NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE -
"A Imparcialidade Na Noticia" -
UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Terça-feira, 12 de Outubro de 2010
Águas do Ribatejo” mesmo não tendo ainda um “Plano de Segurança de Água” garante que consumimos água com qualidade
É inexistente neste empresa qualquer “Plano de Segurança de Água” que possa permitir ao consumidor saber se a água que bebe tem ou não qualidade, embora a Organização Mundial de Saúde recomendar desde 2004 que as «entidades gestoras de sistemas de abastecimento público de água desenvolvam planos de segurança para garantir a qualidade da água.»
O consumidor tem a obrigação de saber se a água que bebe é potável e se não contêm substâncias prejudiciais à saúde.
Existem apenas três empresas que tem planos de segurança em vigor, as “Águas do Algarve”, “Águas do Cávado” e “Águas do Douro e Paiva”. A Águas do Ribatejo irá fazer parte, a médio prazo, de uma plataforma criada pelo Instituto Regulador de Águas e Resíduos cujo objectivo é que nos próximos anos seja expectável a introdução do conceito dos planos de segurança e na regulamentação a nível comunitário.
Curiosamente mesmo com a inexistência de planos de segurança, cerca de 98 por cento da água que é consumida pelos portugueses é de boa qualidade, de acordo com o relatório Qualidade da Água para Consumo Humano em Portugal, divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) a que este jornal teve acesso
"Noticias do Ribatejo" contactou a Águas do Ribatejo para saber as razões da falta do “Plano de Segurança de Água”. Esclareceu-nos que está a «criar condições para poder avançar para esse plano» mas ainda não tem «uma previsão para a sua implementação. Contudo o controlo de qualidade de água passa por análises feitas diáriamente no seu laboratório e num «laboratório externo certificado de acordo com a lei em vigor».
Acrescenta ainda a Águas do Ribatejo que há «uma motorização permanente da qualidade da água que disponibiliza, que será facilitada com a entrada em funcionamento dos sistemas de telegestão que permitem controlar eventuais incidentes no momento em que acontecem e desencadear mecanismo de correcção de imediato».
Até ao momento a Águas do Ribatejo nunca foi confrontada com «situações graves que pudessem colocar em causa a segurança dos consumidores» porque tem uma «preocupação constante que está reflectida na operação de limpeza e higienização que fez recentemente (noticia já publicada neste jornal) com empresa certificada, em 60 reservatórios de água nos seis município». Com este esclarecimento da Águas do Ribatejo ficamos a saber que podemos consumir água com toda a confiança.
Recorde-se que fazem parte da Águas do Ribatejo, os municpios de: Alpiarça, Almeirim, Benavente, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos
Por: António Centeio/Editor