NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Quarta-feira, 29 de Maio de 2013
TOMAR: Carrilho, jogos, astronautas e muitos contos na Feira do Livro de Tomar

 

Iniciativa começa sábado. Segunda-feira à noite contará com uma conferência por Manuel Maria Carrilho. A apresentação de um jogo de tabuleiro, um livro e dvd sobre o mundo aeroespacial e um concurso de contos em que os leitores vão votar são algumas das novidades.

 

Faltam poucos dias para a abertura de mais uma edição da Feira do Livro de Tomar, este ano de novo no Pavilhão Municipal, durante dez dias, de 1 a 10 de Junho.

A abertura do certame coincide com o Dia Mundial da Criança e é uma boa oportunidade para um passeio em família. Há milhares de livros para ver, folhear e adquirir a preços em conta, e pode contar ainda com muita animação para os mais pequenos, uma vez que decorre no espaço contíguo a iniciativa “Os pais também brincam”, no âmbito da Semana da Criança e do Ambiente (das 11 às 13 e das 15 às 18 horas).

No domingo, dia 2, os mais pequenos são de novo convidados especiais, no recinto da feira, onde há “Histórias com bicho” para ver e ouvir, às 11 horas.

A Feira, essa, abre sempre às 10 horas da manhã e encerra às 23 horas no dia inaugural, e ainda nos dias 3, 7 e 8. Nos restantes encerra às 22 horas, com uma única excepção, o último dia, em que fecha às 20.

 

“Pensar o mundo” com Carrilho

 

Do programa para os dias seguintes, destacam-se a presença do romancista Carlos Vale Ferraz, para uma sessão de conversa com os leitores às 16h30 do dia 2 de Junho, domingo. Natural de Vila Nova da Barquinha e antigo aluno do Colégio Nun’Álvares, em Tomar, Carlos Matos Gomes, de seu nome verdadeiro, abordará obras como “Nó cego”, “A filha do legionário” ou “Fala-me de África”.

Na segunda-feira à noite será o filósofo Manuel Maria Carrilho a realizar uma conferência intitulada “Pensar o mundo, repensar Portugal”, após um apontamento musical, às 21h30, pelo Coro da Universidade Sénior de Tomar.

Ministro da Cultura de 1995 a 2000 e embaixador de Portugal junto da UNESCO de 2008 a 2010, o também Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, publicou em 2012, em dois volumes, a colectânea “Pensar o Mundo”, que reúne a sua obra publicada nas últimas três décadas. Em Tomar, e por todas as razões da conjuntura nacional e internacional, Carrilho partirá desse vasto acervo teórico para perspectivar o futuro, num encontro que será naturalmente valorizado pela interacção com o público presente.

 

Quinto Império, conquista do espaço e História

 

Na terça-feira à tarde, muda-se de tabuleiro, com a apresentação de um exemplo da capacidade criativa nacional, o jogo “Quinto Império”, pelo seu autor, David Mendes, entre as 14h00 e as 15h30.

Na noite de quarta-feira, às 21 horas, será a vez de voltarmos a partir à conquista de novos mundos, ou pelo menos percebermos como se trabalha hoje para isso, e pela mão de especialistas tomarenses no assunto, os membros do Clube de Jovens Os Aerocalminhas, e o seu mentor, o piloto João Roque, que apresentarão o livro “Space Camp” e o dvd “À conquista dos céus”.

Na quinta-feira, dia 6, pela mesma hora, o convite é para revisitar o passado, com as ferramentas hoje disponíveis. Oportunidade também para assistir ao vivo à actualização do blogue Biblioteca de Temas Linhaceirenses e conhecer este projecto que desde 24 de Março dá a conhecer ao mundo, diariamente, novos elementos sobre a História daquela aldeia.

Será também feita uma apresentação do livro “Linhaceira e as suas escolas”, com a presença dos seus autores, Miguel Garcia Lopes e Nuno Garcia Lopes, igualmente integrado naquele projecto.

 

Esteves, Salazar e a estreia de Catarina

 

O fim-de-semana prolongado em que termina a Feira começa com a presença do jornalista da RTP, também ficcionista, António Esteves, na sexta-feira às 21h30. O autor estreou-se na literatura com “O fracasso do amor”, obra que estará naturalmente em destaque.

No sábado, dia 8, pelas 16h30, mais um momento especial, com o lançamento do livro “O outro lado do obscuro”, a estreia literária de Catarina Lino, uma jovem autora tomarense. A sessão de lançamento da obra, que será apresentada pela professora Graça Quádrio, promete uma viagem a um outro mundo, onde predominam a poesia, a música, o desenho, a fotografia e algumas surpresas...

De seguida estará presente na Feira o escritor e jornalista Tiago Salazar, cuja obra se centra essencialmente nas viagens mesmo quando, em “Hei-de amar-te mais”, se aventura pelas rotas da ficção.

 

Semear livros e colher autores

 

Os dois dias derradeiros serão novamente dedicados em especial às crianças e jovens. No domingo, dia 9, pelas 10h30, decorrerá um momento inédito, com a plantação (literal) de um projecto literário para os mais novos, “O pai que semeava palavras”, iniciativa de O Contador de Histórias, integrada no início das comemorações dos 20 anos deste núcleo cultural do concelho.

O mesmo grupo apresenta, às 11h00 da manhã de dia 10 de Junho, a sessão de contos “Lua do Mar”.

Nessa tarde, e bem enquadrado nas comemorações do Dia de Camões, será feito, pelas 17h00, o anúncio dos vencedores do Concurso “Contos na Rua dos Contos”, organizado pela Biblioteca Municipal de Tomar, com a participação de alunos do 1º e 2º ciclo do concelho.

Os trabalhos concorrentes estarão expostos durante a Feira do Livro, sendo todos os visitantes convidados a lê-los e a votarem nos seus favoritos. Esse será o “prémio do público”, mas paralelamente, um júri de reconhecido mérito irá também fazer a sua escolha.

Para além de tudo isto, estará disponível no Pavilhão Municipal de Tomar o melhor da literatura editada em Portugal, a preços compatíveis com a época em que vivemos. É que, no entender da organização, a cargo da Câmara Municipal de Tomar e das Livrarias Nova e Ao Pé das Letras, os livros são um bem essencial.

 

 

“Silêncios” nas fotos de Feliciano Pipa e textos de Eduardo Bento        

                               

Exposição de fotografia patente desde a semana passada não deixa ninguém indiferente pelo peso das imagens. Textos ajudam a (re)criar os ambientes. A não perder.

 

 

 

 

Tal como um miúdo, o fotógrafo vai-se movimentando, correndo, olhando e instalando realidades. Eremita e vagabundo, “Pintor de batalhas”, não passa de um construtor de ruínas indutoras de factos. De bonecos entretecidos.

O construtor de imagens, não oferece realidades, mas antes um código de sombras e de sugestões. As imagens capturadas congelam fragmentos onde nada se nega nem se confirma.

A imagem constrói-se seccionando coisas, amarrotando-as, tornando-as parciais, aprisionando-as num permanente elogio de fragmentos que não conhecem o vocabulário do “isto quer dizer” e apontam sempre “para isto foi”. Eurídice já não está lá.

Lá fora, para o “olhar” das lentes, o mundo resume-se a um conjunto de objetos perecíveis, de ruínas retalhadas e grafadas à luz do pensamento, petrificadas pelo olhar de Medusa.

O pensamento prolongado no clique para o “isto foi”, que tanto me seduz, imobiliza o “isto foi”, atira-o para o passado e oferece-lhe um futuro amarelado e cheio de silêncios. Porém, há silêncios que gritam e silêncios que são apenas belos e errados. “Sentir que uma coisa é bela – diz Nietzsche – significa senti-la necessariamente de uma forma errada”, ainda que seja pelo olhar de Medusa ou pela beleza de Eurídice que se perdeu para sempre.

Mas eu não sou fotógrafo e sempre fui avesso a expor.

Recentemente, nem sei bem porquê, desencostei estas imagens fixadas em suporte digital ou no filme fotográfico de pequeno formato, o “velho 135”, já em desuso e, com todos os riscos de qualidade que sabia que estava a correr, sequenciei alguns fotogramas e outros tantos trabalhos digitalizados. Assim se construiu “Silêncios” que deu nome a esta estória de silêncio, quase todo monocromático.

Simples e sem pretensões, esta exposição, superiormente enriquecida pela beleza lírica dos textos de Eduardo Bento, mostra apenas as linhas de luz que se cruzam nas ruinas que instalei… e que o tempo vai envelhecendo por sombras e silêncios errados que, na sua banal frequência, não deixam que os humanos contemplem Eurídice.  

 

Fotografias

 

Feliciano Pipa, professor do ensino secundário, mestre em Ciências da Comunicação, reside em Torres Novas. No seu percurso amador de fotografia, constam diversos prémios, alguns dos quais se referem:

(Cutty Sark Tall Ships’ Race) Regata internacional do Infante – Porto, Gaia, Matosinhos - seleção para o livro oficial da regata); 1º grande concurso fotográfico “Volta ao mundo”- org. “Volta ao mundo” – prémio e seleç./public.: “melhores fotografias ”; Maratona fotográfica de Lisboa- M.H.; “Lisboa/Lismá” - A. Lisbonense de proprietários- 1º P. duas edições e M.H; conc. nacional de fotografia -IPPAR- “Património arquitetónico do Algarve” -2º P.; “A vila, a vida e a festa” – Constância – 2º P. e M.H.; ”Expo Aves” – C. Ornitólogo - Entroncamento – 2º e 3º P.; “Festas da cidade T. Novas”- 1º P.; “Manuel Simões Serôdio” – Riachos – 1º e 2º P.; “Os azulejos de Viseu” Expovis, Viseu, - M.H; concurso fotográfico “ANI+”,Castelo Branco – 1º P.

Organizou e participou em diversas realizações fotográficas.

 

Textos

Eduardo Bento, professor de Filosofia do ensino secundário, mestre em Ciências da Educação, reside em Torres Novas.

É autor de: 

O nevoeiro dos dias e A casa já não abriga vozes (com fotografias de Margarida Trindade) – poesia. 

A caixa de pandora, Nesta torre, A floresta dos sonhos e Auto do lume brando  (levado à cena pelo Grupo de teatro da Meia Via - Torres Novas) – teatro.

O olhar que procura um barco - prosa.

Foi diretor do jornal “O Almonda.

Participa em diversos eventos culturais  e escreve, com regularidade, para os jornais locais.



publicado por Noticias do Ribatejo às 14:18
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Junho 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

20

25
26
27
28
29

30


posts recentes

TEMAS DE SAÚDE: Não destr...

A saudade tem nome?

FEIRA MEDIEVAL

Azambuja ao ‘rubro’ com M...

Torres Novas – Identifica...

NERSANT e Município inaug...

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DESC...

Acordo de Geminação entre...

AQUApaper convida a desco...

Festa da Amizade – Sardin...

ESTÁDIO MUNICIPAL DO CART...

Projetos da Chamusca em d...

Município do Entroncament...

Criarei Apenas o que Não ...

Câmara de Santarém aprova...

Sea, David Fonseca, Tito ...

NERSANT realiza workshop ...

Novo livro condensa “Toma...

Agrocluster Ribatejo most...

Vamos eleger a Rainha das...

Entroncamento recebe o me...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

Torres Novas – 4 detidos ...

PERCURSO PEDESTRE DA MATA...

Concerto de Cordis & Vito...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

TEMAS DE SAÚDE: Serviço N...

56ª Feira Nacional de Agr...

Ser presente é uma escolh...

Ministro da Agricultura m...

arquivos

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds