Vale da Pinta recebeu visitantes e homenageou José Periquito Vieira
No fim-de-semana de 23 a 25 de Julho, Vale da Pinta comemorou o Dia da Freguesia com mais uma edição de “Sabores com Pinta”, onde a gastronomia, o artesanato, a música e muitas outras actividades marcaram presença.
A Noite da Juventude – com a actuação do Grupo Pilha-Galinhas e Rock’a’Lady -, o 28.º Festival de Folclore, a Gala de Eleição da Rainha das Vindimas e o 2.º Concurso de Melhor Arroz Doce foram algumas das iniciativas que integraram o diversificado programa destas comemorações e levaram a população e muitos visitantes a passar no largo da Junta de Freguesia – local de realização do certame.
Numa vertente mais solene, Sábado foi dia de homenagem aos valepintenses que prestaram serviços relevantes na freguesia. Este ano, a homenagem foi para José Periquito Vieira, um dos fundadores do Rancho Folclórico de Vale da Pinta, Associação que se juntou a esta homenagem. Paulo Vila, presidente do Rancho, ofereceu uma pequena lembrança, em jeito de agradecimento por, para além de fundador, ter sido José Periquito o homem responsável por algumas das letras do Rancho.
Para Fernando Ramos, presidente da Junta de Freguesia esta homenagem “É o reconhecimento, em vida, por toda a população da freguesia a um homem exemplar. Uma homenagem pela sua obra, disponibilidade e contributo, independente de qualquer crença ideológica”.
Paulo Varanda, vice-presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, reconheceu ainda que “uma freguesia que homenageia é uma freguesia que se eleva, que afirma os seus valores e os exemplos a seguir. É reconhecendo percursos de vida desta forma que interiormente seremos melhores. Esta é uma homenagem simples mas plena de significado.”
Emocionado com a homenagem e a entrega do certificado e medalha, José Periquito afirmou que “Se pudesse voltar atrás fazia tudo de novo. O orgulho do meu coração é a minha terra.”
José Periquito Vieira
José Periquito Vieira foi colaborador dos jornais “Notícias do Cartaxo”, “O Povo do Cartaxo”, “o Tejo” e o “Século”, tendo, em 1961, participado em programas de rádio e televisão.
Um dos fundadores da Juventude Clube de Vale da Pinta, fez parte da direcção da União Desportiva e Recreativa de Vale da Pinta onde conquistou os títulos de bicampeão na Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT), em 1974, e no Campeonato de Futebol da Inatel, em 1975.
Fez parte da direcção da Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta e, em 1983 foi um dos fundadores do Rancho da freguesia, tendo também, ocupado o cargo de conselheiro em muitos dos eventos que beneficiaram a terra que designa como o orgulho do seu coração.
No desporto também se destacou e elevou o nome da freguesia de Vale da Pinta. Em 1981 participou, como ciclista individual, na Volta ao Concelho do Cartaxo para Veteranos, tendo obtido o 17º lugar e, em 1982 o 7º. Em 1993 ingressou no Núcleo de Ciclismo do Cartaxo onde permaneceu até 2008.
Actualmente é colaborador do Museu Escolar do Concelho do Cartaxo (MEC), situado em Vale da Pinta.