NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE -
"A Imparcialidade Na Noticia" -
UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Terça-feira, 31 de Agosto de 2010
CARTAXO-CÂMARA DO CARTAXO APOIA JOVENS COM ESTÁGIOS NO ESTRANGEIRO
O segundo grupo de jovens parte em Setembro para Malta e Reino Unido, para três meses de novas experiências profissionais e culturais.
Em Setembro, mais nove jovens do concelho do Cartaxo partem para o estrangeiro, em busca do aprofundamento de conhecimentos, de experiências resultantes de novos contextos profissionais e de contacto com outras realidades culturais.
Através do Programa Leonardo Da Vinci – e na sequência da aprovação de uma candidatura feita pelo Município do Cartaxo, no âmbito do seu Plano de Apoio à Economia e Comunidade – a Câmara Municipal dá assim a oportunidade aos jovens do concelho de “agarrarem novas oportunidades, recolherem novas informações e transportá-las, de forma positiva, para o seu plano profissional”, sublinhou o vice-presidente da autarquia, Paulo Varanda, dirigindo-se ao grupo de jovens, na Sessão de Preparação dos estágios, realizada no dia 26 de Agosto.
Esta Sessão de Preparação serviu para prestar informações e esclarecer dúvidas aos nove jovens seleccionados, quatro dos quais partem já no dia 5 de Setembro para Malta e os outros cinco no dia 12 de Setembro para o Reino Unido. O estágio profissional terá a duração de três meses.
Paulo Varanda relembrou que “são raros os municípios a apostarem neste tipo de estágios, mas é um esforço financeiro que vale a pena. É um instrumento de combate ao desemprego e, simultaneamente uma forma de enriquecer competências profissionais e pessoais, ajudando os jovens do Cartaxo a ter melhores oportunidades de emprego”.
A Câmara Municipal do Cartaxo está a realizar um investimento de cerca de 135 mil euros para promover 24 estágios profissionais no estrangeiro.
Para a gestão do programa de estágios, a Câmara Municipal conta com a colaboração da Euroyouth Portugal. Sofia Antunes, técnica desta empresa, deixou uma mensagem de incentivo aos jovens, revelando que “são muitos os que têm esta ambição, mas que nem sempre conseguem uma entidade de envio. Nós recebemos diariamente um número enorme de e-mails a solicitarem participação neste género de estágios. Sintam-se uns privilegiados”, referiu.
O Programa Leonardo da Vinci assegura os encargos das viagens, alojamento, transportes locais e curso de língua (obrigatório). Contempla ainda um seguro e dinheiro de bolso (no valor de, aproximadamente, 300 euros por mês).
Já beneficiaram do Programa Leonardo Da Vinci dez jovens do concelho, que partiram em Fevereiro para Berlim e Sevilha. Após a partida deste segundo grupo, a Câmara Municipal vai preparar a atribuição de cinco novas bolsas de estágio, para França. As inscrições abrem em Setembro.