Exposição de Arte Contemporânea no Pavilhão Multiusos
No próximo dia 31 de maio, sexta-feira, pelas 19h00, inaugura, no Pavilhão Multiusos do Parque Urbano do Cevadeiro (Vila F. Xira) uma exposição de arte contemporânea, que inclui uma mostra coletiva e outra individual.
Projeto III e Antagonismo são os títulos das respetivas mostras que ficarão patentes até 4 de agosto e cuja organização está a cargo da Galeria Paulo Nunes Arte Contemporânea, com o apoio da C.M. de Vila F. Xira.
A Galeria apresenta num conceito alargado mas ao mesmo tempo único, obras e artistas distintos, procurando de forma livre e expressiva, conciliar a obra individual de cada um dos artistas ao mesmo tempo levando os espaços a permitirem uma harmonia das mais distintas formas de expressão apresentadas como se tratasse de um diálogo multicultural.
Projeto III + Antagonismo
Projeto – s.m. plano para a realização de um ato; desígnio; tenção; esboço; redação provisória de uma medida qualquer; representação gráfica e escrita; na filosofia existencial, aquilo para que tende o homem e é constitutivo do seu ser verdadeiro.
Os artistas convidados a expor na coletiva são: Ana Pimentel (1968, Ermesinde - PT); Ana Pais Oliveira (1982, Vila Nova de Gaia - PT); Carolina Rodrigues (1985, Tomar – PT); Christine Otsver (1982, -USA); Gilvan Nunes (Vermelho Novo, Minas Gerais – BR); José de Guimarães (1939, Guimarães -PT); Noronha da Costa (1942, Lisboa – PT) e Paulo Damião (1975, Pilar-Bretanha, São Miguel – PT).
Cães das mais variadas raças e feitios apresentam-se em Vila F. Xira
Trata-se de mais uma Exposição Canina, que, desta feita, tem lugar no Parque Urbano do Cevadeiro, numa organização do Pelouro de Turismo da Câmara Municipal de Vila F. Xira, com o Clube Português de Canicultura. A iniciativa marca a 20.ª edição nacional e a 18.ª internacional e decorre no fim-de-semana de 1 e 2 de Junho.
Criadores, tratadores ou simplesmente apreciadores podem admirar perto de mil cães, de diversos países e das mais variadas raças. Os exemplares desfilam e candidatam-se aos prémios a concurso, com a avaliação de um júri especializado. Entre os prémios contam-se as categorias de “Jovem Promessa” Macho e / ou Fêmea, “Melhor Par”, “Melhor Cachorro” ou “Melhor Veterano”, “Melhor criador”, se bem que o título mais cobiçado será mesmo o de “Best in Show”.
Programa:
Sábado, 1 de junho (20.ª Exposição Nacional)
10h00 - Início dos julgamentos
15h00 - Grandes Prémios
18h00 - BEST IN SHOW
Encerramento da exposição
Domingo, 2 de junho (18.ª Exposição Internacional)
10h00 - Início dos julgamentos
15h00 - Grandes Prémios
18h00 - BEST IN SHOW
Encerramento da exposição
Dia Mundial da Criança assinalado com muita brincadeira na Quinta Municipal da Piedade
Dia 1 de Junho (sábado) a Câmara Municipal de Vila F. Xira assinala o Dia Mundial da Criança na Quinta Municipal da Piedade, Póvoa de Santa Iria, entre as 9h30 e as 18h30.
Num espaço privilegiado de contacto com a natureza, o programa é recheado de animações diversas como carrosséis, karts, insufláveis, air bungee, jogos, ateliers e com o Espetáculo Musical “Amigos Encantados”, pelas 16h30, onde surgem o Winie The Pooh, a Hello Kitty, o Homem-Aranha, o Panda do Kung-Fu e muitos outros personagens bem conhecidos dos mais pequenos.
Com a iniciativa pretende-se proporcionar um dia para recordar, com atividades lúdicas e pedagógicas que prometem fazer as delícias da pequenada. A entrada é livre.
Morada: |
Palácio Quinta da Piedade
Rua Padre Manuel Duarte
2625-173 Póvoa de Santa Iria
Telefone: 219 533 050
fición do Sabugal em Vila F. Xira na 35.ª Capeia Arraiana com forcão
No próximo sábado, dia 1 de junho, realiza-se pela segunda vez em Vila Franca de Xira a Capeia Arraiana, organizada pela Casa do Concelho do Sabugal (com sede em Lisboa). Esta é a 35.ª edição e conta com o apoio da Câmara Mun. de Vila F. Xira.
A Capeia reflete a afición pelos touros das terras do Concelho do Sabugal (localizado na zona Beirã, junto à fronteira com Espanha) e está registada noInventário Nacional do Património Cultural Imaterial, sendo a primeira tradição reconhecida como tal no País. Este registo teve em conta o seu valor enquanto manifestação popular, cultural e única no mundo, exclusiva do Concelho do Sabugal.
O programa da iniciativa tem início pelas 15h30, no largo da Câmara (Praça Afonso de Albuquerque), com um desfile até à Praça de Touros “Palha Blanco”, onde, pelas 16h00, têm início as festividades.
Na arena vão apresentar-se 5 touros e 1 bezerra para os mais jovens, das ganadarias de Ortigão Costa, Canas Vigouroux e Buendia. Está ainda revista a atuação da Escola de Toureio José Falcão.
A Capeia:
Ao longo dos tempos, as festas anuais de cada Aldeia da Raia terminam com o ponto alto, que é a Capeia Arraiana realizada no largo principal, transformado em Praça de Touros, culminando, deste modo, o encerramento das festas do Santo patrono ou protector de cada povoação. A Capeia é uma manifestação de um ritual viril da juventude arraiana, onde a destreza, seja ao Forcão, seja na lide do touro, origina serpenteados elegantes, desenhados no meio da praça, transformada em arena improvisada para este fim.
O Forcão
O Forcão é um instrumento triangular feito em carvalho, tipicamente da região arraiana do Concelho de Sabugal, que é utilizado em todas as Aldeias.
“Os Rapazes dispõem-se lateralmente ao Forcão, com os mais destemidos na frente, aguentando as investidas do touro às duas galhas frontais. No vértice traseiro situa-se o “Rabicho”, onde os rapazes mais altos, denominados Rabichadores ou Rabicheiros, comandam o Forcão, contribuindo, decididamente, na luta contra o touro, não permitindo a sua passagem para os lados, onde mora o perigo de alguma colhida.
O Forcão serve essencialmente para “esperar” o touro, mostrando a valentia dos rapazes, desenhando-se belos movimentos na Praça, numa luta constante, consistindo num medir de forças entre a destreza do manuseamento do Forcão, tendo do outro lado, um animal, em pontas ou embolado, com o perigo que representa, ostentando, bastas vezes, corpulência de meter respeito.” – explica um texto da Casa do Concelho do Sabugal.