Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana
Esta sexta-feira, dia 28 de junho, às 17h30, o grupo AN!MAL apresenta para o público escolar a peça “Às escuras”, de Davey Anderson, no Teatro Taborda - Círculo Cultural Scalabitano.
O Grupo Juvenil ANIMAL – Oficina de Teatro do Círculo Cultural Scalabitano, depois da bem sucedida estreia no passado dia 26 de abril, apresenta uma vez mais a peça "Às Escuras" , de Davey Anderson, com encenação de Rui Lopes, agora para público escolar, todas as sextas-feiras, às 17h30, no Círculo Cultural Scalabitano.
"Às Escuras", de Davey Anderson (com tradução de Mariana Vieira) baseia-se na história verdadeira de um rapaz de 15 anos, de Glasgow, acusado de tentativa de homicídio. Já na prisão, tenta reconstruir os acontecimentos da sua vida que o trouxeram a uma cela na prisão e ameaçam conservá-lo ali. É uma peça curta que produz um forte impacto emocional com a sua economia estilística e narrativa afiada, um concerto de vozes que pode materializar-se de mil maneiras diferentes. A representação, o texto e, os efeitos do vídeo e da cenografia criaram momentos belos e fortes.”
A encenação é de Rui Lopes e os atores são os jovens promissores Carolina Lopes e Jorge Palma. Preço: 1,5€/jovem. Para mais informações e reservas: 243 321 150 (Círculo Cultural Scalabitano - das 14h00 às 20h00).
Também esta sexta-feira, há Ateliers de Verão, no Conservatório de Música de Santarém, às14h30 e às 17h30, para crianças que frequentaram o 1º Ciclo do Ensino Básico.
Informações: 243 327 070/ 915335478 - conservatoriosantarem@gmail.com
Esta sexta-feira, têm início as Festas Populares 2013 em Póvoa do Conde, Abitureiras, que conta com Quermesse, Bar Jovem, Restaurante, Serviço de Bar e bons Petiscos. A partir das 22h00, há Baile com o Grupo Musical Star.
A festa prossegue no sábado, às14h00, com Prova de Downhill (inscrições abertas) e às 22h30, há Baile com a Banda Império, No domingo, a partir das 9h00, há Caminhada e Passeio de BTT (inscrições abertas) e a partir das 15h30, Grandiosa Largada à Corda pelas ruas da aldeia. Às 22h00 Baile com o vocalista e teclista André Cardoso.
A Casa Museu Passos Canavarro vai ser palco de um “Jantar Medieval”, pela mão do Chef Willy Bya. Inscrições para o jantar devem ser feitas para o e-mail: casa-museu@fundacaopassoscanavarro.pt - 20 euros.
Esta sexta-feira, tem início, a 7ª edição das Tasquinhas do Alviela, no Jardim de S. Vicente, em S. Vicente do Paúl.
Às 20h00 tem lugar a Receção Solene às Entidades Oficiais e convidados, seguida da abertura das Tasquinhas ao público, desfile de Campinos, com a presença dos “Camponeses de S. Vicente do Paúl” e Baile com a Banda “Os Caranbolas”. A partir das 22h00, há animação com a Banda “Bico D’Obra” e partir das 2h00, a animação Musical está a cargo da Tasquinha “Bispos do Asfalto”.
A Festa prossegue no sábado e domingo. No sábado, a partir das 12h30, tem lugar a abertura das Tasquinhas ao público. A partir das 15h00 há Jogos Tradicionais. Às 17h00 há Animação com a Banda “Os Caranbolas” e atividades várias. A partir das 19h000, tem lugar a atuação da Escola de Danças de Salão do Clube de Andebol de S. Vicentense. Às 21h00 será feita uma Homenagem pela Equipa de Futsal (Clube de Andebol de S. Vicentense) - Campeão Distrital 2ª Divisão 2012/2013, ao Atleta Gabriel Cipriano Vidal, 1º atleta Internacional Futsal Sub21 da Associação de Futsal de Santarém. A partir das 22h00 há Baile com a Banda “Omega” e às 2h00 há Animação Musical (Tasquinha “Bispos do Asfalto).
No domingo, há Missa na Igreja Matriz às10h30 e às 12h30, as tasquinhas abrem ao público. Às15h00, há Desfile Etnográfico pelos Ranchos participantes no “Festival Nacional de Folclore do Alviela” e entrega de lembranças e às 15h30 tem início o Festival que conta com a participação dos seguintes grupos: Rancho Folclórico “Os Camponeses de S. Vicente do Paúl”, Grupo Folclórico Senhora da Saúde” – Fermentelos – Águeda, Grupo Cultural e Recreativo da Freguesia de Azere – Tábua, Rancho Etnográfico “Os Camponeses” de Arraiolos, Rancho Folclórico “Roda Vira” do Telheiro – Macieira – Ira.
ÀS 22h00, há Baile com “Madeira Show” e suas bailarinas, à 1h00 tem lugar o encerramento Solene das Tasquinhas 2013 com entrega de Diplomas de Participação às Associações e às 1h30, há Fogo de artifício no “Jardim de S. Vicente”.
No sábado, dia 29 de junho, a partir das 11h30, há Teatro de Fantoches, na Livraria Aqui Há Gato. Entrada Livre
“Uma história que vai encantar crianças e adultos! Formas animadas que nos trazem a beleza da conjugação das artes plásticas com o teatro e a literatura para a infância.”
Às11h30 e 16h00, há Hora do Conto, na Livraria Aqui Há Gato.
“Vamos ouvir histórias que nos fazem sonhar, rir, pensar e imaginar. Momentos que nos fazem acreditar que o mundo da fantasia pode estar tão perto...” Dos 0 aos 80! Entrada livre
Às12h00 e 16h30 há Oficinas de Arte, na Livraria Aqui Há Gato.
“Com muita arte e imaginação vamos por as mãos à arte, e sentir que todos nós somos artistas!” (Oficinas de Expressão Plástica, ver programa especifico em www.aquihagato.org) Preço - 6€
Também no sábado, dia 29 e no domingo, dia 30 de junho, das 10h00 às19h00, a Casa Museu Passos Canavarro, organiza a 2ª edição das Artes na Alcáçova - Feira de artes e exposição/feira de artes no jardim na Casa-Museu.
Esta nova iniciativa procura promover a exposição e comercialização de peças de autor e de design contemporâneos. Nesta 2ª edição, há pintura, livros, design, trabalhos de costura, ofícios, desfile de moda e joalharia, música, espetáculo de música e animações várias. Há também espaço para petiscos, ervas aromáticas, num ambiente acolhedor como o deste jardim! Entrada ao público: gratuita (as visitas guiadas, 11hh00 e 15hh00, estão sujeitas ao pagamento habitual)
A partir das 21h30, o Convento de S. Francisco acolhe o XXV Intercâmbio de Freguesia de S. Salvador / Salvador.
A Junta de Freguesia de S. Salvador de Santarém realiza este intercâmbio de Freguesia de S. Salvador /Salvador, que conta com a participação Cultural das Freguesias de Ílhavo - Fadista António Machado, de Serpa - Grupo Musical O Cruzeiro), de Beja - Em Tons de Fado, de Torres Novas - Fadista Ana Dória, de Briteiros – Guimarães - Grupo da Terra Cantando Quadras Populares) e Junta de Freguesia de S. Salvador-Santarém - Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra do Centro Cultural Regional de Santarém.
Também no sábado, o Teatro Sá da Bandeira acolhe o espetáculo - Alma de Coimbra.
Antigos alunos da Universidade de Coimbra, hoje dispersos pelo País, encontraram na música um espaço agregador e propiciador do cultivo dos ideais que pautaram os seus anos de vida académica. Tendo como núcleo central um coro masculino, as suas apresentações incluem, por norma, as guitarras e os fados de Coimbra.
Assente no talento e na criatividade do seu maestro, procuram a divulgação dos poetas, autores e intérpretes portugueses ou de língua portuguesa, tanto no país como além-fronteiras. É, nesta medida, assumidamente, um projeto ao serviço da cultura portuguesa no quadro dos valores essenciais da Lusofonia.
Também no sábado, a partir das 21h30, o Jardim da liberdade acolhe o Festival da Aldeia à Cidade, numa organização do Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito.
