No âmbito da celebração dos 160 Anos de Caminhos de Ferro em Portugal, efeméride que se assinala a 28 de outubro próximo, o Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, tem preparado um programa especial para o fim de semana.
Vamos celebrar a importância dos Caminhos de Ferro na atualidade, assumindo como ponto de partida a promoção do Património Ferroviário Português e do Museu Nacional Ferroviário enquanto testemunhos do impacto do sector no desenvolvimento económico, social e cultural das regiões.
O Programa da Comemoração dos 160 Anos dos Caminhos de Ferro em Portugal, que se estende até 30 de outubro, compreende as seguintes iniciativas:
No dia 28 de outubro terá lugar, às 14:30h, a sessão de abertura com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins. O Programa do Museu abre ao público, pelas 15:00h com um momento de dança com sapateado de Michel, Tap Dance Center Lisboa. Segue-se imediatamente a inauguração de um grande evento de modelismo ferroviário – a LOCOMODELS_EXPO.
Este evento compreende a exposição de comboios em miniatura em partilha do espaço com os comboios reais, comercialização de artigos, demonstrações e oficinas dedicadas a especialistas e a todos os visitantes.
Estarão presentes modelistas particulares vindos de Portugal e Espanha, bem como fabricantes e lojas especializadas, estando já confirmados 40 participantes com várias maquetas autónomas e uma maqueta Página 2 de 3 modular com 40 metros de comprimento, onde será possível ver a circulação das miniaturas em várias escalas.
Decorre ainda um concurso de dioramas cujo tema é O Ambiente Ferroviário Nacional, patrocinado pelas várias entidades do meio ferromodelístico e cujos prémios serão entregues a 30 de outubro, dia de encerramento da exposição.
O evento inicia no dia 28 às 15:00h, com encerramento no dia 30 às 18:00h. Segue-se a inauguração de uma nova área expositiva no Museu Nacional Ferroviário.
Esta nova área é dedicada ao trabalho oficinal nos Caminhos de Ferro e compreende a exposição de uma riquíssima coleção de máquinas-ferramenta oriundas de uma antiga oficina ferroviária localizada na Figueira da Foz.
Algumas destas máquinas-ferramenta que agora se expõem ao público datam de 1882, ano em que a oficina foi inaugurada. As restantes são das décadas de 20 e 40 (e algumas posteriores) do século passado, testemunhado a inovação e atualização do trabalho oficinal nos Caminhos de Ferro.
Ainda no dia 28 será inaugurada a exposição temporária “Nas Entre-Linhas” da artista plástica Joana Arez.
Esta exposição, totalmente concebida in situ para o Museu Nacional Ferroviário, propõe uma nova forma de olhar para os Caminhos de Ferro, dando continuidade ao trabalho que este museu tem vindo a desenvolver para o cruzamento de diferentes formas de expressão artística que interpretam o Património Ferroviário Nacional através de novas perspetivas.
Durante a inauguração teremos ainda uma Sessão de Leitura de textos sobre curiosidades e factos alusivos ao dia 28 de outubro de 1856, com Cristina Rodrigues Pereira, Helena Assunção, Paulo Pascoal [Ideia e Pesquisa: Flor do Tejo].
Esta programação especial conta também com a Siemens Portugal: ainda no dia 28, será apresentada uma maqueta com uma dinâmica em realidade aumentada que explica como é feita a manutenção de locomotivas em Portugal.
No dia 29 de outubro, pelas 14:00h, assiste-se ao lançamento nacional do jogo de tabuleiro Ticket to Ride Europe, que levará as famílias numa emocionante aventura de comboio pelas grandes cidades da Europa.
Às 16:30h será a vez de de Pedro Dyonysyo oferecer um concerto acústico a todos os visitantes do Museu Nacional Ferroviário.
Durante este dia teremos ainda várias oficinas temáticas dedicadas às famílias. A 30 de outubro será a vez do cinema. “Paddington”, um urso que viaja de comboio passa na carruagem-auditório às 16:30h e fará a delícia das crianças.
Também neste dia teremos várias oficinas temáticas para as famílias. Página 3 de 3 Estarão ainda disponíveis ao público o uso de quadriciclos nas linhas férreas do museu, o circuito de modelismo tripulado, a exposição temporária “Brick by Brick” Comboios em Lego e, naturalmente, a visita à exposição permanente que conta a História dos 160 Anos de Caminhos de Ferro em Portugal.