional do Vale do Tejo.
E para quem gosta de ténis, de 17 a 20 de Março, entre 18 e as 22 horas, no recinto das Festas de S. José, realiza-se o projecto “Iniciação ao Ténis”, pelo Grupo Desportivo do Agrupamento de Escolas D. João II
No dia 19, Feriado Municipal, actividades desportivas e de solidariedade também não vão faltar. 
Numa organização do Santarém Basket Clube decorre entre as 9h30 e as 13h30, uma concentração de miniBasket, no Jardim da Liberdade com a presença de várias equipas do distrito de Santarém.
Às 10 horas, o Campo Chã das Padeiras é palco do Torneio Rugby de Veteranos VECA organizado pelo Rugby Clube de Santarém. Equipas: Rugby Clube de Santarém VET’s – Securitas; Agronomia Rugby, Dramático Cascais, Moita do Ribatejo, S. Miguel, C.R. Évora, R.C. Lousã e Grupo Montemor.
Às 12h30, realiza-se nas Omnias o tradicional almoço de solidariedade com a participação de duas instituições de solidariedade de Santarém, Lar dos Rapazes e Raparigas e a segunda homenagem ao Campino.
A animação vai estar a cargo dos “Alminhas Danadas” e “Madeira Show”
Organização: Tricofaite, com a colaboração da Câmara Municipal de Santarém, AXA, Junta de Freguesia de Marvila e  MELBILEX.
A segunda eliminatória do Campeonato Regional de Dança Desportiva está marcada para as 14 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal.
 
A NewStarDance apresenta a 2ª eliminatória do Campeonato Regional de Dança Desportiva nas modalidades de Latinas e Clássicas, com a presença de 250 dançarinos das várias escolas filiadas na Associação de Dança Desportiva de Santarém.
O programa contempla também um Torneio de Futebol Juvenil Festas de S. José, no dia 20 de Março, às 15 horas, no Campo da Escola Superior Agrária, organizado pela Scalabisport.
Para encerrar, uma marcha do coração, no dia 26 de Março, com início às 16 horas, no Jardim da Liberdade.
 
 
 
Tasquinhas com Comida Tradicional
Cavalariça – Casa do Campino
Horários: Dia 17 de Mar._18h00 às 00h00
18, 19 e 20 de Mar._11h00 às 24h00
 
Feira de Artesanato Regional
Cavalariça 1 – Casa do Campino
Horários:17 de Mar._18h00 às 00h00 | 18 de Mar._ 11h00 às 00h00
19 e 20 de Mar._10h00 às 24h00
 
Bares
Horários:17 de Mar._18h00 às 02h00
18 e 19 de Mar._11h00 às 03h00
20 Mar._11h00 às 00h00
 
Baptismos a Cavalo
Aquisição de ingressos no Secretariado
 
 
Informações:
 
Secretariado
E-mail: festas.sjose@gmail.com
Horário: 10h00 às 00h00



publicado por Noticias do Ribatejo às 17:02
link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
Junho 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

Ministro da Agricultura m...

Colégio de Fátima vence E...

Semana Aberta da Universi...

Secretário de Estado da E...

POLIEMPREENDE ATRIBUI 4.5...

Projeto AgriEmpreende rec...

FNA 19 continua a debater...

Circulação de Trânsito | ...

24 horas a pedalar em Cor...

Políticos de Palmo e Meio...

Crédito Agrícola distingu...

NOVO ESPAÇO DO CIDADÃO AG...

Atribuído prémio de Melho...

Operação Baco 2019

Sons de Verão animam as ...

Fim de Semana da Ativida...

Chamusca recebe de 11 a 1...

1300 crianças passam “UM ...

Jornalista Fernando Corre...

Conversas de Agricultura ...

Município do Entroncament...

Chamusca afirma-se como “...

Feira Nacional de Agricul...

Três nadadores de Almeiri...

CARTAXO NA FEIRA NACIONAL...

FERSANT celebra 30 anos c...

Município de Coruche Na ...

ÁGUAS DO RIBATEJO NA FEIR...

Mudança

1º Ministro na Feira Naci...

arquivos

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds