PROVA NACIONAL DE AEROMODELISMO EM VALADA
Troféu de Inverno CLP Combate juntou praticantes e adeptos da modalidade no Campo de Futebol de Valada
Valada recebeu pela segunda vez uma prova nacional de aeromedelismo. O Troféu de Inverno CLP Combate, categoria F2D, foi organizado pelo CLP Control Line Portugal – Clube de Aeromodelismo e decorreu no dia 24 de fevereiro, no relvado do Ribatejano Futebol Clube Valadense.
O Troféu de Inverno foi disputado por cinco aeromodelistas – dois dos quais espanhóis – e teve como vencedor Mario Rioja (Espanha). Em segundo lugar ficou Anatoliy Pripko (Portugal), em 3.º Serguei Fomin (Portugal), em 4.º Nacho Rioja (Espanha) e em 5.º lugar António Mortinho (Portugal).
Fernando Martins, Vereador do Município, acompanhou a prova afirmando que por esta ser uma modalidade em crescimento a nível nacional, deve ser apoiada para que se possa afirmar, acrescentando que o Município do Cartaxo vai apoiar todas as iniciativas que o Clube de Aeromodelismo pretenda realizar no concelho, congratulando-se, ainda, pelo reconhecimento que a organização e os concorrentes expressaram sobre as “excelentes condições que o local escolhido proporciona para prática desta modalidade”.
Depois do Troféu de Outono, realizado em novembro, o aeromodelismo voltou a Valada e, segundo António Mortinho, do Clube de Aeromodelismo, “a prova correspondeu às expetativas”, primeiro porque “as condições do local são muito boas para a realização deste tipo de provas”, depois porque “o tempo esteve excelente”.
Além da competição pelo título, a prova permitiu também trocar experiências e técnicas e testar materiais. “Claro que o gosto e a dedicação são muito importantes nesta modalidade, mas acima de tudo, temos de treinar muito e confrontar os nossos equipamentos com os dos nossos adversários. A melhor forma de o fazermos é através da participação nestas provas”, afirmou António Mortinho.
Na opinião deste aeromodelista, a modalidade já esteve mais incrementada em Portugal do que atualmente, por isso, defende que “é fundamental divulgar e despertar mais o interesse das pessoas para o aeromodelismo”.
Neste momento, existem no país apenas três aeromodelistas que praticam esta vertente de combate em termos competitivos, esclareceu António Mortinho, acrescentando que o clube, que tem cerca de vinte sócios, tem-se empenhado na organiação de provas a nível nacional e tem-se feito representar também em competições no estrangeiro – no próximo mês vai estar em Madrid e em agosto vai participar no Campeonato da Europa, que vai decorrer na Hungria.
Em novembro, os praticantes da modalidade vão regressar novamente a Valada, para o Troféu de Outono CLP Combate, cujo encontro está já marcado para o dia 17.