|
Os cinco homens que em 2005 roubaram centenas de quilos de géneros alimentares das instalações da Associação de Solidariedade Social de Benfica do Ribatejo vão responder pelo crime de furto qualificado e incorrem numa pena de prisão entre dois a oito anos. Os arguidos residem todos no concelho de Vila Franca de Xira e são acusados ainda de dois furtos de duas viaturas, cada um punido com multa ou prisão até três anos. O caso está em fase de julgamento no Tribunal de Almeirim.
Todos os arguidos combinaram deslocar-se a Benfica do Ribatejo para assaltarem a instituição de onde levaram vários produtos que estavam na dispensa e nas arcas frigoríficas do centro de dia. Entre os alimentos roubados contam-se 20 quilos de frango, cinco quilos de bifes de peru, dez quilos de chouriço, 20 quilos de arroz, 12 litros de azeite. Os assaltantes nem as guloseimas deixaram para trás, levando 24 pacotes de bolachas, gelatinas e mousse.
Para entrarem nas instalações os assaltantes utilizaram chaves da porta principal que as autoridades desconhecem como é que foram parar às mãos dos arguidos. Uma vez dentro do espaço estes partiram uma janela do centro de dia a dois metros do solo por onde fizeram passar os alimentos. E aproveitaram também para levar um computador, uma aparelhagem de som, uma televisão, uma máquina fotográfica e 12 DVD’s, segundo refere a acusação do Ministério Público.
Depois do assalto, os homens verificaram que não iam conseguir levar todo o material na viatura em que se faziam transportar e resolveram roubar uma viatura da instituição que estava estacionado dentro das instalações. A carrinha uma Citroen Berlingo era usada no transporte de pessoas com dificuldades de locomoção ou acamadas e no transporte das refeições ao domicílio.
Os homens são ainda acusados em co-autoria de terem roubado um Fiat Uno em Samora Correia, concelho de Benavente, na noite de 8 de Maio. Refere o Ministério Público que nenhum dos arguidos possuía carta de condução na altura, pelo que também são acusados de um crime de condução sem habilitação legal.
fonte: http://www.omirante.pt/