O protocolo que estabelece a concessão do antigo campo de futebol da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, pelo período de 20 anos, por parte da Empresa Municipal Viver Santarém, proprietária do equipamento, ao Rugby Clube de Santarém (RCS) foi assinado esta quarta-feira, dia 26, pelas 16 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Santarém.
Nesta cerimónia marcaram presença, Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), António Valente, vereador da CMS e presidente do concelho de administração da Viver Santarém, João Leite e Luisa Féria, vereadores da CMS, Luís Arrais, administrador executivo da Viver Santarém, George Stilwell e André Durão, presidente e vice-presidente do RCS, respetivamente.
Ricardo Gonçalves enalteceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Rugby Clube de Santarém tanto ao nível dos escalões de formação, como nas equipas seniores contribuindo para a valorização do Desporto em Santarém.
O Presidente da CMS lembrou que não existem muitas equipas desta modalidade em termos nacionais, por essa razão falar de rugby é falar de Santarém. Prova disso são os 170 atletas que o RCS integra nas suas equipas em todos os escalões.
Para além da concessão do campo multidesportos, Ricardo Gonçalves referiu que o RCS e o Vitória Clube de Santarém passam a estar sediados na Vivenda Azul, designação antiga, situada entre junto ao edifício do Urbanismo da CMS na Praça do Município. Uma forma de apoio ao associativismo, neste caso desportivo, à semelhança do que tem vindo a ser concedido a outros clubes e associações, a quem o Município cedeu instalações para as suas sedes, um pouco por todo o Concelho.
Por seu turno, António Valente congratulou o RCS pelos resultados que tem obtido ano após ano, ao longo da história do Clube, e que têm contribuindo para a elevação de Santarém.
O presidente do RCS lembrou que o Rugby começa a ser cada vez mais um desporto respeitado. Por isso há cada vez mais jovens a aderirem à modalidade e é preciso dar-lhes condições. Este campo vem resolver um problema antigo de falta de condições para esta prática desportiva.
George Stilwell falou de um sonho realizado, apesar de ainda haver um caminho a percorrer, de pelo menos um mês, para a utilização do espaço. Isto porque o RCS vai semear o relvado e cuidar até que possa ser utilizado pelos seus atletas. Desta forma, os treinos e jogos continuam a ter lugar no campo do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) em Santarém.