Isaura Morais esteve na abertura oficial
Já se encontra em funcionamento o Mini-Campo Desportivo de Assentiz que se destina ao fomento da actividade desportiva infanto-juvenil e à generalização da prática do exercício físico.
Apesar da população local já ter estreado as instalações para a prática informal de desporto, foi no fim-de-semana de 28 e 29 de Agosto que decorreu a sua abertura oficial com a realização do 1º Torneio Mini-Campo, destinado aos residentes de Assentiz.
Este Torneio contou com mais de 60 participantes, divididos por 11 equipas (nove masculinas e duas femininas) e teve como vencedores masculinos a equipa “Alvo a abater” e na competição feminina “As Boazonas”.
A cerimónia oficial de abertura do Mini-Campo Desportivo de Assentiz decorreu, simultaneamente, com a entrega de troféus do Torneio no dia 29 de Agosto e foi presidida pela Presidente de Junta de Freguesia local, Amélia Simão. “Foi em boa hora que o Mini-Campo veio para Assentiz porque tem tido uma taxa de ocupação como não deve haver igual no país: desde as 10h30 da manhã até à meia-noite está sempre ocupado”, confessou a autarca.
Também a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, esteve presente e dirigiu algumas palavras aos participantes no Torneio e à população local afirmando acreditar “que, tal como hoje, este espaço venha a frequência que vocês merecem e que, certamente, pela juventude que aqui temos na Freguesia vão dar-lhe bastante uso na ocupação dos seus tempos livres”.
Sendo a instalação de Mini-Campos Desportivos resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, através do Instituto do Desporto de Portugal, I.P. (IDP), e a Federação Portuguesa de Futebol, marcou presença nesta abertura oficial o Director Regional do IDP para Lisboa e Vale do Tejo, António Moreira, que sublinhou ser satisfatório para o IDP verificar que este tipo de instalações tem uso que a de Assentiz tem.
Seguidamente, Amélia Simão deu a palavra ao anterior Presidente da Câmara Municipal, Silvino Sequeira, que iniciou o processo de instalação do Mini-Campo. Silvino Sequeira explicou que a concretização desta infra-estrutura se deveu à persistência de um jovem local que na altura fazia parte do Parlamento da Juventude, Marcelo Fonseca.
Marcaram, igualmente, presença nesta cerimónia o antigo Presidente da Junta de Freguesia de Assentiz, José Manuel Leitão, a Vereadora da Cultura, Sara Fragoso, o Coordenador do Gabinete de Apoio às Freguesias da Câmara Municipal, António Montez Coelho, e Milena Lopes do Gabinete de Apoio à Presidência.
O Mini-Campo é dotado de um relvado sintético, com as dimensões aproximadas de 22 x 12m e permite a prática informal de futebol, andebol, ginástica e basquetebol.
Este investimento, a cargo da Câmara Municipal de Rio Maior, teve um custo total de € 75.190,85, com uma comparticipação comunitária, a fundo perdido, de € 47.627,23.