NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 31 de Maio de 2013
SANTARÉM: Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

 

 A partir de hoje, dia 31 de maio, das 14h30 às 19h00, e até dia 8 de junho, o Teatro Sá da Bandeira acolhe a Exposição SCALBRICK - Uma cidade feita com peças LEGO®. 

Uma exposição para visitantes de todas as idades composta por milhares de peças que dão vida a dezenas de construções originais.

“Uma grande cidade com comboios em movimento e um castelo com os seus cavaleiros são algumas das construções desta exposição, além de outras curiosidades, e tudo em LEGO®, claro! Contamos com a tua visita!” Organização em colaboração com: Arabot Hi-Fi, Lda. Entrada Livre.

 

Até dia 2 de junho, assista à sexta edição do Plácido Air Cup 2013 - VI Campeonato Nacional de Voo Acrobático, no Aeródromo Cosme Pedrógão.

Este tipo de espetáculo, mobilizador de massas devido à sua espetacularidade, é aberto a todas as classes FAI. Provas de perícia divididas em 5 escalões de elevado grau de dificuldade técnica: Classe de Básico, de Desportivo, de Intermédio, de Avançado e de Ilimitado. Além destes programas predefinidos também existem Livres e Free Style. Cada programa é composto por manobras catalogadas, e previamente estabelecidas, sob a avaliação de juízes internacionais da FAI - Fédération Aéronautique Internationale – Aerobatics Comission.

Para o campeonato PLACIDO AIR CUP`13 estão confirmadas as presenças de aviões como Extra 300L, Citabria, Yak 52, Extra 330SC, entre outros. Este evento tem entrada livre.

 

Esta sexta-feira, Alcanede acolhe a Feira Medieval, na zona histórica da vila. A partir das 15h00, assista à visitação de El-Rei D. Afonso Henriques ao Termo de Alcanede, nas "Comemoração dos 850 anos de Elevação de Alcanede a Vila",numa organização da Junta de Freguesia de Alcanede e do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques de Alcanede.

 

A Casa do Ambiente acolhe mais um Biomomento, a partir das 17h00, com a Florista Ornamenta e Teresa Chambel, arquiteta Paisagista e autora do livro “Um jardim para cuidar”, com o apoio da empresa Siro. Esta sessão prática tem como objetivo a elaboração de mini-hortas de plantas aromáticas e hortícolas que os participantes podem levar para casa.

O Biomomento é uma iniciativa que tem o desafio de conciliar os desígnios do crescimento económico, da qualidade ambiental e da inclusão social num processo participativo, envolvendo cidadãos, agentes económicos e a comunidade científica na potenciação do crescimento sustentável da economia local.

Esta iniciativa periódica ocorre todas as últimas sextas-feiras de cada mês, na casa do Ambiente, equipamento da Educação para a Sustentabilidade do Município de Santarém.

Para participar apenas é necessário confirmar a presença através do endereço eletrónicoemas@cm-santarem.pt ou através do telefone 243 304 450.

 

Às 17h30, o Teatro Taborda - Círculo Cultural Scalabitano é palco da peça de teatro, para o público escolar,  Às escuras”, de Davey Anderson, pelo grupo AN!MAL.

O Grupo Juvenil ANIMAL – oficina de teatro do Círculo Cultural Scalabitano, depois da bem sucedida estreia no passado dia 26 de abril, apresenta esta peça com encenação de Rui Lopes, agora para público escolar, todas as sextas-feiras, às  17h30, no Círculo Cultural Scalabitano.

«"Às Escuras", de Davey Anderson (com tradução de Mariana Vieira) baseia-se na história verdadeira de um rapaz de 15 anos, de Glasgow, acusado de tentativa de homicídio. Já na prisão, tenta reconstruir os acontecimentos da sua vida que o trouxeram a uma cela na prisão e ameaçam conservá-lo ali. É uma peça curta que produz um forte impacto emocional com a sua economia estilística e narrativa afiada, um concerto de vozes que pode materializar-se de mil maneiras diferentes. A representação, o texto e, os efeitos do vídeo e da cenografia criam momentos belos e fortes. A encenação é de Rui Lopes e os atores são os jovens promissores Carolina Lopes e Jorge Palma.» Preço: 1,5/jovemPara mais informações e reservas: 243 321 150 (Círculo Cultural Scalabitano 14h00-20h00)

 

Assista ainda à Festa Os Amigos da Moita, entre Pernes e Malhou, a partir das 18h00 tem lugar a Abertura do Arraial, às 19h00 - Abertura da Quermesse e a partir das 19h30 são servidos jantares. Às 21h00 há Baile com Elisabete Serra e a partir das 02h00, a música está a cargo dos DJ Kaya aka Silvana Soares e DJ Tojo aka Rui Caldeira. Entradas livres. Os possíveis lucros revertem para a construção de uma Casa de Convívio.

 

A partir das 20h00, assista ao XXXI Festival de Folclore Portela das Padeiras, na Urbanização Quinta das Trigosas. Às 20h00 abrem as tasquinhas e às 21h30 tem lugar a apresentação da Tuna da UTIS – Universidade da Terceira Idade de Santarém. A partir das 22h45, a animação musical está a cargo de Pedro Melão.

 

Na noite de 31 de maio para 1 de junho, junte a família e venha acampar na Quinta do Boial. Este é o Convite da equipa As Guerreiras, no âmbito da iniciativa Um Dia

Prepara a mochila, a tenda e o saco de cama. Inscrições até dia 27 de maio, através do e-mail - rita.pais@scms.pt ou 918 161 079 (das 09h00 às 17h00)

 

Hoje há Procissão de Velas, a partir das 21h00, com início no Hospital de Santarém para o Bairro de S. Domingos, com organização da Equipa Sal da Terra e Diocese de Santarém, numa iniciativa de Um Dia pela Vida, da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A venda de velas no local reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

 

A partir das 21h30, assista ao Santarém Star Slam - concurso de canto e outras performances artísticas no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas. Esta iniciativa é organizada pelas associações de estudantes da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado e Escola Secundária Sá da Bandeira, em parceria com a iniciativa Um dia pela Vida da Liga Portuguesa Contra o Cancro, para a qual revertem todos os lucros.

Um espetáculo que promete revelar muitos jovens talentos do concelho de Santarém. Para os avaliar, na qualidade de jurados, vão estar, entre outros, o Maestro António Matias, do Coro do Círculo Cultural Scalabitano e o ator Joaquim Nicolau.

 

No âmbito da Semana da Juventude, assista à Montra Music Showcase de Bandas Rock, na Casa do Campino. A partir das 21h30, assista ao concerto de 4 Bandas por 4 euros: Vulture, Devaneio, Marianimal e Infuse.

“A Montra surgiu da ideia que seria possível incorporar esse conceito na vertente musical, uma montra tem sempre associada uma componente de exposição e é exatamente isso que pretendemos para as bandas do nosso Concelho. Queremos que as pessoas olhem para as bandas, de forma a que percebam todo o trabalho por detrás destes projetos e acima de tudo apoiem o crescimento destas e da sua paixão pela música. Sempre tivemos e continuamos a ter músicos ativos e com vontade de fazer mais e melhor. A Montra pretende provar isso.” 

 

O Centro Cultural Regional de Santarém/Fórum Mário Viegas é palco de mais uma Cesta d'Artes - Café Concerto, a partir das 21h30, que conta com a participação do Grupo Académico de Danças Ribatejanas, atuação de músicos do Conservatório de Música de Santarém e Artes Circenses com Fernando Romão. Haverá um momento especial com o sorteio do quadro “Éden”, para o qual ainda se podem adquirir algumas rifas. Entrada – 2 euros. Organização do Teatrinho de Santarém e Centro Cultural Regional de Santarém.

 

Amanhã, sábado, dia 1 de junho, a partir das 08h00, prossegue a Festa Os Amigos da Moita, entre Pernes e Malhou. Após a Alvorada, às 09h00 têm início as atividades realizadas pelos Escuteiros de Pernes com as crianças e a partir das10h00, tem lugar a abertura da Quermesse. A partir das 12h00 são servidos os almoços e das 14h00 às17h00, têm lugar as atividades realizadas pelos Escuteiros de Pernes com as crianças. A partir das 19h00 há Jantares e a partir das 21h00, há Baile com o grupo musical Madeira Show. A partir das 02h00, a música está a cargo dos DJ Kaya aka Silvano Soares e DJ Tojo aka Rui Caldeira.

 

No âmbito da Semana da Juventude – uma organização da Câmara de Santarém -tem lugar, a partir das 10h00, a inauguração da época balnear do Complexo Aquático Municipal. Participe nos Passatempos, Pool Party e Atividades lúdicas.*Entradas Livres*

 

A partir das 10h00 e até às 18h00, o Jardim da liberdade é palco da IV Mostra de Artes Urbanas, numa iniciativa integrada na Semana da Juventude.

 

O Mercado Municipal acolhe aulas de culinária, a partir das 10h00, Aprenda a confecionar cavala de forma rápida e inovadora. Para participar nesta iniciativa, inscreva-se gratuitamente no mercado municipal, para a aula das 10h00 ou das 11h00.

Esta Campanha da Docapesca e da Câmara Municipal de Santarém, tem como principal objetivo a valorização da Cavala, fresca e em conserva, reforçando a mensagem dos benefícios do seu consumo na saúde e bem-estar, quer pela sua fácil digestão e elevada composição em ácidos gordos ómega 3, quer pelo seu contributo na prevenção de doenças cardiovasculares, oncogénicas, neurológicas, cognitivas, respiratórias, musculares, entre outras, conforme reconhecido por investigadores e nutricionistas. 

 

No âmbito das Comemorações Dia Mundial da Criança, a partir das 11h00, há filminhos infantis no Teatro Sá da Bandeira. 

Este programa especial dirigido às famílias decorre durante todo o dia. Pais, crianças, tios e avós podem visitar a exposição de LEGO, composta por dezenas de peças que dão alegria e cor ao Teatro.

Às 11h00 da manhã apresentamos uma sessão de cinema, composta por Filminhos, dirigida a todos os que gostam de curtas-metragens de animação.

Às 17h00 convidamos os mais pequenos a viajarem de regresso ao interior do útero, através de um espetáculo engraçado e terno.

Traga a família ao Teatro Sá da Bandeira! À vossa espera estam Trompetes mágicos, Cavaleiros, Princesas, Coelhos, Monstros, Planetas, Polvos, Fadas, Chefes de cozinha, Bombeiros, Comboios, Tendas e muito mais! Contamos com a tua visita! Organização em colaboração com Arabot Hi-Fi, Lda. Entrada Livre

 

Integrado na Semana da Juventude, há MOTOCHURRASCO no Jardim da República, a partir das 15h00. Há Musica ao Vivo, Toiro Mecânico, TATOO SPACE e música a cargo do DJ KIKÁ e Summer Games. 

Também no âmbito da Semana da Juventude, tem lugar o Conselho Municipal da Juventude, a partir das 15h00, no Complexo Aquático Municipal. 

 

A Livraria Aqui Há Gato organiza diversas atividades, no âmbito do Dia Mundial da Criança.

Às 10h30 Vamos Pintar Santarém, às 11h30 Aqui Há Histórias, às 12h00 Jogo dos Gelados, às 15h00 Pintura para Bebés, às16h00 Aqui Há Histórias e às 16h30 Jogo da Cobra.

