Município acredita que as bibliotecas escolares são uma ferramenta importante para fomentar a aprendizagem e o conhecimento
Na reunião de Câmara de 29 de janeiro, o executivo municipal aprovou estabelecer um acordo de cooperação com o Ministério da Educação e Ciência, através da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, no âmbito do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, com vista à consolidação de uma rede de bibliotecas escolares no concelho do Cartaxo.
Paulo Varanda, Presidente da Câmara, afirmou que o acordo “é apenas um passo no caminho que o município quer percorrer de promoção do conhecimento e de aposta na educação e formação, como fatores de desenvolvimento social, outros serão dados em breve”, acrescentando que “as dificuldades que hoje sentimos, nas nossas vidas, nas vidas dos jovens das nossas famílias, que enfrentam o desemprego, devem ser mais um motivo para encararmos a educação como pilar central da nossa comunidade. Precisamos estar cada vez melhor preparados para enfrentar um futuro cada vez mais incerto.”
O autarca referiu, ainda, a “necessidade imperiosa de entendermos o trabalho em rede e a cooperação entre instituições, como parte da construção de um futuro sustentável. Este Acordo é, também, testemunho desta nossa convicção”.
Considerando que o desenvolvimento de uma Rede de Bibliotecas Escolares requer um planeamento integrado ao nível da rede escolar local, são também parceiros deste projeto os Agrupamentos Escolares Marcelino Mesquita (Cartaxo) e D. Sancho I (Pontével).
Acordo abre portas a cooperação entre administração local e central
Os custos inerentes à instalação, apetrechamento e fundo documental das bibliotecas escolares ficarão a cargo do Ministério da Educação e Ciência, enquanto que o Município do Cartaxo assumirá a responsabilidade dos custos inerentes às obras de construção/adaptação, apetrechamento e manutenção dos respetivos equipamentos e do fundo documental das bibliotecas escolares do ensino básico.
O Ministério da Educação e Ciência, através do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, garante igualmente a afetação de recursos humanos qualificados, orientações técnicas e de coordenação, produção de instrumentos de apoio e incentivo à criação de redes colaborativas de trabalho e à consolidação de plataformas digitais, de incidência concelhia ou interconcelhia, potenciando uma gestão partilhada das coleções e uma maior rentabilização de recursos.
A Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares é a entidade que irá dar apoio ao Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, ficando responsável por acompanhar tecnicamente a implementação e a manutenção das bibliotecas escolares, implementando medidas que consolidem o desenvolvimento e a qualificação das bibliotecas escolares dos estabelecimentos de ensino.
Cabe também ao Município do Cartaxo constituir o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, na Biblioteca Municipal, designando para o efeito um técnico para participar neste grupo de trabalho, assim como por acompanhar o desenvolvimento das bibliotecas escolares, assegurando condições de funcionamento e manutenção e promovendo a cooperação interbibliotecas, no âmbito da partilha e circulação de recursos documentais.
Os Agrupamentos Escolares deverão nomear professores bibliotecários e uma equipa que garanta o cumprimento do conteúdo funcional e dos objetivos da biblioteca escolar, integrar a biblioteca escolar no funcionamento e objetivos educativos da escola e contribuir para a criação e desenvolvimento de redes de informação e de conhecimento.
A biblioteca escolar tem-se assumido como um espaço que contribuiu significativamente para a consolidação de literacias fundamentais para uma sociedade baseada no conhecimento, uma vez que constitui um recurso que complementa o desenvolvimento das atividades de ensino e da aprendizagem, as áreas curriculares disciplinares e não disciplinares e a ocupação dos tempos escolares.
Da mesma forma, a biblioteca escolar enquadra-se num processo de mudança gradual da escola, favorecendo a afirmação de novos paradigmas e modalidades de ação educativa, reclamando a adesão e envolvimento da comunidade educativa.