A Câmara Municipal de Coruche assinou com 3 munícipes a atribuição do subsídio relativo ao programa “Casas com Gente” no passado dia 29 de Agosto. Nessa data, foi também aberto o segundo concurso deste ano para o mesmo programa (foto).
Recorde-se que esta iniciativa tem como objectivo a renovação de edifícios degradados e a recuperação do Centro Histórico de Coruche que tem sofrido nos últimos tempos o decréscimo populacional, resultado do êxodo da população mais jovem para as zonas periféricas.
Este incentivo parte da criação de um subsídio que visa impulsionar o mercado de arrendamento e de aquisição de habitação própria permanente a munícipes que, mediante determinados requisitos, pretendam vir a residir no Centro Histórico de Coruche, como também permitir que os actuais proprietários rentabilizem os seus imóveis e paralelamente requalifiquem o edificado no Centro Histórico.
Na mesma reunião de câmara, foi decidida a aquisição de um novo equipamento para a E.B.2.3. Esta aposta do município tem em vista a modernização de alguns serviços da escola, nomeadamente a gestão de controlo de entradas e saídas contribuindo para o aumento da segurança neste espaço, assim como outras funcionalidades associadas à implementação deste novo equipamento, como simplificar o acesso ao serviço de bar.
Foram ainda considerados na mesma reunião, os pedidos de apoio social de 15 famílias que, por dificuldades financeiras, solicitaram a redução do valor da mensalidade da creche dos respectivos filhos, assumindo o município de Coruche 50% do valor da mesma.
Relativamente às queixas apresentadas tanto junto da Câmara Municipal como junto do SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente) de Coruche, sobre o odor nauseabundo proveniente da deposição de lamas em herdades no concelho limítrofe de Salvaterra de Magos, o município solicitou à DRAP – LVT a fiscalização e o acompanhamento dos trabalhos dos futuros depósitos de lamas para que paralelamente seja possível o acompanhamento dos mesmos pelos serviços competentes da Câmara Municipal de Coruche. Acrescente-se que a empresa responsável por esta actividade, que prevê a gestão de 40.000 toneladas de lamas por ano, entre 2011 e 2016, teve o seu plano aprovado pela DRAP – LVT com os pareceres favoráveis da AHR e da CCR e prevê a deposição de lamas em propriedades dos concelhos de Coruche, Salvaterra de Magos, Alpiarça, Torres Novas e Santarém.