NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 4 de Dezembro de 2009
BENAVENTE-Alguns assuntos de agenda (última reunião privada da Câmara Municipal)

 

ELEIÇÃO DOS VOGAIS DA JUNTA DE FREGUESIA DA BARROSA – PONTO DA SITUAÇÂO:

O executivo camarário tomou conhecimento do ofício enviado pela Junta de Freguesia da Barrosa onde informam que não foi possível chegar a um entendimento para a eleição dos vogais e constituição do executivo da Junta de Freguesia da Barrosa e que, assim sendo, o assunto foi remetido à Governadora Civil para a resolução definitiva.

O Presidente informou o restante executivo das diligências efectuadas pela Governadora Civil sobre a matéria em causa, que tem acompanhado com preocupação.

Deu nota que, a pedido da Governadora Civil, através do seu Chefe de Gabinete, foi solicitada uma reunião com os três cabeças das listas à assembleia de freguesia, que teve lugar no passado dia 28 de Novembro, na expectativa de poder conduzir à formação de um executivo estável que desse garantias de poder funcionar nos próximos quatro anos.

Porém, ouvidas as posições de cada um dos cabeças de lista, concluiu-se não ser possível uma base de negociação.

Referiu que tinha feito questão de lembrar a situação em que se encontra a Presidente da Junta de Freguesia que, apesar de empossada para o cargo, não tem qualquer poder para o exercício de competências, nomeadamente, para abrir uma conta bancária em nome da autarquia. Da mesma forma, não tem quaisquer actos delegados que permitam, sequer, pagar as remunerações aos trabalhadores, pelo que, presentemente, estão por pagar vencimentos e outras despesas correntes. 
 

Na mesma reunião, foi estabelecido um prazo até à próxima sexta-feira, 4 de Dezembro, para se comunicar à Governadora Civil uma eventual evolução da situação e a possibilidade de formar um executivo.

O Presidente considerou que o próximo dia 4 de Dezembro será uma data limite, porquanto a perpetuar-se a actual situação, existirão famílias que, sem qualquer culpa, ficarão em dificuldades, porque vivem exclusivamente do seu salário.

Crê  que há, ainda, esperança de poder ser encontrada uma solução para o problema, caso contrário terá de ocorrer a renúncia aos mandatos por parte de algumas forças políticas, de forma a ser criada uma comissão administrativa.

Considerou que a manter-se esta situação “ad aeternum”, a população não irá perceber nunca as razões da paralisação completa da Junta de Freguesia. 
 

Acrescentou que a Câmara Municipal está a assegurar aquilo que são as suas próprias competências, nomeadamente, no funcionamento do refeitório escolar. Também está a avançar na contratualização da iluminação de Natal, pelo que, se a partir da próxima sexta-feira, não se vislumbrar uma solução, a Câmara Municipal terá também de assegurar a gestão e conservação do cemitério, bem como tudo o que englobe os protocolos estabelecidos com a Junta de Freguesia.

Lamentou que a Câmara Municipal, para além das competências, não possa avocar também os funcionários afectos às mesmas.

Foi ainda aventada pelo Chefe de Gabinete do Governo Civil, a possibilidade de delegação da competência na Presidente da Junta que permitisse a abertura de uma conta bancária, bem como dos poderes necessários para pagamento de vencimentos. Tal situação veio a mostrar-se impraticável, porque é ilegal, por não ter ocorrido, ainda, a instalação da Junta de Freguesia.

Espera que o bom senso presida e se encontre uma solução até sexta-feira próxima, que viabilize o funcionamento da Junta de Freguesia. 
 
 

FESTAS DE NATAL NO MUNICÍPIO: 
 

O executivo camarário deliberou, por unanimidade, aprovar a proposta de realização das Festas de Natal no Município, e assumir os respectivos encargos.

As “Festas de Natal” promovidas pela Câmara Municipal de Benavente e pelas Juntas de Freguesia do Concelho, têm a participação da Associação Teatral “Revisteiros” com a peça “D.Terra e Seus Tremores”, e terão, de acordo com a reunião havida com as Juntas de Freguesia do Concelho, o seguinte calendário: 
 

Junta de Freguesia da Barrosa

12 de Dezembro

16.00 horas – Centro Social da Barrosa 
 

Junta de Freguesia de Benavente

(dia a definir) Dezembro

16.00 horas – Centro Social de Foros da Charneca 
 

19 de Dezembro

17.30 horas – Auditório da Liga de Melhoramentos da Coutada Velha 
 

20 de Dezembro

14.30 horas – Cine-Teatro de Benavente 
 

Junta de Freguesia de Samora Correia

9 de Dezembro

Centro Cultural de Samora Correia 
 

10 de Dezembro

Salão da AREPA 
 

Junta de Freguesia de Santo Estêvão

19 de Dezembro

11.00 horas – Centro Social de Foros de Almada

14.30 horas – Sociedade Filarmónica de Santo Estêvão 
 
 

ESTREIA DA PEÇA  “CENAS DE UM TERRAMOTO”: 
 

A vereadora Ana Casquinha felicitou o escritor Domingos Lobo e o Grupo de Teatro SobreTábuas, pela estreia da peça “Cenas de um Terramoto”, a seu ver bem conseguida, que além de representar a realidade das populações do concelho que sofreram as agruras do terramoto do dia vinte e três de Abril de mil novecentos e nove, fez um excelente enquadramento da realidade social e política do início do século XX.

Estão de parabéns todos aqueles que participaram, tendo sido realmente um bom espectáculo e um bom serão de sábado para quem se deslocou ao Cine-Teatro de Benavente.

A vereadora com o pelouro da cultura, Gabriela dos Santos felicitou igualmente o Grupo de Teatro SobreTábuas, pelo espectáculo que proporcionou com a estreia desta peça.

FELICITAÇÕES À BIBLIOTECA “CARLOS E ODETE GASPAR” E AO DEPARTAMENTO DE CULTURA DA CÂMARA MUNICIPAL DE BENAVENTE 
 

A vereadora Ana Casquinha endereçou felicitações à Biblioteca “Odete e Carlos Gaspar” e ao Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Benavente, por três situações:

1.ª Pela reedição da XI Feira do Livro, que vai decorrer até ao dia 13 de Dezembro e tem sido uma iniciativa que, ao longo dos anos tem vindo a crescer, sobretudo com a participação dos mais novos, o que considerou muito auspicioso; 
 

2.ª Pelo lançamento, no sábado anterior, do livro “A Luz da Cal ao Canto do Lume”, obra da qual teve oportunidade de fazer uma leitura transversal e que considerou uma pérola da tradição oral do concelho de Mora, publicado pela escritora Joaninha Duarte, que tem colaborado esporadicamente com a Câmara Municipal de Benavente; 
 

3.º Pela sessão de contos com a mesma autora Joaninha Duarte, numa iniciativa louvável e de se manter e propôs algo do género no concelho.

O Presidente considerou que a recolha de tradições orais é uma questão a abordar com os serviços, para avaliar da possibilidade de, mediante os quadros de pessoal existentes, efectuar algum trabalho naquele sentido, aproveitando a magnífica experiência de Mora, sendo do seu conhecimento que já existe alguma recolha efectuada.

Afirmou, que também ele fica deliciado ao ouvir os contos trazidos pela Joaninha Duarte, durante os contactos e na ligação que tem com os projectos do Município e com as escolas. 
 

EDIÇÃO DO LIVRO “VARANDAS DE LUAR” – FELICITAÇÕES À AUTORA: 
 

A vereadora Gabriela dos santos endereçou felicitações à escritora Dalila Baião, de Santo Estêvão, pela edição do seu livro “Varandas de Luar”, cujo lançamento decorreu no Palácio Galveias e para o qual a Câmara Municipal foi convidada. 
 

PONTO DE SITUAÇÃO DO PARQUE DE PESADOS DA MURTEIRA: 
 

Respondendo a uma solicitação da vereadora Ana Casquinha, o Presidente afirmou ser necessário que a Câmara Municipal estabeleça as pontes necessárias com a Associação de Motoristas, tendo mostrado alguma disponibilidade para poder colaborar no encontro de soluções, inclusivamente através da criação das condições para que alguém possa fazer esse controle através de videovigilância, que resulta muito mais acessível do que manter uma vigilância permanente, tanto mais que os motoristas dizem não poder pagar os valores inerentes a tal serviço.

A responsabilidade do parqueamento daquelas viaturas é das próprias empresas, não podendo tal ocorrer nas ruas de aglomerados urbanos, sobretudo quando efectuam o transporte de matérias-primas perigosas, situações que se verificam no perímetro urbano de Samora Correia, tendo a Câmara Municipal que tomar providências, a todo o custo, por forma a evitar que lhe sejam imputadas responsabilidades pela ocorrência de um desastre qualquer.

Referiu que a GNR, perante a colocação de proibições de estacionamento colocadas em determinadas zonas, vai ter mesmo que actuar, com prioridade fundamental para aqueles que transportam matérias-primas perigosas ou combustíveis.

Concluiu, afirmando que a Câmara Municipal fará todo o possível para encontrar os mecanismos que permitam aliviar algumas preocupações da população, relacionados com a sua tranquilidade e sossego, porquanto muitas das viaturas saem durante a noite, a qualquer hora, e têm um período de aquecimento dos motores, o que é sempre perturbador.  
 

Sobre a mesma matéria, o vereador Carlos Coutinho informou que a Câmara Municipal tem vindo a tentar sensibilizar os motoristas de pesados de Samora Correia para a utilização do parque da Murteira, estando já a GNR a agir mediante a autuação de algumas viaturas que vai encontrando estacionadas em zonas onde tal não é possível.

No entanto, segundo o vereador, apenas se vem verificando que os motoristas vão alterando os locais de estacionamento, pelo que a Câmara Municipal está a proceder no sentido de ser colocada a sinalização correspondente, para que em toda a zona de Samora Correia não seja permitido o estacionamento, à semelhança do que já se verifica no Bairro Nossa Senhora de Oliveira.

Crê que o piso não oferece problemas de drenagem, comportando-se correctamente até há bem pouco tempo. Relativamente ao escoamento das águas, o piso possui as pendentes necessárias e o esquema de drenagem perfeitamente definido, com uma camada substancial e adequada para suportar veículos pesados, desde que não sejam utilizadas tracções muito fortes, tendo o trabalho sido desenvolvido por forma a que em qualquer momento, e quando tal se decida, proceder à colocação de betuminoso. 
 
 
 

Sem outro assunto de momento

Com os melhores cumprimentos

                                                  O Presidente da Câmara Municipal 
 
 

                                                                             (António José Ganhão) 
 
 



publicado por Noticias do Ribatejo às 19:09
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Julho 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13


22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


posts recentes

Palavras

Ludmilla na primeira edi...

INAUGURAÇÃO DE PARQUE INF...

“Retiro do Torricado” em ...

Candidate-se ao Prémio de...

Festival Street Food e So...

Reabilitação do espaço ex...

Associação Cultural e Rec...

Marinhais – Detido por po...

Linhas de crédito para fi...

Município do Entroncament...

Ofertas de Emprego

WORKSHOP DE NUTRIÇÃO

ARTES & SONS - 20 E 21 DE...

Rancho da Casa do Povo de...

Câmara Municipal do Entro...

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVA...

Tertúlia Festa Brava orga...

Exposição de Rui Algarvio...

REI E RAINHA DAS VINDIMAS...

In. Santarém 2019 | PROGR...

Chamusca no coração do de...

Documentário “Embarquemen...

Santarém recebe “Summer F...

CCDRA apresentou SI à Ino...

Histórias para contar” ex...

Torres Novas – Detido em ...

Casa cheia na Startup Our...

CARTAXO: OBRAS DE REQUALI...

TOIROS: LEIAM E PERCEBAM ...

arquivos

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds