Convento de São Francisco em Santarém recebe exposição Itinerante Multimédia “SOS Igreja”
O Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Moita Flores, o Director Nacional da Policia Judiciária, Almeida Rodrigues e o Senhor Bispo da Diocese de Santarém, Dom Manuel Pelino Domingues, inauguraram, no passado dia 29 de Janeiro, a Exposição Itinerante Multimédia “SOS Igreja”, na Igreja do Convento de São Francisco.
D. Manuel Pelino, bispo de Santarém saudou o projecto “Igreja Segura/Igreja Aberta”, promovido pelo Museu da Policia Judiciária, a que a diocese de Santarém aderiu, como factor fundamental para que a arte existente nas igrejas possa ser usufruída pelas pessoas que as visitam.
Almeida Rodrigues referiu que “a Policia Judiciária desde há muitos anos que se preocupa com o património cultural português, preocupa-se também com a preservação da arte sacra. Temos brigadas especializadas no combate a este tipo de criminalidade e temos especialistas, muitos deles licenciados em História de Arte que se dedicam a este tipo investigação. Temos em nossa posse uma série de obras de arte sacra que foram subtraídas, que foram recuperadas e que não temos a quem as entregar porque não são passíveis de identificação. E por isso reverteram a favor do Estado e integram hoje o Museu da Policia Judiciária. Mas nós não queremos aumentar o património do Museu. Queremos recuperar as peças de arte e entregá-las aos seus legítimos proprietários”.
Francisco Moita Flores saudou os presentes referindo que era um prazer recebê-los no Convento de São Francisco, e que este “é uma peça de arte de valor incalculável que nos tinha sido roubado acerca de 130/140 anos e foi devolvido à cidade há 4 meses”
A partir de hoje, dia 30 e até dia 14 de Março, a exposição que tem como objectivo informar e sensibilizar, de um modo assertivo e lúdico para a necessidade de enfrentar os sérios problemas de segurança que afectam as nossas igrejas, poderá ser visitada pelo público em geral.
Com efeito, é através de luz, imagem, som e acções em tempo real que esta mostra multimédia foca os principais problemas de segurança que assolam o património histórico e artístico das igrejas portuguesas, apontando a segunda parte da exposição para soluções não só em termos de prevenção criminal, como também em termos de conservação preventiva.
Ao modelo da exposição juntar-se-á uma terceira parte, da responsabilidade da Diocese de Santarém, que consistirá numa mostra do que tem vindo a ser realizado em termos de inventariação local e demais medidas de protecção e valorização das igrejas escalabitanas.
A exposição, dividida em sessões de 45 minutos, poderá ser visitada por grupos escolares ou outros (de preferência com marcação – no Convento de São Francisco ou através do telefone 243 359 160) e público em geral, de quarta-feira a domingo, das 9h30 às 17h00, encerrando no período de almoço (12h30 – 14h00).
As visitas à exposição terão também sessões multimédia guiadas, durante a manhã (1ª sessão – 10 horas | 2ª sessão - 11h30) e à tarde (1ª sessão - 14h30 | 2ª sessão – 16h30).
Nota: Visitas não aconselháveis a menores de 8 anos, quando não acompanhados pelos pais ou professores e a pessoas idosas com dificuldades de locomoção.