Agonia Pereira apresenta “O Ciberespaço e o Paradigma de nele ensinar – aprender” na 17ª Sessão da Assembleia de Investigadores do CIJVS
Rui António Ferreira de Agonia Pereira, apresenta a comunicação “O Ciberespaço e o Paradigma de nele ensinar – aprender”, no âmbito da 17ª Sessão da Assembleia de Investigadores do CIJVS – Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, que tem lugar no próximo dia 4 de junho, às 18h30, no Centro de Investigação/Casa de Portugal e de Camões.
Nesta Sessão que tem a duração de 01h30 e entrada livre, tem lugar o lançamento do n.º 2 da Revista Mátria XXI e o portal da Internet do CIJVS.
Catedrático, Matemático e investigador em áreas da matemática aplicada e Linguística computacional, Agonia Pereira sobressaiu como bolseiro do Instituto Gulbenkian de Ciências, onde foi Chefe de Investigação e Diretor Científico do Centro de Investigação em Cálculo Científico. Foi Diretor do Departamento de Tratamento Automático do gabinete para a Pesquisa e Exploração de Petróleo do Ministério da Indústria; Diretor do Centro de Investigação em Matemática da Universidade Livre; Diretor do centro de Investigação em Matemática do ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração; Reitor da Universidade Livre; Diretor do Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da universidade Lusíada e
Professor Emérito das Universidades da matemática e Ciências de Computação.
Arguente em Teses de Doutoramento, é colaborador Científico e Técnico de Centros de Investigação e de Universidades Estrangeiras.
Convidado para proferir Lições, Conferências e orientar Seminários quer em Portugal, quer no Estrangeiro. Membro das Academias de Ciências de Nova Iorque, de Moscovo e do Communications of the ACM; Membro Diretor da Sociedade de Geografia de Lisboa e Galardoado com a medalha de Investigação pela Universidade de Brno, na República Checa, pelos seus trabalhos de grande relevo na investigação.
Recebeu também o Prémio ISLA e o Prémio Internacional “Gago Coutinho”. Louvado pelo Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Chefe do Estado-maior do Exército.
É investigador na área da Linguística Computacional.