Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, recebeu, dia 31 de julho, acompanhado de António Pinto Correia, presidente da Assembleia Municipal e do Executivo Municipal, D. Carlos Ximenes Belo, Bispo de Timor, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Na ocasião, o presidente da Câmara, enalteceu alguns dos feitos de D. Ximenes Belo que contribuíram para que fosse, em 1996, Prémio Nobel da Paz, fruto do seu trabalho em prol de uma solução justa e pacífica para o conflito em Timor-Leste.
D. Ximenes Belo agradeceu a receção e a presença de todos, numa visita que, primeiramente, seria turística e que se tinha tornado “protocolar”.
Houve ainda tempo para uma visita ao Centro de Investigação Dr. Joaquim Veríssimo Serrão, onde o Martinho Vicente Rodrigues, director do Centro, explicou toda a dinâmica daquela instituição.
Já durante a tarde, D. Ximenes Belo, acompanhado pelo vereador António Valente, fez uma visita ao Centro Histórico de Santarém onde teve oportunidade de conhecer alguns dos seus monumentos e recolher informações para os seus livros.