NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Segunda-feira, 24 de Junho de 2013
CARTAXO: CORRIDA DE GALA À ANTIGA PORTUGUESA NO CARTAXO

CORRIDA DE GALA À ANTIGA PORTUGUESA NO CARTAXO

 

Praça cheia na Corrida que homenageou o cavaleiro Joaquim Bastinhas e o Agricultor do Ribatejo

 

 

 

Vinte e oito anos depois, o Cartaxo voltou a receber uma Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, no passado dia 21 de junho, integrada nas Festas da Cidade.

 

 

 

Foi um momento histórico para a Praça de Touros do Cartaxo, marcado também pela homenagem que a Associação Gentes do Cartaxo prestou ao cavaleiro tauromáquico Joaquim Bastinhas, pelos seus 30 anos de Alternativa, e pela homenagem do Município do Cartaxo ao Agricultor do Ribatejo.

 

 

 

A Corrida ficará também para a história porque foi nela que o veterano Manuel Jorge de Oliveira anunciou a sua despedida das arenas, 44 anos depois da sua primeira apresentação em público na Praça de Azambuja e com 36 anos de Alternativa.

 

 

 

Após o Desfile de Gala à Antiga Portuguesa, que percorreu as ruas do Cartaxo, foram descerradas no interior da Praça de Touros as placas de homenagem ao Agricultor do Ribatejo e a Joaquim Bastinhas, na presença do presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Paulo Varanda, do Comendador João Francisco Justino, do presidente da Associação Gentes do Cartaxo, Délio Pereira, e dos cavaleiros que atuaram na corrida, assim como, demais convidados.

 

 

 

Câmara Municipal do Cartaxo presta homenagem ao Agricultor do Ribatejo

 

Paulo Varanda referiu que estas homenagens surgem “do respeito que as gentes do Cartaxo têm para com as tradições e a cultura da sua terra. Somos um concelho rural, com uma ruralidade sofisticada, que defende de forma intransigente as suas raízes, trazemos esses valores do berço e prezamos em levá-los para o berço dos nossos filhos”, acrescentou.

 

 

 

Paulo Varanda apelidou os agricultores de “grandes homens de labor, exemplo de trabalho e de amor pela terra”. Ao cavaleiro Joaquim Bastinhas, o presidente do Município dirigiu palavras de apreço pela sua “ilustre carreira”, considerando-o “um homem de fibra”, ao pé do qual “nos sentimos pequeninos”.

 

 

 

Antes do descerramento da placa de homenagem ao cavaleiro tauromáquico, Délio Pereira recordou um episódio de uma corrida que o Cartaxo recebeu em 1989, na qual o grupo de forcados do Cartaxo fez uma pega em que todo o grupo foi ao chão, exceto a cara, tendo Joaquim Bastinhas sido a primeira pessoa a saltar das trincheiras para prestar ajuda. “É por isso que o povo do Cartaxo tem tanta admiração por si”, afirmou.

 

 

 

Praça cheia nesta que foi considerada uma “corrida histórica” no Cartaxo

 

A Praça de Touros do Cartaxo encheu-se para receber esta importante Corrida, que foi precedida de um cortejo histórico na arena, evocativo das touradas reais do século XVIII.

 

 

 

Dezenas de figurantes, trajados a rigor, desfilaram na praça, entre os quais o Neto, os Pajens dos Cavaleiros, os Charameleiros, o Timbaleiro, os Porta-Estandarte e Alabardeiros, os coches com os cavaleiros e os Moços de Forcado, que conduziram a mula das farpas.

 

 

O cartel da Corrida foi formado pelos cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira – que, após a sua atuação, anunciou o final de carreira –, Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Marco José, Marcos Bastinhas e Ana Rita e pelo Grupo de Forcados Amadores de Alenquer. Ao longo da noite foram enfrentados seis touros da ganadaria de Jorge Carvalho.


 

SENIORES FESTEJAM FINAL DO PROGRAMA VIVER MAIS – VIVER MELHOR 2012/2013

Programa criado pela Câmara Municipal é visto como um espaço que valoriza o convívio e a ocupação saudável dos seniores do concelho

 

O Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas voltou a ser o espaço onde se concentraram os seniores do concelho, que frequentam as atividades do Programa Viver Mais – Viver Melhor, para um dia de confraternização, que assinalou o final de mais um ano de atividade.

 

No dia 21 de junho, logo pela manhã, os seniores participaram numa aula de ginástica, seguida de orientação. Mais do que vencer a prova, o mais importante continuou a ser o convívio.

 

Paulo Varanda, Presidente da Câmara Municipal, que participou na festa de encerramento do ano letivo, afirmou que “nem só de pão vive o homem. O bem estar psicológico é tão importante quanto o bem estar físico, este programa tem a grande qualidade de dar atenção a estas duas vertentes do ser humano”, acrescentando que “num tempo em que os mais velhos são também os mais visados das medidas de austeridade a todos impostas, o município do Cartaxo entende o Viver Mais Viver Melhor, também, como um modo de reforçar a apoio àqueles que trabalharam, ao longo da sua vida, para a construção da comunidade que, hoje, nos orgulhamos de ser”.

 

Viver Mais é sinónimo de muita atividade

“Agora temos mais descanso – os filhos e os netos já estão criados – e é uma questão de programar o nosso dia-a-dia, o importante é mantermo-nos ativos. Este programa é importante para diminuir a nossa solidão. Gosto muito da minha casa, mas gosto de fazer muitas outras coisas fora dela. Já ando aqui há uns sete anos”, revelou Elvira Cóias, que frequenta as sessões de ginástica, hidroginástica, pintura, artes decorativas e teatro.

 

Depois da atividade de orientação, Carlos Bruno sentiu necessidade de se sentar um pouco à sombra. “Os 78 anos já pesam um bocado”. Carlos anda nas aulas de ginástica e nas caminhadas. Passou a fazer mais exercício físico por indicação da sua médica e hoje sente-se muito melhor.

 

“Tenho-me sentido bem, sobretudo nas caminhadas, já fomos a muitos sítios, Foz do Arelho, Valada. Cheguei a ser o único homem no grupo, mas gera-se muita brincadeira, aqui formou-se uma amizade muito grande”, contou.

 

A sua esposa, Hortense Lopes, partilha da mesma opinião. Está nas aulas de ginástica, hidroginástica, bordados e pintura e já chegou a frequentar as artes decorativas. E ainda arranja tempo para fazer trabalho de voluntariado. “São estas ocupações que nos dão força para continuarmos esta caminhada em direção à velhice. Aqui distraímo-nos, esquecemos os nossos problemas e angústias, sentimo-nos melhor”, revelou.

 

Carmina Canhas defende inclusive que “se nós não contribuirmos com o nosso esforço para desenvolvermos mais as nossas ideias e capacidades, temos mais dificuldades em enfrentar a nossa velhice”. Carmina frequenta o programa há seis anos e, apesar de já ter participado em outras atividades, neste momento anda na hidroginástica e na ginástica.

 

Quem frequenta também estas duas áreas é Maria Gama e Maria Ferreira. Ambas sentem que, não só o exercício físico, mas também o convívio as faz sentir melhor com a vida. “Sentimo-nos mais jovens”, revelaram.

 

Programa contribui para reforçar laços de amizade e diminuir a solidão

Maria Brito tem um grande “amor” por este programa de atividades e um grande carinho pelos professores. Mudou-se para o Cartaxo há alguns anos e diz adorar viver aqui. “Eu sou viúva, vivo sozinha e já sofri muito com a solidão. Se não fosse esta ocupação eu desanimava muito mais. Tem sido muito bom para mim, tanto para a parte física como para a psicológica. E tenho aprendido imenso, como é o caso do Inglês”.

 

Há também uma outra área que os seniores gostam de explorar: as novas tecnologias. Odete Fonseca diz que se sentia uma “analfabeta” nos computadores, por isso decidiu começar a contactar com este mundo para ela então desconhecido. “As novas tecnologias entram-nos pela casa a dentro, no nosso dia-a-dia elas estão cada vez mais presentes, por isso decidi aprender um pouco e estou a gostar muito”.

 

Também Maria Odete Pereira decidiu integrar as aulas de informática, por curiosidade e também por sentir essa necessidade. “Eu aqui tenho oportunidade de aprender algumas coisas, porque hoje em dia muito do que existe à nossa volta move-se através de computadores. Mesmo que sejamos seniores, temos de acompanhar a evolução dos tempos”, acrescentou. 

 

As atividades da tarde exigiram mais da mente do que do corpo. Jogou-se xadrez, às cartas, petanca, entre outros. Os seniores despediram-se assim desta edição do programa Viver Mais – Viver Melhor, que regressa depois do verão para mais um período de atividade, novas aprendizagens e muito convívio.




publicado por Noticias do Ribatejo às 19:31
link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
Setembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

Traga as suas plantas par...

Município do Entroncament...

ExpoAlcanede dá a conhece...

Casa cheia em Benavente p...

Município da Chamusca ala...

Inscrições para a Univers...

Município do Entroncament...

JORNADAS DE CULTURA ATÉ 2...

Festival de música Cartax...

Tertúlia Festa Brava orga...

“Quando ela… é ele!” teat...

Professores dos 3 Agrupam...

CARTAXO VOLTA A APRESENTA...

Jovens atores da Chamusca...

Tomar dá o corpo ao manif...

Programa de Educação Pare...

“Chamusca das Três Graças...

ERROS GROSSEIROS NA ELABO...

Festival de música Cartax...

Há apoios do Portugal 202...

‘Santarém em Cena’ reúne ...

Teatro Sá da Bandeira ini...

Ceyceyra Medieval a 21 e ...

TEMAS DE SAÚDE: Doente on...

"O medo tem alguma utilid...

Município de Azambuja ass...

Ano letivo 2019-2020 arra...

Tomar – Prisão preventiva...

Arroz é rei em novo event...

PSD visita operação de li...

arquivos

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds