Dia 10 de Setembro é o dia escolhido para o início da entrega de cabazes hortofrutícolas. Estes cabazes surgem no âmbito da metodologia PROVE – Promover e Vender que a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior está a implementar em Abrantes, Constância e Sardoal.
A partir desta sexta-feira, o Núcleo de Produtores do Ribatejo Interior, constituído por sete produtores do território de intervenção da TAGUS, assegurará a distribuição semanal de cabazes compostos por 7 a 8kg de legumes, tubérculos, fruta e ervas aromáticas variados e da época, tendo o custo de 10 euros cada.
A entrega funcionará das 17h às 19h30, todas as sextas-feiras, no antigo quartel dos Bombeiros Municipais de Abrantes, excepto aos feriados em que a distribuição será antecipada para a véspera.
Para aderir ao projecto e receber o cabaz hortofrutícola do Ribatejo Interior só tem de se inscrever em www.prove.com.pt até quarta-feira, para garantir que recebe o seu cabaz nessa semana.
O lançamento oficial do projecto PROVE será assinalado com a assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Abrantes e o Núcleo de Produtores do Ribatejo Interior para a cedência do espaço para a distribuição de cabazes.
A metodologia PROVE está a ser desenvolvida no âmbito da Cooperação Interterritorial da abordagem LEADER, do ProDeR (Programa Nacional de Desenvolvimento Rural) e consiste numa nova forma de comércio de proximidade que permite a pequenos produtores, constituídos em núcleos, escoarem as suas produções directamente para os consumidores finais, assegurando a frescura e a qualidade dos produtos.