Este ano marcam presença o Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito, o Rancho Tradicional de Cinfães, o Rancho Folclórico “As Lavadeiras” de Asseiceira, o Grupo Folclórico e Etnográfico Amigos de Montenegro, o Grupo Folclórico “Os Saloios” da Póvoa da Galega, e o Rancho Folclórico da Vila do Cano.
De sexta-feira, dia 28, até domingo, a Sede do Rancho Folclórico do Vale de Santarém, acolhe o 7º Festival do Caracol.
Às 20h00 tem lugar a abertura dos festejos. Às 22h00 há baile com o conjunto FM Musik e a partir da 1h00, o DJ Vassalo promete dar música aos mais resistentes.
No sábado, a partir das 10h00, há jogo de futebol – Benfica X Sporting. Às 13h00 tem lugar o almoço convívio - aniversário do Rancho Folclórico Vale de Santarém. A partir das 16h30 há rally paper e a partir das 22h00, tem lugar a atuação da Banda ABS. A partir da 1h00, a música está a cargo do DJ Big Formiga.
No domingo, há passeio convívio de BTT, a partir das 10h00. Às 16h30 há aula de zumba, Insufláveis e espaço infantil. Às 22h00, os Newstardance – Clube e Paladinos do Futuro – Malhou sobem ao palco. Entradas Livres
Também de 28 de junho a 1 de julho, há Festas em honra de S. Pedro, em Valverde – Alcanede.
Na sexta-feira, a partir das 8h00, há Peditório com a Bandinha de Alcanede. Ás 22h30 há Karaoke com A. S. Karaoke.
No sábado, a alvorada tem lugar às 9h00 e Peditório com a Banda Filarmónica de Alcanede. A partir das14h00, há Recolha das fogaças e às 14h30, tem lugar a Eucaristia em honra de S. Pedro seguida de Procissão. Às16h00, tem lugar a Abertura do arraial e às 20h00, tem lugar a inauguração e Bênção da estátua de São Pedro. Pelas 20h30, tem lugar a Entrega da Bandeira. Às 21h00 tem lugar a Abertura do restaurante no CSRV. A partir das 22h30, há Baile com LF Music. A partir das 2h00, há música com o Dj Taminta.
No domingo, às 10h00, atua a Bandinha da Moca. Às10h30 há Jogo de futebol Solteiros X Casados e a partir das 12h00, Reabre o restaurante no CSRV. Pelas 14h30 há Eucaristia em honra de S. Pedro e às 16h00 há abertura do Arraial, com Quermesse, Danças Sevilhanas “Sabor Flamenco”, Artes Circenses “Sara e Paulo Animações”, Ilusionismo “Alexis Ricardo”, Espetáculo de Fogo “Quideia Animações”.
A partir das 20h00, tem lugar a reabertura do restaurante no CSRV. Às 22h00 há Baile com o grupo Tomix.
Na segunda-feira, dia 1 de julho, às 16h00, tem lugar a Abertura do arraialcom Quermesse e Jogos tradicionais. Às 19h00 há Sardinhada e a partir das 21h00, há Baile com Duo Pires. Pelas 23h00 há Sorteio das Rifas. Os festejos encerram às 2h00.
De 28 a 30 junho, as Fontainhas acolhem as Festas de Verão.
Às 18h00, tem lugar a Abertura do Arraial. A partir das 22h30 há Noite de Tunas By El Galego Lounge, com a TUFES - Tuna Feminina da Escola Superior de Educação de Santarém e a SCALABITUNA - Tuna do Instituto Politécnico de Santarém.
A partir da 1h00, a música está a cargo do DJ Kiká.
No sábado, às 9h30, há Torneio Relâmpago de Sueca e às16h00, tem lugar a atuação do Coro Juvenil do Círculo Cultural Scalabitano. A partir das 22h30, há El Galego 80's Night - David Antunes & Midnight Band. A partir da 1h00, a música está a cargo do DJ Fernandinho (80's).
No domingo, às 9h00, há Passeio BTT - Trilhos do Olival e às 16h00, Demonstração de Radio modelismo. A partir das 17h00, há Porco no Espeto - OFERTA À POPULAÇÃO.
Durante os 3 dias e a qualquer hora, há Bar, Música, Refeições, Petiscos e Quermesse.
Também de 28 a 30 de junho, a freguesia da Romeira está em Festa, numa organização da Sociedade Recreio e Educativa da Romeira.
Esta sexta-feira, dia 28, os Festejos – Salva de Morteiros, têm início às 19h30.
A partir das 20h30 a Noite é dedicada aos Santos Populares. Às 23h00, tem lugar um Concerto com a Banda BigShow e a partir das 3h00, a música está a cargo do Dj MP.
No sábado, há Alvorada às 08h30, às 09h00 há Rally Paper e às 18h00, há Aula de Zumba. A partir das 22h00, tem lugar uma demonstração de Dança – turma 11 do Centro Escolar Salgueiro Maia e às 23h00 há Concerto com a Banda Xeques. A partir das 03h00, o Dj Diogo M, dá música pela noite dentro.
No domingo, a Alvorada tem lugar às 8h30 e às 11h00, há Treinos livres – Carros de Rolamentos. Às14h00, tem lugar a 3 Corrida de Carrinhos de Rolamentos
e às 18h30, há Animação Musical com o Disco Energy.
Também no domingo, às 16h00, o Convento de S. Francisco vai ser palco do II Encontro de Coros Infanto-Juvenis, que conta com a participação do Coral Infantil e Juvenil de Ourém; Coral Harmonia Juvenil (Santiago do Cacém); Coro Infantil do Círculo Cultural Scalabitano e Coro Juvenil do Círculo Cultural Scalabitano.
O Círculo Cultural Scalabitano organiza um Pic Nic com Cesário Verde, em Casais da Aroeira (Paço) com início às 12h00. Inscrições abertas. Para além do Pic Nic, há animação cultural. “Tragam o pic nic e nós oferecemos a sobremesa.
Contributo simbólico: Pacote familiar [2 adultos+2crianças] 9€; Crianças até 12 anos: 2,5€; Adultos: 3€.
Também no domingo, o Centro Cultural Regional de Santarém organiza um Passeio com História ao Centro de Ciência Viva - Olhos D'Água.
A saída de Santarém tem lugar às 14h00, junto à antiga EPC - Escola Prática de Cavalaria. A visita das exposições tem lugar às 15h00. Há Lanche livre às16h30 e Passeio pedestre (facultativo) pelas nascentes do Alviela até às 18h45. O regresso está previsto por volta das 19h00. Tendo em conta que o Carsoscópio fica situado nas margens da Praia Fluvial dos Olhos de Água, quem quiser pode levar fato de banho e farnel.
Preço: 5,50€ (inclui viagem, entrada nas exposições do Carsoscópio)
Aproveite para visitar a Exposição “Passado Contínuo” - artes visuais- fotografia, desenho e pintura, da autoria de José Mateus, patente até dia 30 de junho, na Sala de Leitura Bernardo Santareno.
O tema desta exposição, é a continuidade do passado no presente, mesmo quando aparentemente isso passa despercebido. É uma arqueologia interior: explora memórias pessoais, associadas ao Ribatejo e às artes visuais. Divide-se em três projetos distintos — de fotografia, desenho e pintura — relacionados com a experiência recente de residência na região.
Passado contínuo representa assim um fio condutor de memória pessoal, que agrega experiência do mundo e trabalho artístico.
Horário: de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30 e aos sábados (SLBS) das 9h30 às 13h00
Até dia 14 de julho , aproveite para visitar a Exposição Janela da Memória de Carlos Gargaté, na Casa do Brasil.
“A leitura de um quadro – pintura/escultura – é sempre, para além do representado, o início de uma viagem afectada pela vivência de cada um. O observador procura incessantemente algo do seu próprio eu, condição da qual jamais se libertará. É essa fusão de sentimentos que adjectiva a imagem como a mais rica forma de comunicação, não só pela pluralidade de títulos possíveis, como pelos estados superiores da alma que proporciona. De todas as correntes artísticas, a arte fantástica é, sem dúvida, aquela que emerge do nosso eu mais profundo.
A obra do Carlos Gargaté, sem assumir grandes compromissos, o que lhe dá mais genuinidade, faz parte desse mundo fantástico, onde o sonho jamais morre e a nostalgia aflora nos mais pequenos pormenores da sua composição.”