 

 

A partir das 13h30, assista à 5ª Jornada da Taça de Portugal, no Pavilhão Desportivo Municipal. A Escola de Dança de Salão da Aldeia da Ribeira organiza a 5ª Jornada da Taça de Portugal de Dança Desportiva. Reservas de mesas: 927 509 136.

 

 

O Conservatório de Música de Santarém acolhe o VIII Workshop de Ballet

Inscrições para várias Classes a partir dos 5 anos. Informações: 243 327 070/ 915335478 - conservatoriosantarem@gmail.com

 

 

Às 15h00, tem lugar a inauguração da Exposição “Janela da Memória” de Carlos Gargaté, na Casa do Brasil. Exposição patente até 14 de julho.

“A leitura de um quadro – pintura/escultura – é sempre, para além do representado, o início de uma viagem afectada pela vivência de cada um. O observador procura incessantemente algo do seu próprio eu, condição da qual jamais se libertará.

É essa fusão de sentimentos que adjectiva a imagem como a mais rica forma de comunicação, não só pela pluralidade de títulos possíveis, como pelos estados superiores da alma que proporciona.

De todas as correntes artísticas, a arte fantástica é, sem dúvida, aquela que emerge do nosso eu mais profundo.

A obra do Carlos Gargaté, para além da boa execução técnica, muitas vezes esquecida, tem todas as “notas musicais” de quem sabe o que é o acto de pintar e compor, sem trair a ingenuidade e o mistério a que só os autênticos têm direito.”

 

A partir das 16h00, prossegue o XXXI Festival de Folclore da Portela das Padeiras, na Urbanização Quinta das Trigosas. Da programação, destaque para a Tarde Infantil e às 21h30, atuação do Coro Infantil do Círculo Cultural Scalabitano (tributo da criança). A partir das 22h00 tem início o XXI Festival de Folclore que tem como Grupos participantes: o Rancho Folclórico Flores da Beira Alta – Viseu, Rancho Folclórico os Fazendeiros de Montemor O Novo - Alto Alentejo, Grupo Etnográfico Borda Campo Figueira da Foz - Beira Litoral e Grupo Etnográfico da Portela das Padeiras - Santarém – Ribatejo. Animação musical com Délio Batista

 

No domingo, dia 2 de junho, prossegue a Festa Os Amigos da Moita,  entre Malhou e Pernes.  Depois da Alvorada às 08h00, tem lugar o III Passeio Equestre, às 08h30, às10h00, Abertura de Quermesse, a partir das 12h00, Almoços, acompanhados de Fado. A partir das17h00 há Picaria, A partir das 19h00 há jantares, a partir das 21h00 há Baile com Madeira Show. A partir das 02h00, a animação está a cargo do DJ Kaya aka Silvano Soares e DJ Tojo aka Rui Caldeira.



publicado por Noticias do Ribatejo às 13:34
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Setembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

Traga as suas plantas par...

Município do Entroncament...

ExpoAlcanede dá a conhece...

Casa cheia em Benavente p...

Município da Chamusca ala...

Inscrições para a Univers...

Município do Entroncament...

JORNADAS DE CULTURA ATÉ 2...

Festival de música Cartax...

Tertúlia Festa Brava orga...

“Quando ela… é ele!” teat...

Professores dos 3 Agrupam...

CARTAXO VOLTA A APRESENTA...

Jovens atores da Chamusca...

Tomar dá o corpo ao manif...

Programa de Educação Pare...

“Chamusca das Três Graças...

ERROS GROSSEIROS NA ELABO...

Festival de música Cartax...

Há apoios do Portugal 202...

‘Santarém em Cena’ reúne ...

Teatro Sá da Bandeira ini...

Ceyceyra Medieval a 21 e ...

TEMAS DE SAÚDE: Doente on...

"O medo tem alguma utilid...

Município de Azambuja ass...

Ano letivo 2019-2020 arra...

Tomar – Prisão preventiva...

Arroz é rei em novo event...

PSD visita operação de li...

arquivos

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds