A ACISMA - Associação, Comércio, Indústria e Serviços do Município de Azambuja está a promover acções de formação profissional modular em diversas áreas. O objectivo desta iniciativa visa o desenvolvimento de um suporte privilegiado para a flexibilização e diversificação da oferta de formação contínua, integrada no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) com vista a uma maior abrangência e à construção progressiva de uma qualificação profissional.
A Formação Modular Certificada tem por base as unidades de formação de curta duração (UFCD), de 25 ou 50 horas, constantes daquele catálogo e destina-se a aperfeiçoar os conhecimentos e competências dos candidatos, podendo ser, igualmente, utilizada em processos de reciclagem e reconversão profissional, proporcionado, deste modo, a aquisição dos conhecimentos necessários à integração num mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.
· A formação destina-se a indíviduos ativos empregados ou desempregados, que pretendam desenvolver competências em alguns domínios de âmbito geral ou específico; a adultos com idade igual ou superior a 18 anos; a quem procura qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho. Terão prioridade os candidatos que não tenham o ensino básico ou secundário concluídos. Esta modalidade de formação traduz-se, assim, numa resposta individualizada, organizada com base nas necessidades e disponibilidade dos candidatos, podendo ser desenvolvida em horário pós-laboral.
· Os formandos com menos de 18 anos, podem participar desde que comprovadamente inseridos no mercado de trabalho ou em centros educativos tutelados pelo Ministério da Justiça.
De referir que estas acções de formação conferem a atribuição de um certificado de qualificações, e é gratuita.