NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Domingo, 16 de Junho de 2019
56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira do Ribatejo

56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira do Ribatejo

 

O Orgulho do Ribatejo

 

A 56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira do Ribatejo, evento que decorreu no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e cuja temática central foi a “Vinha e o Vinho” foi o ponto central do sector agrícola durante nove dias.

 

O evento encerra hoje portas com um balanço positivo na participação de expositores e na área ocupada pelas empresas presentes no evento. O certame contou com uma grande mostra de maquinaria agrícola e com equipamentos inovadores, reflexo de um sector moderno, dinâmico e renovado.

 

A Feira Nacional de Agricultura demonstrou que é um evento de grande vitalidade, mostrou aos visitantes uma agricultura moderna e com tecnologia de ponta e deu especial relevo ao sector do vinho, que adquiriu hoje um papel central na gastronomia moderna.

 

A escolha do tema deste ano foi uma forma de proporcionar ao consumidor várias experiências nesta área como a forma de beber, o copo a utilizar, o prato mais indicado, entre outras, assim como realçar o dinamismo do sector que tem grande importância económica.

 

A Feira afirmou-se, uma vez mais, como o principal evento deste mercado e a grande montra do sector agrícola em Portugal para satisfação dos expositores e dos visitantes.  Nesta área, realce para o investimento das empresas que tornaram possível uma exposição com uma imagem cada vez mais cuidada e que revela a importância do certame para estabelecer contactos e negócios.

 

FNA 19 marca agenda política

 

A Feira Nacional de Agricultura marcou a agenda política da agricultura nacional e com a presença de diversas individualidades com destaque para a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do 1º Ministro, António Costa e do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

O certame também contou com a presença de outros responsáveis como o Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, o Secretário Regional de Agricultura e Pescas da Madeira, Humberto Vasconcelos e o Secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores, João Ponte.

Já é um hábito a visita de políticos dos vários partidos e este ano não foi exceção. Uma delegação PSD presidida por Arlindo Cunha esteve presente na feira para contactar com expositores e visitantes, assim como a líder do CDS-PP Assunção Cristas. O PCP também esteve presente no evento com uma delegação e aproveitou a ocasião para falar com as empresas e com o público que por aqui passou.

 

A presença dos responsáveis governativos e de vários partidos com assento parlamentar é uma demonstração do interesse que o sector desperta e na capacidade das empresas e empresários agrícolas.

 

Conversas de Agricultura e Encontros

 

As várias conferências, seminários e colóquios que integram o ciclo “Conversas de Agricultura” contaram com a participação de especialistas de diversas áreas e representantes de organizações de agricultores estrangeiras.

 

A Feira Nacional de Agricultura foi palco de 29 ações entre congressos, seminários (público em geral) e encontros que foram dirigidos a um público mais específico, como reuniões de trabalho promovidas por alguns concessionários.

 

No campo dos colóquios, natural destaque para a Conferência Internacional “Os Desafios para os Agricultores e para a Agricultura no Futuro” e na área dos “encontros sectoriais” a Corteva apresentou formalmente a empresa ao público português.

 

Realizaram-se 29 seminários, encontros e reuniões durante os nove dias de feira, o que mostra uma vez mais a dimensão e o interesse desta área na Feira Nacional de Agricultura.

 

Exposição de Maquinaria Agrícola

 

Com a presença das principais marcas do mercado, a exposição de Maquinaria na Feira Nacional de Agricultura foi uma das principais atrações do evento que cativou os profissionais e muitos outros visitantes impressionados com a dimensão desta área. A tecnologia e a inovação estiveram sempre presentes, uma evidência clara de um sector inovador.

 

Exposição Institucional e Equipamentos

A Feira Nacional de Agricultura também foi um espaço reservado para várias organizações do sector como associações, cooperativas agrícolas, instituições e equipamentos, como foi o caso da nave B.  Neste espaço os visitantes puderam conhecer organizações do sector e empresas de referência neste mercado. Nesta área, realce para a presença da Comissão Europeia nos nove dias do evento, uma forma de reconhecer a importância do certame e a sua contribuição para a imagem da agricultura portuguesa.

