A construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Santana do Mato, no município de Coruche, vai iniciar-se durante a segunda quinzena de Janeiro de 2010 e integra-se num plano de investimentos da Águas do Ribatejo que envolve 45 milhões de euros para a construção e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e de tratamento das águas residuais nos seis municípios.
A obra de Santana do Mato foi adjudicada ao consórcio ECO Edifica/OMS pelo valor de 491.444,39 (Quatrocentos e noventa e um mil, quatrocentos e quarenta e quatro euros e trinta e nove cêntimos) acrescido de IVA e tem um prazo de execução de oito meses, prevendo-se a sua conclusão em Setembro de 2010.
Entretanto, está em curso o projecto para a conclusão da rede de saneamento que irá garantir uma cobertura total da freguesia ainda durante o corrente ano.
O novo equipamento vai servir uma população de cerca de 800 pessoas e traduz um desejo antigo da população e dos eleitos da freguesia e do município de Coruche.
Depois de concluídas as obras da Etar e do emissário de Coruche (mais de dois milhões de euros), estão em fase de construção, as estações da Zona Industrial de Monte da Barca, Couço e Branca e a ampliação das respectivas redes de saneamento.
As obras previstas para 2010 nos seis municípios representam investimentos superiores a 45 milhões de euros e vão permitir criar dezenas de novos postos de trabalho e dar um contributo significativo para o desenvolvimento das economias locais e para a melhoria da qualidade do ambiente