A resposta a esta questão está a ser procurada por um grupo de investigadores de universidades portuguesas, que, nos próximos meses, escolheram o concelho de Vila F. de Xira para encontrar dados e contributos, através da participação dos cidadãos.
O objetivo é que os resultados obtidos neste projeto de investigação possam servir para fundamentar recomendações de política económica e social para o País,nomeadamente ao nível das prestações sociais ou do salário mínimo nacional.
Esta sexta-feira, 1 de fevereiro, pelas 11h00, no salão nobre da Câmara Municipal de Vila F. Xira, decorre uma conferência de imprensa para apresentação deste projeto de investigação, cujo responsável é José Pereirinha, do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Este professor catedrático tem desenvolvido investigação, coordenado equipas de investigação e publicado nas áreas da análise das políticas sociais, desigualdades do rendimento, pobreza e exclusão social. Nos anos mais recentes tem trabalhado na investigação nos seguintes domínios: história do Estado-providência em Portugal, problemática do envelhecimento e segurança social, pobreza numa perspetiva de género, indicadores sociais, política social numa perspetiva de análise comparativa.
A iniciativa é promovida por duas Universidades - Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão e Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) e Universidade Católica Portuguesa (Faculdade de Ciências Humanas) - e uma Organização da sociedade Civil (EAPN/Rede Europeia Anti-Pobreza), com o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Nesta fase conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.