NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Terça-feira, 31 de Dezembro de 2013
CARTAXO: PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO DO CCC

 

Concerto de Ano Novo, “A Loucura dos 50” e a tertúlia “José Raposo Convida” marcam a programação do primeiro mês de 2014

 

Como forma de dar as boas-vindas ao novo ano de 2014, o Centro Cultural do Cartaxo (CCC) abre as suas portasno dia 4 de janeiro aos músicos da Banda da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense. O Concerto de Ano Novo começa às 21h30 e tem entrada livre.

 

É também neste primeiro mês do ano, no dia 11, pelas 15h00, que tem lugar o lançamento do livro "Degraus e Marcos da Vida", de José Caria Luís, editado pela Chiado Editora.

 

A comédia “A Loucura dos 50” vai estar em cena no CCC nos dias 18 e 19, com sessões às 21h30 e 16h00, respetivamente. Interpretada por Almeno Gonçalves, António Melo, Fernando Ferrão e Joaquim Nicolau, a peça leva o espetador, durante uma hora e meia, a fazer uma viagem cómica – mas ao mesmo tempo real – pelo universo dos homens de 50 anos.

 

Cinco artistas recolheram retratos de pessoas residentes no concelho do Cartaxo, pintaram a partir dessa recolha e agora vão mostrar os seus trabalhos no CCC. A coletiva de pintura, intitulada “Retratos CTX”, é inaugurada no dia 25, pelas 21h30, e estará patente ao público até 16 de março.

 

Como habitualmente acontece no último domingo de cada mês, a tertúlia “José Raposo Convida” propõe uma conversa com uma personalidade do meio artístico. Desta vez, no dia 26, a convidada será Mariema, considerada “uma das últimas grandes vedetas da Revista à Portuguesa”.

 

No que respeita a cinema, o CCC apresenta nos meses de janeiro e fevereiro o Ciclo Goethe Institut. Os filmes serão exibidos à sexta-feira, às 22h00, serão legendados em português e as sessões têm entrada livre. Neste mês de janeiro é possível assistir às seguintes produções: “Goodbye Lenine” (dia 3); “Asas do Desejo” (dia 10); “Nono Dia” (dia 17); “Lições da Escuridão” (dia 24); e “A Felicidade de Emma” (dia 31).

 

Nas Quintas de Cinema Português, “Cara a Cara”, de Margarida Leitão, é o filme que será exibido neste mês de janeiro, no dia 30, às 21h30.

 

CÂMARA DO CARTAXO APROVA NOVA ESTRUTURA ORGÂNICA

Prestar um melhor serviço aos munícipes, às empresas e às instituições é um dos principais objetivos do executivo

 

O executivo da Câmara Municipal do Cartaxo aprovou, por unanimidade, a alteração à organização, estrutura e funcionamento dos serviços municipais, na reunião extraordinária realizada no dia 30 de dezembro.

 

Um dos objetivos definidos para este mandato pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro, foi desde logo a reorganização dos serviços municipais, com vista a uma maior adequação da estrutura à realidade dos serviços e a uma maior valorização e motivação dos recursos humanos para a prestação de um melhor serviço aos munícipes, às empresas e às instituições.

 

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro,  sublinhou que a revisão orgânica foi um trabalho desenvolvido internamente, pelos técnicos da autarquia, “que desde a primeira hora estiveram envolvidos na criação de uma estrutura que permitisse tornar os serviços mais ágeis e eficazes, que melhor respondesse aos desafios de cada área de trabalho e, consequentemente, proporcionasse uma melhor resposta aos munícipes”. 

 

A estrutura orgânica da Câmara Municipal passa a ser composta por sete unidades orgânicas flexíveis, conforme deliberação da Assembleia Municipal de 19 de dezembro de 2012. São elas a Divisão de Administração Geral e Recursos Humanos, a Divisão de Gestão e Finanças, a Divisão de Planeamento e Administração Urbanística, a Divisão de Ambiente, Obras e Equipamentos Municipais e a Divisão de Desenvolvimento Económico e Social. A estrutura comporta ainda o Serviço Municipal de Proteção Civil e o Serviço Veterinário Municipal.

 

Pedro Magalhães Ribeiro destacou também como uma das grandes mais-valias desta nova estrutura orgânica o facto dos serviços operacionais passarem a estar centralizados numa única área – Divisão de Ambiente, Obras e Equipamentos Municipais.

 

Uma das áreas que o executivo pretente tornar “bastante ativa” é a Divisão de Desenvolvimento Económico e Social, afirmou Pedro Magalhães Ribeiro, da qual fará parte uma área de trabalho ligada ao empreendedorismo, que irá privilegiar o apoio às empresas e à economia local, focando-se igualmente na apresentação do município a potenciais investidores e funcionando como “uma estrutura facilitadora de negócios”.

 

 

 

CÂMARA  APROVA ORÇAMENTO E GRANDES OPÇÕES DO PLANO PARA 2014

Difícil situação financeira da Câmara exige “enorme esforço de contenção” e uma clara definição de prioridades em 2014

 

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) da Câmara Municipal do Cartaxo para 2014 foram aprovados por maioria no dia 30 de dezembro, quer pelo executivo camarário, quer pela Assembleia Municipal.

 

O orçamento para 2014 tem o valor de 76.775.204 euros, sendo “o maior de sempre, pelas piores razões”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro.

 

“É o orçamento da dívida e da incerteza. Mandam as boas práticas de qualquer escola de gestão que se comece a elaborar um orçamento pelo lado da receita e que se ajuste a despesa à receita que é previsível. Mas com a insustentável situação financeira que temos, fomos obrigados a contrariar a regra contabilística”, assumiu Pedro Magalhães Ribeiro, explicando que neste orçamento de cerca de 76,7 milhões de euros, perto de 57 milhões correspondem a dívida acumulada dos anos anteriores, excluindo a dívida da empresa municipal Rumo 2020, EM.

 

O presidente da Câmara Municipal esclareceu ainda que há apenas a expetativa de arrecadar cerca de 25% da receita que consta no orçamento e que “a restante receita poderá ser caracterizada por um grau elevado de incerteza”, uma vez que 41,5 milhões de euros dizem respeito ao PAEL (Programa de Apoio à Economia Local) e ao Plano de Reequilíbrio Financeiro e 15,3 milhões à rentabilidade do Parque de Estacionamento Subterrâneo, de acordo com estudo de viabilidade económica realizado pelo anterior executivo camarário.

 

“Nós temos o dever de falar verdade e não vender ilusões às pessoas. Temos de aprender com o passado, recolher ensinamentos e não voltar a repeti-los”, afirmou o autarca.

 

O ano de 2014 será de grande incerteza, mas também de grande esforço de contenção. “Perante esta realidade, a chave da resolução dos problemas de estrangulamento financeiro está do lado da despesa. Temos de fazer um enorme esforço de contenção, ter uma definição clara das prioridades e gerir muito bem os parcos recursos que temos, centrando sempre a nossa ação na resolução dos reais problemas das pessoas”, adiantou Pedro Magalhães Ribeiro.

 

O presidente da Câmara está também consciente de que o PAEL não irá resolver todos os problemas da autarquia, mas será importante enquanto “balão de oxigénio para aliviar as dificuldades da economia local”, que também tem vindo a ser prejudicada pelo atraso de anos nos pagamentos a fornecedores.

 

Perspetiva-se que a Câmara do Cartaxo possa vir igualmente a beneficiar de um novo instrumento que o Governo está a criar, o Fundo de Apoio Municipal, destinado a apoiar as autarquias com maiores dificuldades financeiras – uma solução apresentada na reunião que o presidente da Câmara teve com o Secretário de Estado da Administração Local.

 

De realçar que durante os meses de novembro e dezembro o presidente da Câmara promoveu reuniões de trabalho sobre as opções orçamentais com todas as forças políticas do município, independentemente da sua representação nos órgãos autárquicos, porque entende que “a promoção de uma participação alargada e o envolvimento de todos no nosso futuro coletivo são fundamentais para se enfrentar a situação gravíssima das finanças municipais”.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 14:47
link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
Novembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9


17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


posts recentes

NERSANT apresenta tendênc...

74º Aniversário do Concel...

Azambuja é o município co...

Mercados de Natal em Deze...

Câmara Municipal de Salva...

É pró menino e prá menina...

CÂMARA MUNICIPAL COM VAGA...

Município de Azambuja ina...

Município do Entroncament...

Premiados Concursos Nacio...

Município do Entroncament...

Continuam os convívios de...

Ribatejo apresenta-se com...

Junta de Freguesia de Alc...

Comemoração do Dia Mundia...

Liga de Amigos da Secção ...

Câmara de Azambuja aprovo...

Município de Azambuja com...

Avisan’19 recebe Exposiçõ...

Município da Chamusca pro...

MUNICÍPIO DO CARTAXO CELE...

Câmara Municipal de Salva...

“Dia do Refeitório Aberto...

“É pró menino e prá menin...

CA Juniores dá asas à ima...

...

Rita Redshoes trouxe proj...

Porque nos perdemos dentr...

Obras avançam na Encosta ...

Uma viagem multissensoria...

arquivos

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds