Ligação ferroviária Coruche-Lisboa com balanço positivo
A ligação ferroviária para passageiros entre Coruche e Lisboa tem sido um sucesso. O serviço que estava desactivado desde 2004 por falta de rentabilidade tem tido um elevado número de passageiros, justificando assim a sua existência.
Desde o dia 7 de Setembro – dia em que a ligação foi retomada – até ao fim de Novembro de 2009 (últimos dados oficiais fornecidos pela CP) registaram-se cerca de o número correcto de passageiros em circulação é na verdade 11.815 passageiros em circulação. Neste momento, a ligação tem mais de 700 utentes por semana.
De acordo com os dados da CP e da REFER, as viagens com maior número de passageiros registam-se entre Coruche e as estações da Gare do Oriente e de Sta. Apolónia, em Lisboa. No ranking das viagens com mais passageiros encontra-se também o trajecto Coruche-Marinhais, seno que os utilizadores do comboio são, em grande parte, alunos que frequentam a Escola Profissional de Coruche.
A estação de caminho-de-ferro de Coruche é a mais movimentada de todas as que servem esta ligação ferroviária, sendo que o horário com maior procura se regista às 7h50 da manhã.
Para melhorar as condições deste serviço, a CP e a REFER pretendem implementar brevemente algumas medidas. A estação do Setil (concelho do Cartaxo), onde se efectua o transbordo, deverá sofrer algumas alterações. Pretende-se melhorar os abrigos de passageiros, bem como a colocação de uma cobertura para a passagem aérea. A abertura de instalações sanitárias na estação do Setil está também entre as melhorias a concretizar.
No futuro, a CP em parceria com os Municípios abrangidos por este serviço, pretende realizar inquéritos de satisfação nos concelhos de Coruche, Salvaterra de Magos e Cartaxo de forma a responder às necessidades dos utilizadores do comboio.
Para além dos passageiros regulares, a CP apurou ainda um dado curioso: alguns jovens viajaram até à vila de Coruche através de um bilhete de Inter-Rail que dá acesso a todos os países da Europa.
O presidente da Câmara de Coruche, grande impulsionador deste serviço, considera que é o regresso do comboio é uma aposta ganha por parte da CP e dos municípios que se constituíram parceiros, “os número fornecidos pela CP são a prova de que o comboio entre Coruche e Lisboa é um serviço muito útil, trata-se de uma alternativa económica e amiga do ambiente”. O autarca coruchense acredita também que no futuro serão cada vez mais os que vão optar pelo comboio. Dionísio Mendes sublinha ainda a importância que o comboio poderá ter para o Turismo na região, “estamos em conjunto com a CP a programar uma série de iniciativas que visam o aproveitamento turístico deste desta ligação Coruche-Lisboa”.