O triatleta olímpico Duarte Marques, de Rio Maior, e Miguel Arraiolos, uma jovem esperança da modalidade natural de Alpiarça, são as figuras de destaque da nova equipa de triatlo do Clube Desportivo “Os Águias”, apresentada publicamente no sábado, 30 de Janeiro.
O projecto, liderado por António Jourdan, seleccionador nacional sub23, não esconde a sua vocação olímpica e quer afirmar-se já esta época a nível nacional e internacional.
A equipa de elites, onde se inclui ainda Sérgio Marques, especialista no triatlo longo, tem como objectivos a conquista do campeonato nacional e da taça de Portugal da modalidade.
Os Águias vão marcar presença em todos os escalões de formação, onde muitos dos jovens que vestem a camisola do clube já deram provas de terem capacidades individuais para ir longe na modalidade.
“Queremos ser uma referência a nível das selecções nacionais”, explicou António Jourdan durante a apresentação, sublinhando que o clube conta já com dois triatletas “em condições de garantir a presença nos Jogos Olímpicos de 2012” – Duarte Marques, que se transferiu do Camarnal, e Miguel Arraiolos – mas quer também captar mais praticantes e “desenvolver o potencial dos atletas mais jovens” a pensar já em 2016 e 2020.
“Para mim, este é um projecto de gerações”, afirmou António Jourdan, que surge porque “Alpiarça tem hoje todas as infra-estruturas indispensáveis ao desenvolvimento da modalidade numa perspectiva de alto rendimento, desde a pista de ciclismo às piscinas municipais, passando pela barragem, estradas de terra batida, percursos naturais, entre outros ingredientes ligados à natureza”.
Os atletas foram apresentados individualmente, numa cerimónia apadrinhada pelo triatleta olímpico Bruno Pais (SL Benfica).
Equipa de alta competição: Duarte Marques, Miguel Arraiolos e Sérgio Marques.
Equipa masculina, 2ª linha: Guilherme Marques, Pedro Mendes, Filipe Azevedo, Pedro Amaral, Pedro Gaspar e Ricardo Calado.
Escola de Triatlo: Ricardo Jorge e Afonso Claudino (juvenis masculinos), Luísa Condeço, Vitória Oliveira e Erica Cardigo (juvenis femininas), Alexandra Santos e Miguel Cassiano (iniciados), e Ana Ferreira e Duarte Cardigo (infantis).
Equipa técnica: António Miguel Jourdan e Sandra Isabelinha.