NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 28 de Junho de 2013
SANTAREM: Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

 

 Esta sexta-feira, dia 28 de junho, às 17h30, o grupo AN!MAL apresenta para o público escolar a peça “Às escuras”, de Davey Anderson, no Teatro Taborda - Círculo Cultural Scalabitano. 

O Grupo Juvenil ANIMAL – Oficina de Teatro do Círculo Cultural Scalabitano, depois da bem sucedida estreia no passado dia 26 de abril, apresenta uma vez mais a peça "Às Escuras" , de Davey Anderson, com encenação de Rui Lopes, agora para público escolar, todas as sextas-feiras, às 17h30, no Círculo Cultural Scalabitano.

 "Às Escuras", de Davey Anderson (com tradução de Mariana Vieira) baseia-se na história verdadeira de um rapaz de 15 anos, de Glasgow, acusado de tentativa de homicídio. Já na prisão, tenta reconstruir os acontecimentos da sua vida que o trouxeram a uma cela na prisão e ameaçam conservá-lo ali. É uma peça curta que produz um forte impacto emocional com a sua economia estilística e narrativa afiada, um concerto de vozes que pode materializar-se de mil maneiras diferentes. A representação, o texto e, os efeitos do vídeo e da cenografia criaram momentos belos e fortes.”

A encenação é de Rui Lopes e os atores são os jovens promissores Carolina Lopes e Jorge Palma. Preço: 1,5/jovem. Para mais informações e reservas: 243 321 150 (Círculo Cultural Scalabitano - das 14h00 às 20h00). 

 Também esta sexta-feira, há Ateliers de Verão, no Conservatório de Música de Santarém, às14h30 e às 17h30, para crianças que frequentaram o 1º Ciclo do Ensino Básico.

Informações: 243 327 070/ 915335478 - conservatoriosantarem@gmail.com

 Esta sexta-feira, têm início as Festas Populares 2013 em Póvoa do Conde, Abitureiras, que conta com Quermesse, Bar Jovem, Restaurante, Serviço de Bar e bons Petiscos. A partir das 22h00, há Baile com o Grupo Musical Star.

 A festa prossegue no sábado, às14h00, com Prova de Downhill (inscrições abertas) e às 22h30, há Baile com a Banda Império, No domingo, a partir das 9h00, há Caminhada e Passeio de BTT (inscrições abertas) e a partir das 15h30, Grandiosa Largada à Corda pelas ruas da aldeia. Às 22h00 Baile com o vocalista e teclista André Cardoso.

 A Casa Museu Passos Canavarro vai ser palco de um “Jantar Medieval”, pela mão do Chef Willy Bya. Inscrições para o jantar devem ser feitas para o e-mail: casa-museu@fundacaopassoscanavarro.pt - 20 euros.

 Esta sexta-feira, tem início, a 7ª edição das Tasquinhas do Alviela, no Jardim de S. Vicente, em S. Vicente do Paúl. 

Às 20h00 tem lugar a Receção Solene às Entidades Oficiais e convidados, seguida da abertura das Tasquinhas ao público, desfile de Campinos, com a presença dos “Camponeses de S. Vicente do Paúl” e Baile com a Banda “Os Caranbolas”. A partir das 22h00, há animação com a Banda “Bico D’Obra” e partir das 2h00, a animação Musical está a cargo da Tasquinha “Bispos do Asfalto”.

 A Festa prossegue no sábado e domingo. No sábado, a partir das 12h30, tem lugar a abertura das Tasquinhas ao público. A partir das 15h00 há Jogos Tradicionais. Às 17h00 há Animação com a Banda “Os Caranbolas” e atividades várias. A partir das 19h000, tem lugar a atuação da Escola de Danças de Salão do Clube de Andebol de S. Vicentense. Às 21h00 será feita uma Homenagem pela Equipa de Futsal (Clube de Andebol de S. Vicentense) - Campeão Distrital 2ª Divisão 2012/2013, ao Atleta Gabriel Cipriano Vidal, 1º atleta Internacional Futsal Sub21 da Associação de Futsal de Santarém. A partir das 22h00 há Baile com a Banda “Omega” e às 2h00 há Animação Musical (Tasquinha “Bispos do Asfalto).

 No domingo, há Missa na Igreja Matriz às10h30 e às 12h30, as tasquinhas abrem ao público. Às15h00, há Desfile Etnográfico pelos Ranchos participantes no “Festival Nacional de Folclore do Alviela” e entrega de lembranças e às 15h30 tem início o Festival que conta com a participação dos seguintes grupos: Rancho Folclórico “Os Camponeses de S. Vicente do Paúl”, Grupo Folclórico Senhora da Saúde” – Fermentelos – Águeda, Grupo Cultural e Recreativo da Freguesia de Azere – Tábua, Rancho Etnográfico “Os Camponeses” de Arraiolos, Rancho Folclórico “Roda Vira” do Telheiro – Macieira – Ira.

 ÀS 22h00, há Baile com “Madeira Show” e suas bailarinas, à 1h00 tem lugar o encerramento Solene das Tasquinhas 2013 com entrega de Diplomas de Participação às Associações e às 1h30, há Fogo de artifício no “Jardim de S. Vicente”.

 No sábado, dia 29 de junho, a partir das 11h30, há Teatro de Fantoches, na Livraria Aqui Há Gato. Entrada Livre

“Uma história que vai encantar crianças e adultos! Formas animadas que nos trazem a beleza da conjugação das artes plásticas com o teatro e a literatura para a infância.” 

 Às11h30 e 16h00, há Hora do Conto, na Livraria Aqui Há Gato.

 “Vamos ouvir histórias que nos fazem sonhar, rir, pensar e imaginar. Momentos que nos fazem acreditar que o mundo da fantasia pode estar tão perto...” Dos 0 aos 80! Entrada livre

 Às12h00 e 16h30 há Oficinas de Arte, na Livraria Aqui Há Gato.

 “Com muita arte e imaginação vamos por as mãos à arte, e sentir que todos nós somos artistas!” (Oficinas de Expressão Plástica, ver programa especifico em www.aquihagato.org) Preço - 6

 Também no sábado, dia 29 e no domingo, dia 30 de junho, das 10h00 às19h00, a Casa Museu Passos Canavarro, organiza a 2ª edição das Artes na Alcáçova - Feira de artes e exposição/feira de artes no jardim na Casa-Museu.

Esta nova iniciativa procura promover a exposição e comercialização de peças de autor e de design contemporâneos. Nesta 2ª edição, há pintura, livros, design, trabalhos de costura, ofícios, desfile de moda e joalharia, música, espetáculo de música e animações várias. Há também espaço para petiscos, ervas aromáticas, num ambiente acolhedor como o deste jardim! Entrada ao público: gratuita (as visitas guiadas, 11hh00 e 15hh00, estão sujeitas ao pagamento habitual)

 A partir das 21h30, o Convento de S. Francisco acolhe o XXV Intercâmbio de Freguesia de S. Salvador / Salvador.

 A Junta de Freguesia de S. Salvador de Santarém realiza este intercâmbio de Freguesia de S. Salvador /Salvador, que conta com a participação Cultural das Freguesias de Ílhavo - Fadista António Machado, de Serpa - Grupo Musical O Cruzeiro), de Beja - Em Tons de Fado, de Torres Novas - Fadista Ana Dória, de Briteiros – Guimarães - Grupo da Terra Cantando Quadras Populares) e Junta de Freguesia de S. Salvador-Santarém - Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra do Centro Cultural Regional de Santarém.

 Também no sábado, o Teatro Sá da Bandeira acolhe o espetáculo - Alma de Coimbra. 

Antigos alunos da Universidade de Coimbra, hoje dispersos pelo País, encontraram na música um espaço agregador e propiciador do cultivo dos ideais que pautaram os seus anos de vida académica. Tendo como núcleo central um coro masculino, as suas apresentações incluem, por norma, as guitarras e os fados de Coimbra.

Assente no talento e na criatividade do seu maestro, procuram a divulgação dos poetas, autores e intérpretes portugueses ou de língua portuguesa, tanto no país como além-fronteiras. É, nesta medida, assumidamente, um projeto ao serviço da cultura portuguesa no quadro dos valores essenciais da Lusofonia.

 Também no sábado, a partir das 21h30, o Jardim da liberdade acolhe o Festival da Aldeia à Cidade, numa organização do Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito.

 Este ano marcam presença o Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito, o Rancho Tradicional de Cinfães, o Rancho Folclórico “As Lavadeiras” de Asseiceira, o Grupo Folclórico e Etnográfico Amigos de Montenegro, o Grupo Folclórico “Os Saloios” da Póvoa da Galega, e o Rancho Folclórico da Vila do Cano.

 De sexta-feira, dia 28, até domingo, a Sede do Rancho Folclórico do Vale de Santarém, acolhe o 7º Festival do Caracol.

 Às 20h00 tem lugar a abertura dos festejos. Às 22h00 há baile com o conjunto FM Musik e a partir da 1h00, o DJ Vassalo promete dar música aos mais resistentes.

 No sábado, a partir das 10h00, há jogo de futebol – Benfica X Sporting. Às 13h00 tem lugar o almoço convívio - aniversário do Rancho Folclórico Vale de Santarém. A partir das 16h30 há rally paper e a partir das 22h00, tem lugar a atuação da Banda ABS. A partir da 1h00, a música está a cargo do DJ Big Formiga.

 No domingo, há passeio convívio de BTT, a partir das 10h00. Às 16h30 há aula de zumba, Insufláveis e espaço infantil. Às 22h00, os Newstardance – Clube e Paladinos do Futuro – Malhou sobem ao palco. Entradas Livres

 Também de 28 de junho a 1 de julho, há Festas em honra de S. Pedro, em Valverde – Alcanede.

 Na sexta-feira, a partir das 8h00, há Peditório com a Bandinha de Alcanede. Ás 22h30 há Karaoke com A. S. Karaoke.

 No sábado, a alvorada tem lugar às 9h00 e Peditório com a Banda Filarmónica de Alcanede. A partir das14h00, há Recolha das fogaças e às 14h30, tem lugar a Eucaristia em honra de S. Pedro seguida de Procissão. Às16h00, tem lugar a Abertura do arraial e às 20h00, tem lugar a inauguração e Bênção da estátua de São Pedro. Pelas 20h30, tem lugar a Entrega da Bandeira. Às 21h00 tem lugar a Abertura do restaurante no CSRV. A partir das 22h30, há Baile com LF Music. A partir das 2h00, há música com o Dj Taminta.

No domingo, às 10h00, atua a Bandinha da Moca. Às10h30 há Jogo de futebol Solteiros X Casados e a partir das 12h00, Reabre o restaurante no CSRV. Pelas 14h30 há Eucaristia em honra de S. Pedro e às 16h00 há abertura do Arraial, com Quermesse, Danças Sevilhanas “Sabor Flamenco”, Artes Circenses “Sara e Paulo Animações”, Ilusionismo “Alexis Ricardo”, Espetáculo de Fogo “Quideia Animações”.

 A partir das 20h00, tem lugar a reabertura do restaurante no CSRV. Às 22h00 há Baile com o grupo Tomix.

 Na segunda-feira, dia 1 de julho, às 16h00, tem lugar a Abertura do arraialcom Quermesse e Jogos tradicionais. Às 19h00 há Sardinhada e a partir das 21h00, há Baile com Duo Pires. Pelas 23h00 há Sorteio das Rifas. Os festejos encerram às 2h00.

 De 28 a 30 junho, as Fontainhas acolhem as Festas de Verão.

 Às 18h00, tem lugar a Abertura do Arraial. A partir das 22h30 há Noite de Tunas By El Galego Lounge, com a TUFES - Tuna Feminina da Escola Superior de Educação de Santarém e a SCALABITUNA - Tuna do Instituto Politécnico de Santarém.

A partir da 1h00, a música está a cargo do DJ Kiká.

 No sábado, às 9h30, há Torneio Relâmpago de Sueca e às16h00, tem lugar a atuação do Coro Juvenil do Círculo Cultural Scalabitano. A partir das 22h30, há El Galego 80's Night - David Antunes & Midnight Band. A partir da 1h00, a música está a cargo do DJ Fernandinho (80's).

 No domingo, às 9h00, há Passeio BTT - Trilhos do Olival e às 16h00, Demonstração de Radio modelismo. A partir das 17h00, há Porco no Espeto - OFERTA À POPULAÇÃO.

 Durante os 3 dias e a qualquer hora, há Bar, Música, Refeições, Petiscos e Quermesse.

 Também de 28 a 30 de junho, a freguesia da Romeira está em Festa, numa organização da Sociedade Recreio e Educativa da Romeira.

 Esta sexta-feira, dia 28, os Festejos – Salva de Morteiros, têm início às 19h30.

A partir das 20h30 a Noite é dedicada aos Santos Populares. Às 23h00, tem lugar um Concerto com a Banda BigShow e a partir das 3h00, a música está a cargo do Dj MP.

 No sábado, há Alvorada às 08h30, às 09h00 há Rally Paper e às 18h00, há Aula de Zumba. A partir das 22h00, tem lugar uma demonstração de Dança – turma 11 do Centro Escolar Salgueiro Maia e às 23h00 há Concerto com a Banda Xeques. A partir das 03h00, o Dj Diogo M, dá música pela noite dentro.

 No domingo, a Alvorada tem lugar às 8h30 e às 11h00, há Treinos livres – Carros de Rolamentos. Às14h00, tem lugar a 3 Corrida de Carrinhos de Rolamentos

e às 18h30, há Animação Musical com o Disco Energy.

 Também no domingo, às 16h00, o Convento de S. Francisco vai ser palco do II Encontro de Coros Infanto-Juvenis, que conta com a participação do Coral Infantil e Juvenil de Ourém; Coral Harmonia Juvenil (Santiago do Cacém); Coro Infantil do Círculo Cultural Scalabitano e Coro Juvenil do Círculo Cultural Scalabitano.

 O Círculo Cultural Scalabitano organiza um Pic Nic com Cesário Verde, em Casais da Aroeira (Paço) com início às 12h00. Inscrições abertas. Para além do Pic Nic, há animação cultural. “Tragam o pic nic e nós oferecemos a sobremesa.

Contributo simbólico: Pacote familiar [2 adultos+2crianças] 9; Crianças até 12 anos: 2,5; Adultos: 3€.

 Também no domingo, o Centro Cultural Regional de Santarém organiza um Passeio com História ao Centro de Ciência Viva - Olhos D'Água.

A saída de Santarém tem lugar às 14h00, junto à antiga EPC - Escola Prática de Cavalaria. A visita das exposições tem lugar às 15h00. Há Lanche livre às16h30 e Passeio pedestre (facultativo) pelas nascentes do Alviela até às 18h45. O regresso está previsto por volta das 19h00. Tendo em conta que o Carsoscópio fica situado nas margens da Praia Fluvial dos Olhos de Água, quem quiser pode levar fato de banho e farnel.

Preço: 5,50 (inclui viagem, entrada nas exposições do Carsoscópio)

Aproveite para visitar a Exposição “Passado Contínuo” - artes visuais- fotografia, desenho e pintura, da autoria de José Mateus, patente até dia 30 de junho, na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

O tema desta exposição, é a continuidade do passado no presente, mesmo quando aparentemente isso passa despercebido. É uma arqueologia interior: explora memórias pessoais, associadas ao Ribatejo e às artes visuais. Divide-se em três projetos distintos — de fotografia, desenho e pintura — relacionados com a experiência recente de residência na região.

 Passado contínuo representa assim um fio condutor de memória pessoal, que agrega experiência do mundo e trabalho artístico.

 Horário: de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30 e aos sábados (SLBS) das 9h30 às 13h00

 Até dia 14 de julho , aproveite para visitar a Exposição Janela da Memória de Carlos Gargaté, na Casa do Brasil.

 “A leitura de um quadro – pintura/escultura – é sempre, para além do representado, o início de uma viagem afectada pela vivência de cada um. O observador procura incessantemente algo do seu próprio eu, condição da qual jamais se libertará. É essa fusão de sentimentos que adjectiva a imagem como a mais rica forma de comunicação, não só pela pluralidade de títulos possíveis, como pelos estados superiores da alma que proporciona. De todas as correntes artísticas, a arte fantástica é, sem dúvida, aquela que emerge do nosso eu mais profundo.

A obra do Carlos Gargaté, sem assumir grandes compromissos, o que lhe dá mais genuinidade, faz parte desse mundo fantástico, onde o sonho jamais morre e a nostalgia aflora nos mais pequenos pormenores da sua composição.”

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 18:23
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Setembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

Traga as suas plantas par...

Município do Entroncament...

ExpoAlcanede dá a conhece...

Casa cheia em Benavente p...

Município da Chamusca ala...

Inscrições para a Univers...

Município do Entroncament...

JORNADAS DE CULTURA ATÉ 2...

Festival de música Cartax...

Tertúlia Festa Brava orga...

“Quando ela… é ele!” teat...

Professores dos 3 Agrupam...

CARTAXO VOLTA A APRESENTA...

Jovens atores da Chamusca...

Tomar dá o corpo ao manif...

Programa de Educação Pare...

“Chamusca das Três Graças...

ERROS GROSSEIROS NA ELABO...

Festival de música Cartax...

Há apoios do Portugal 202...

‘Santarém em Cena’ reúne ...

Teatro Sá da Bandeira ini...

Ceyceyra Medieval a 21 e ...

TEMAS DE SAÚDE: Doente on...

"O medo tem alguma utilid...

Município de Azambuja ass...

Ano letivo 2019-2020 arra...

Tomar – Prisão preventiva...

Arroz é rei em novo event...

PSD visita operação de li...

arquivos

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds