Concurso está integrado na Festa do Vinho do Cartaxo, que certame que abre hoje as suas portas e decorre até dia 1 de maio
“Subida acentuada da qualidade dos vinhos brancos” surpreende presidente do júri do concurso
O Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo voltou este ano a realizar-se no Cartaxo, numa altura em que a Festa do Vinho se prepara para abrir as suas portas, o que acontecerá hoje, a partir das 18h00.
Nos dias 26 e 27 de abril, o Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho recebeu o júri deste concurso regional – constituído por enólogos e jornalistas especializados – que teve pela frente a apreciação dos 120 vinhos em prova, de 36 produtores.
Organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), com a parceria da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo e apoio da Câmara Municipal do Cartaxo, o concurso visa premiar os melhores vinhos da região, atribuindo medalhas de excelência, ouro e prata às categorias de “Tranquilos”, “Espumantes”, “Frisantes” e “Licorosos”.
João Sardinha, que é presidente do júri desde a primeira edição do concurso, ficou este ano surpreendido com a qualidade dos vinhos brancos. “Comparando com os anos anteriores, achei que houve uma subida acentuada de qualidade em relação aos vinhos brancos, que me surpreendeu bastante. Quanto aos vinhos tintos, tradicionalmente têm uma qualidade mais uniforme, mais alta, e não há diferenças tão grandes”, frisou.
Para o enólogo, “independentemente de haver um concurso nacional em que estes mesmos produtores também concorrem, o nosso concurso de âmbito regional é uma forma de darmos a conhecer às pessoas o que os nossos produtores andam a fazer, e a verdade é que hoje há cada vez mais interesse das pessoas em irem conhecer as marcas, as castas, conhecer os produtores, visitar as adegas. Os concursos vêm preencher esse lugarzinho que é a divulgação dos produtores”, considerou, afirmando que “os vinhos da região nunca estiveram tão bons”.
Para o município do Cartaxo, a realização deste concurso regional na Capital do Vinho, associado à tradicional Festa do Vinho – que arranca hoje, dia 27 de abril, e se estende até 1 de Maio –, vem complementar as dinâmicas de promoção e valorização do setor, dado o seu forte contributo para o estímulo da produção de vinhos de grande qualidade, contribuindo ao mesmo tempo para aumentar a notoriedade dos vinhos da região no mercado nacional e internacional.