A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere foi um dos 54 municípios que participaram na manifestação do dia 28 de junho, em frente ao Ministério da Justiça, onde foi solicitada a revisão da proposta da tutela para o novo mapa judiciário, no qual está previsto o encerramento de 54 tribunais, incluindo o de Ferreira do Zêzere.
Esta concentração foi convocada pela Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e nela estiveram representantes de 54 municípios, com o objetivo de entregar um documento de contestação à Ministra da Justiça, pois segundo a ANMP o novo mapa judiciário alimenta assimetrias e prejudica as economias locais.
No local da manifestação, Jacinto Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, afirmou: “Sou contra o encerramento do tribunal de Ferreira do Zêzere pois é retirar aos ferreirenses, um dos pilares fundamentais de um país, que é a justiça. Com este novo mapa judiciário estamos a tornar Portugal um local onde existem várias categorias de cidadãos, os de primeira e os de segunda”.
A confirmar-se a saída do tribunal, os ferreirenses veem limitado o seu direito de acesso à Justiça, que ficará mais longe e, por essa via, também mais caro. Na atual conjuntura, essa decisão terá também efeitos económicos, pois deixam de se deslocar a Ferreira do Zêzere um conjunto de pessoas que contribuem para o comércio e serviços do concelho