A cabeça-de-lista do CDS por Leiria, Assunção Cristas, frisou esta noite que numa altura em que estão 3000 freguesias apuradas, o partido tem 10,47 por cento dos votos, o que significa mais 3,3 do que em 2005. «É uma subida muito significativa e alimenta a esperança de ficarmos em terceiro lugar», disse, momentos antes de se saber que já tinha sido eleita deputada.
«Neste momento é muito claro que ultrapassámos a CDU e há muita esperança de que fiquemos como pretendíamos à frente do BE, como terceira força».
Assunção Cristas aplaudiu os três deputados eleitos na altura: Abel Baptista (Viana), Ribeiro e Castro (Porto). Desde então foram eleitos Paulo Portas (Aveiro), Teresa Caeiro (Lisboa), Helder Amaral (Viseu), Assunção Cristas (Leiria), João Almeida (Porto), Filipe Lobo D Ávila (Santarém), Telmo Correia (Braga) e José Manuel Rodrigues (Madeira).
Conseguir recuperar o deputado em Santarém e eleger o deputado na Madeira, que desde 1979 o partido não conseguia eram objectivos destas eleições