200 crianças participam em experiências que sensibilizam para a importância do Estuário do Tejo
A Câmara Municipal de Vila F. Xira vai assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas esta sexta-feira, 1 de fevereiro, entre as 10h00 e as 15h00, com cerca de 200 crianças do 1.º ciclo de ensino, na zona ribeirinha de Alhandra.
A atividade é subordinada ao tema “O Estuário é o nosso Santuário” e pretende sensibilizar para a importância, riqueza e fragilidade desta zona.
Durante a manhã será visualizado um documentário, sobre as zonas húmidas, na Sociedade Euterpe Alhandrense. À tarde estão previstos três ateliers: Aqua Lab;Ori Bird e Observação de Campo.
No Aqua Lab serão feitas experiências laboratoriais e jogos com enfoque para a importância da água; no Ori Bird, com recurso à técnica do origami, as crianças vão ter oportunidade de fazer (e levar para casa) um marcador de livro em forma de ave e na Observação de Campo haverá oportunidade de observar plantas e animais que existem nesta área.
A iniciativa conta com a participação das seguintes entidades: SMAS de Vila Franca de Xira, EVOA (Espaço de Visitação e Observação de Aves), SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) e RNET (Reserva natural do Estuário do Tejo).
O dia 2 de fevereiro foi designado “Dia Mundial das Zonas Húmidas” pelo Comité Permanente da Convenção de Ramsar, em comemoração da assinatura da Convenção sobre Zonas Húmidas em Ramsar (Irão, 2 de Fevereiro de 1971), sendo assinalado em Portugal desde 1998.