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Segunda-feira, 21 de Setembro de 2009
Motoristas queixam-se de serviços de 18 horas e da falta de descanso
Motoristas queixam-se de serviços de 18 horas e da falta de descanso

 

Motoristas da Rodoviária de Lisboa (RL) queixam-se de andar "extremamente cansados, porque a empresa lhes marca turnos diários de 18 e 19 horas de serviço, o que é ilegal e põe em causa a segurança rodoviária", denunciou ao DN o dirigente sindical António Fernandes. Salienta que "já têm ocorrido acidentes, porque os motoristas não estão em condições, pois não descansam o suficiente". A administração da RL desmente todas as acusações do sindicalista e garante que "é cumprido tudo o que está estipulado na lei".

De acordo com António Fernandes, "este excesso de serviço sempre tem sucedido, mas tem-se agravado nos últimos anos, porque fica mais barato à empresa pagar horas extraordinárias do que contratar mais motoristas".

Sublinha que "na passada segunda-feira começaram os horários escolares, que exigem mais carreiras. Como a empresa não aumenta o número de motoristas, eles têm de trabalhar para além do horário normal de oito horas".

Na RL, que serve os concelhos de Odivelas, Loures e Vila Franca de Xira, ligando-os a Lisboa, "um motorista recebe 610 euros de salário base mensal. Com horas extraordinárias, chega a ultrapassar, em média, os mil euros", revelou.

"Como o salário é baixo, há motoristas que precisam de fazer algumas horas extraordinárias para ganhar um pouco mais. Mas se disserem que só querem fazer duas ou três horas a mais por dia, a empresa já não os deixa fazer nenhuma hora extra", referiu.

Segundo o sindicalista, "o Acordo de Empresa da RL refere que é proibida a prestação de trabalho extraordinário com carácter de regularidade e esse serviço extra não ultrapassará, em regra, as duas horas diárias e no total as 240 horas anuais". Frisa que, "em média, só em quatro meses, os motoristas fazem essas 240 horas".

E dá exemplos concretos: "No dia 15, um motorista trabalhou das 04.45 às 09.00 e depois das 10.15 à 01.45, o que totaliza 19 horas e 45 minutos de serviço. Outro trabalhou das 05.30 às 09.35 e das 10.35 à 01.25, o que dá um total de 18 horas e 55 minutos. Casos destes é o que há mais na empresa".

"Os motoristas queixam-se que, com estes horários, ficam sem vida própria e sem tempo para estar com a família", disse o sindicalista.

"Se se recusarem a fazer todas essas horas de serviço, mudam-nos para carreiras de zonas mais perigosas, onde por vezes são ameaçados e até chegam a ser agredidos e roubados. Também os põem a trabalhar com autocarros em piores condições (ver caixa), denunciou António Fernandes.

Alerta que "também não é cumprido o intervalo mínimo de 11 horas de descanso entre dois dias de trabalho". Exemplifica que "um motorista larga o serviço às 22.00 e volta a pegar às 05.00 do dia seguinte, pelo que só teve um intervalo de descanso de sete horas".

"Não podem ultrapassar um período de cinco horas seguidas a conduzir, mas alguns passam seis e sete horas ao volante, o que é ilegal", sublinhou.

O sindicalista salienta que "os motoristas até têm de trabalhar nas folgas e nas férias". Recorda o caso de um motorista que "tinha folga nos dias 15 e 16 e no dia seguinte entrava de férias. No dia 14 disseram-lhe que, devido à falta de pessoal, tinha de ir trabalhar naquelas folgas e adiar as férias".

Esclarece que "nas folgas pode-se trabalhar e ser pago como serviço extraordinário, recebendo pelo menos 50 euros por dia. Mas a empresa só paga 30 euros". Frisa que "a lei proíbe trabalhar nas férias, por isso é que os pagamentos desses períodos nem sequer entram no recibo do ordenado".

Corrêa de Sampaio, da administração da RL, desmente tudo isto. "Os períodos de descanso são cumpridos e não obrigamos ninguém a trabalhar em folgas nem férias. Isso só se faz de acordo entre ambas as partes, tal como os pagamentos", garantiu ao DN.

Fonte: Diário de Noticias



publicado por Noticias do Ribatejo às 17:09
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