ESCOLA E.B.2.3 DE PONTÉVEL E BOMBEIROS MUNICIPAIS DO CARTAXO FORMAM NOVOS BOMBEIROS COM A CHANCELA DA ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS
Foram 8 os alunos que terminaram o Primeiro Curso de Educação e Formação de Protecção e Prestação de Socorros, de nível II. Resultado da parceria entre a Escola E.B.2.3 de Pontével, do Agrupamento D. Sancho I, e os Bombeiros Municipais do Cartaxo, o Curso teve a duração de 2 anos, tendo tido início em Setembro de 2008 e sido concluído no dia 20 de Julho de 2010 com a realização da Prova de Aptidão Final (PAF), após cerca de 2100 horas de formação, das quais 50% foram realizadas nas instalações dos Bombeiros Municipais do Cartaxo.
A Escola Nacional de Bombeiros, entidade que tutela esta profissão regulamentada, realizou as provas de avaliação para emissão de Certificação Profissional de Bombeiro, presidindo ao júri, em conjunto com um representante dos sindicatos, um formador e a directora do curso.
Tratou-se de uma oferta de dupla certificação, para jovens, no âmbito do Programa Novas Oportunidades, viabilizado através do estabelecimento de um protocolo de colaboração entre o Agrupamento D. Sancho I, os Bombeiros Municipais do Cartaxo e a Câmara Municipal do Cartaxo, e financiado pelo Programa Operacional do Potencial Humano, do Fundo Social Europeu.
Logo que tenham 18 anos, todos os 8 alunos que realizaram a PAF poderão exercer a profissão de Bombeiro.
Paulo Varanda, vice-presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e responsável pelos Bombeiros Municipais, congratulou-se com o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros e pela Escola, afirmando que “sendo este o primeiro curso do país que obteve a dupla certificação, permitindo a estes jovens a entrada directa no quadro activo dos Bombeiros Municipais do Cartaxo e sendo que a maior parte dos alunos, que se inscreveu neste curso para a conclusão do 9º ano, pretende frequentar o Curso Profissional de Protecção Civil, na Escola Secundária do Cartaxo, penso que está demonstrada a importância que o Curso teve e vai ter na vida destes jovens, que nele encontraram a oportunidade para uma futura colocação no mercado de trabalho”.
Para Mário Silvestre, Comandante da Corporação, “este projecto, para o qual se prevê continuidade com a realização de um novo curso para o biénio 2010/2012, é um exemplo de boas práticas, que resulta de dois anos de cooperação entre profissionais e instituições. Prova viva de que as Novas Oportunidades se concretizam no terreno, com profissionais empenhados, instituições cooperantes e jovens que não desistem”.