Salão Prazer de Provar

No âmbito do tema da Feira, decorreram várias iniciativas como Cursos de Iniciação à Prova de Vinhos, Provas Temáticas de Vinhos do Porto, Madeira e Moscatel de Setúbal (Org. Associação Portuguesa de Enologia), Masterclass de Vinhos Casta Negra Mole (Org. CVR Algarve), Masterclass de Fernão Pires (CVR Tejo) e Masterclass de Vinhos Velhos (CVR Trás – os – Montes), iniciativas que contaram com bastante adesão.

 

O Auditório de Cozinha ao Vivo contou com um programa muito intenso com mais de 50 ações, desde apresentações de produtos, programas de consciência alimentar, provas de doces, promoções gastronómicas, entre outras.


Os produtos premiados nos Concursos Nacionais, nomeadamente “Os Melhores dos Melhores”, que decorreram entre dezembro e maio, estarão em exposição no Salão Prazer de Provar, permitindo assim o contacto direto do consumidor com o que de melhor se faz no nosso setor. Estas iniciativas foram realizadas em prova cega e tiveram como objetivo estimular a produção, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país e incentivar o seu consumo.

Recorde-se que o Salão Prazer de Provar reuniu algumas das maiores empresas do país que actuam no ramo agro-alimentar e integrou ainda um espaço de exposição dedicado à iniciativa “Portugal Sou Eu”.

 

Exposição Agro-Pecuária

 

A Feira Nacional de Agricultura foi palco de uma assinalável mostra pecuária. Diferentes raças autóctones bovinas nacionais e exóticas, equinos representando as principais coudelarias nacionais, suínos de raça bísara e raça alentejana, caprinos, ovinos e galinhas poedeiras estiveram diariamente em exposição.

 

Na edição deste ano os ovinos e os suínos vão concentraram-se num só local, o que permitiu uma maior concentração de efetivos e facilitou a visita do público. Paralelamente, decorreram vários concursos tendo em vista a valorização dos criadores e respetivos efetivos.

 

Atividades Equestres

 

Durante nove dias, as iniciativas equestres estiveram no centro da ação da Feira Nacional de Agricultura e ocuparam um lugar de relevo no evento ao serem realizadas no Grande Ringue. Nos dias 8 e 15 de junho, o Grande Ringue foi palco do Espetáculo Equestre “O Cavalo na História”, que foi especialmente preparado para esta edição da FNA, e que retrata a evolução do cavalo ao longo os tempos na vida civil, no campo, na guerra e no toureio.

 

Gastronomia

 

Os visitantes da Feira Nacional de Agricultura puderam saborear os melhores produtos portugueses ao longo de nove dias. Diversos restaurantes de carnes de raças autóctones e tasquinhas regionais promovidas por associações e coletividades do concelho de Santarém também participaram na feira e o evento contou ainda com a participação de expositores que irão colocar à disposição do público queijos, enchidos, doces tradicionais, entre outros.


FNA 19 – um evento amigo do ambiente

Durante os nove dias de feira, o compromisso com o meio – ambiente e a reciclagem estiveram sempre em primeiro plano.  Com o objetivo de reduzir a pegada ecológica e o consumo de plástico, a FNA 19 apostou em copos reutilizáveis por 1 € apenas (sem retorno), medida que permitiu uma redução do plástico no evento. Continuando a colaboração de anos anteriores, a Feira Nacional de Agricultura e a Resitejo instalaram no recinto várias baterias para a reciclagem de Papel, Vidro, Plásticos e Embalagens de Metal.

Melhoria de condições para expositores e visitantes

 

Prosseguindo a politica de anos anteriores, a Feira apostou, uma vez mais, na melhoria de condições para visitantes e expositores com a colocação de mais “zonas de sombreamento” na zona exterior de exposição.


Dia do Município de Santarém

O dia 13 de junho, quinta-feira, foi dedicado ao Município de Santarém que promoveu várias atividades ao longo do dia na Feira Nacional de Agricultura.

Numa colaboração com a organização do certame, a autarquia ofereceu convites a todos os que residem ou trabalham no concelho de Santarém e a resposta dos scalabitanos foi inequívoca no interesse em visitar a feira o que se notou ao longo do dia registando-se uma assinalável moldura humana.

 

Para celebrar este dia, o Município de Santarém desenvolveu um vasto conjunto de iniciativas de animação para todas as faixas etárias. Os munícipes tiveram oportunidade de assistir a um vasto programa de animação como conhecer as atividades desenvolvidas pelo Clube de Canoagem Scalabitano, ouvir a Tocata de Cavaquinhos da UTIS – Universidade da Terceira Idade de Santarém , o Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Pernes ou assistir a Danças de Salão a cargo da Associação de Dança Desportiva de Tremês.

 

As Tunas do IPS “Académica _ Arriba-Ó-Tunapikas”, “Scalabituna”, “Tufes”, “Tages” e “IssóTuna” mostraram os seus dotes musicais e a animação musical popular esteve a cargo da “Bandinha da Moca”, “Ruído à Portuguesa” e “Camisas Negras”.  As danças e os cantares mais tradicionais também estiveram em foco com o Rancho Folclórico de Abitureiras.

 

A par destas iniciativas, o Município de Santarém disponibilizou transporte e almoço para que todas as crianças das escolas do Concelho pudessem visitar a FNA 19.

 

Dia do Município de Almeirim

Um dia antes, 12 de junho, o dia foi dedicado ao Município de Almeirim que este ano  também teve uma participação mais ativa na Feira através de várias iniciativas relacionadas com o concelho de Almeirim.

Animação

Durante a Feira realizaram-se vários concertos: José Cid, Capitão Fausto, Conan Osíris, Mariza, David Antunes e convidados Samantha Fox e Toy. Além destes espetáculos, os visitantes usufruiram de espaços dedicados a iniciativas da região como largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, atividades equestres, demonstrações de escolas de toureio, treino de forcados, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore e música tradicional e popular.

Corridas de Toiros

Em paralelo com a Feira Nacional de Agricultura, foram organizadas duas Corridas de Toiros pela Associação “Praça Maior”, iniciativas apoiadas pelo CNEMA e pela Feira Nacional de Agricultura.


Transportes

A Feira Nacional de Agricultura e a CP estabeleceram para este evento uma parceria que permitiu aos visitantes do certame viajar de comboio com bilhetes mais baratos e tal como em anos anteriores, a Feira Nacional de Agricultura, em colaboração com a Rodoviária do Tejo, irá colocou ao serviço dos visitantes do evento um serviço de autocarro gratuito.

TV Feira Nacional de Agricultura

Na edição de 2019, a Feira Nacional de Agricultura contou com um serviço de Web TV que permitiu o acompanhamento das atividades que decorreram durante o  certame, dando visibilidade aos expositores e parceiros do evento, além de 
aproveitar o dinamismo das novas tecnologias.

 

Feira Nacional de Agricultura na Rede

 

Com o intuito de promover a feira de uma forma mais direta a FNA 19 voltou a contar com a “APP Feira Nacional de Agricultura”, disponível para os sistemas IOS (Iphone e Ipad), Android, além do site www.feiranacionalagricultura.pt. O objetivo foi ter toda a informação inerente ao evento mais próxima do público.

 

Apoios FNA 19

A Feira Nacional de Agricultura contou com o apoio de várias marcas, empresas e instituições que contribuiram para a realização do certame ao estarem presentes através de uma presença institucional, organização de visitas, promoção de seminários e colóquios, encontros corporativos, reuniões de trabalho, convites a clientes, entre outras ações.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 16:49
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Agosto 2022
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


posts recentes

...

Torneio de Sueca do Conce...

Comemorações do Dia Inter...

Município da Chamusca atr...

Município de Azambuja dá ...

AS PISCINAS MUNICIPAIS DO...

Chamusca recebe “Rua das ...

MERCADONA ABRE HOJE LOJA ...

Requalificação de Arruame...

Galeria Municipal do Entr...

Recolhas gratuitas de lix...

Município de Santarém mar...

Entroncamento vai ter cur...

Cineteatro da Chamusca re...

Município de Santarém apo...

REI E RAINHA DAS VINDIMAS...

Entroncamento realiza Tor...

Município de Azambuja vol...

“Artéria” – Programa de A...

Candidaturas abertas para...

VI Festa do Emigrante

Município de Azambuja com...

Já avançou a empreitada d...

Programa de Voluntariado ...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

Associação Cultural e Rec...

AZAMBUJA: Empreitada de R...

Recolha de Sangue e Dador...

Assembleia Municipal apro...

CÂMARAS MUNICIPAIS DO CAR...

tags

todas as tags

arquivos

Agosto 2022

Julho 2022

Junho 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Julho 2021

Junho 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

DIRECTOR/rRESPONSÁVEL: António Centeio
Rua do Jardim, 2090-078 Alpiarça Telemóvel: 933 088 759
subscrever feeds