NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Domingo, 21 de Abril de 2019
Tomar – Identificada por furto

GNR Santarém - Apreensão 1.jpg

 

O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação Criminal de Tomar, no dia 17 de abril, identificou uma mulher com 42 anos, por ser suspeita de ter praticado um furto em estabelecimento comercial, em Ferreira do Zêzere.

Após um furto ocorrido numa empresa, os militares iniciaram uma investigação no sentido de identificar o autor do delito, assim com para recuperar o material furtado. Após algumas diligências, foi possível recuperar e apreender duas malas com material utilizado na construção civil, o qual se encontrava escondido numa zona de mato.

A mulher suspeita, já referenciada pela prática de crimes de furto, foi identificada e constituída arguida, ficando sujeita à medida de coação de termo de identidade e residência.



publicado por Noticias do Ribatejo às 10:36
link do post | comentar | favorito

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE SAMORA PROPÕE PARQUE GRATUITO NO HOSPITAL DE VILA FRANCA

12.png

 

Uma recomendação apresentada pelos autarcas independentes Nelson Lopes e Paula Rego foi aprovada por unanimidade na sessão de quarta-feira, 17 de abril.
O documento reclama a construção de um novo parque gratuito nos terrenos da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e solicita também a redução do tarifário dos parques existentes.

Veja a RECOMENDAÇÃO:

 

ESTACIONAMENTO NO HOSPITAL DE VILA FRANCA DE XIRA

O Hospital de Vila Franca de Xira serve um universo de 250 mil utentes dos concelhos de Vila Franca, Arruda dos Vinhos, Alenquer, Azambuja e Benavente.
É uma unidade pública, que, desde 1 de junho de 2011, é gerida através de um modelo de parceria entre o Estado Português e o Grupo José de Mello Saúde.
É um hospital geral e distrital que possui valências básicas, intermédias e diferenciadas, em regime de internamento e ambulatório, integrando a prestação de cuidados urgentes classificados como médico-cirúrgicos.
Está o hospital dotado de um parque de estacionamento cuja capacidade se revela muitas vezes insuficiente para trabalhadores, utentes e familiares de doentes em observação ou internados. 
Acresce que os parques estão sujeitos a pagamentos de valores até aos cinco euros, constituindo uma despesa difícil de suportar para a maioria das famílias, especialmente às que recorrem com regularidade ao hospital e apresentam por isso um quadro de maior fragilidade económica.
Quem arrisca estacionar fora do parque, mesmo que não ponha em causa a segurança, está sujeito a coimas dada a intensa fiscalização que a PSP exerce no local com indicações da administração do Hospital e no estrito cumprimento da Lei.
Considerando que o Município de Vila Franca de Xira é detentor de terrenos contíguos à área de implantação do hospital e que o mesmo se mostrou disponível para o ceder para construir um parque de estacionamento gratuito para os utilizadores do hospital da cidade debaixo do viaduto de acesso àquela unidade de saúde. 
Reunida em sessão ordinária, a 17 de abril de 2019, a Assembleia de Freguesia de Samora Correia vem recomendar que considerando o universo de mais de 30 mil potenciais utilizadores do hospital no concelho de Benavente, por sugestão desta Assembleia de Freguesia, o Município de Benavente diligencie com os restantes municípios que são servidos pela unidade no sentido da administração do Hospital ponderar a construção do novo parque.
Exortamos também os cinco municípios a pressionarem a administração do hospital no sentido da redução do custo do parque existente para funcionários, doentes e familiares.


Os eleitos independentes

Nelson Silva Lopes

Paula Cristina Rego

paula r.jpg

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 09:05
link do post | comentar | favorito

Ressurreição

CATARINA BETES.png

Por: Catarina Betes

 

Ressurreição

 

Para a igreja católica, o Domingo de Páscoa ou Domingo de Ressurreição, celebra a ressurreição de Jesus, que ocorreu três dias após a sua crucificação.

Quer sejamos gente de fé ou não, a Páscoa aparece-nos sempre como um sinal de redenção, uma possibilidade de reinício, a eventualidade de uma nova vida, independentemente da cruz que cada um carregou. Porque ninguém caminha uma vida inteira leve e sem tropeços.

Na noite do Sábado Santo, quando se acende o círio pascal, este simboliza a nova vida de Cristo. Poderemos nós também comungar dessa luz, iniciar uma nova história? Seremos parte da chama dessa vela onde estão presentes as forças da natureza e da vida?

Crentes ou não crentes, somos Todos parte deste Universo, desta energia, desta luz que nos mantém vivos e despertos.

Segundo a bíblia, a partir da ressurreição de Jesus, as pessoas não puderam voltar à era anterior, a Era da Lei. Assim, uma nova fase teve início, a Era da Graça, permitindo à humanidade um novo começo. Poderemos nós também ascender a uma nova vida, a um recomeço?

Deixar para trás o que nos magoa e nos pesa e iniciar, cada um, uma nova Era?

Será essa a essência da mensagem da Ressurreição? Erguermo-nos, resistirmos, maravilharmo-nos com um mundo repleto de possibilidades por acontecer?

Que sejamos também nós iluminados neste início, com a certeza de que todos precisamos de um.

Porque erramos, porque não somos perfeitos, porque caímos e atabalhoadamente nos levantamos.

Porque dentro de cada um há um tímido desejo de redenção e porque a chama da vida eleva a sua voz, não deixando margem para a estagnação.

Que a luz pascal desperte em nós a audácia do caminho, independentemente do percurso que cada um escolheu para si.

O essencial é recomeçar. E Ser inteiro.

 

“Recomeça... se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade.”



publicado por Noticias do Ribatejo às 08:00
link do post | comentar | favorito

Sexta-feira, 19 de Abril de 2019
BALCÃO SOCIAL CHUMBADO EM SAMORA CORREIA

image.png

 

BALCÃO SOCIAL CHUMBADO EM SAMORA CORREIA

Freguesia deixa de ter apoio social diário e passa a duas horas por semana

 

A maioria CDU na Assembleia de Freguesia de Samora Correia chumbou na noite de quarta-feira uma proposta para criação de um balcão social para apoio material (alimentos, roupa, calçado, medicamentos, móveis), psicológico e jurídico às famílias com carências de ordem económica e social residentes da freguesia.

A proposta dos autarcas independentes Paula Cristina Rego e Nelson Silva Lopes foi rejeitada pela maioria comunista e dois eleitos do PS com o argumento de que as ofertas existentes com a Cáritas, Fundação Padre Tobias e Sorrisos da Lezíria são suficientes.

Uma decisão no mesmo dia em que foi extinta a Rede Social RLIS que tinha um espaço de atendimento no Brejo, em Samora Correia com uma técnica de serviço social disponível cinco dias por semana e seis horas por dia.

Desde Julho de 2016, o balcão RLIS atendeu e apoiou centenas de famílias.

Este projeto funcionou durante cerca de três anos no concelho de Benavente prestando apoio a mais de um milhar de famílias, apesar de ter apenas três técnicas para as quatro freguesias. A RLIS foi liderada pela Fundação Padre Tobias e teve financiamento dos fundos POISE - Portugal 2020.

A partir da próxima semana o atendimento de centenas de pessoas da freguesia de Samora Correia será feito apenas em duas horas e uma única vez por semana.  Os cidadãos serão atendidos no serviço local da Segurança Social às sextas-feiras das 14h00 às 16h00.

O Balcão Social seria assim o garante de um trabalho de continuidade com base no voluntariado e com o devido apoio da Segurança Social e dos pares.

Lamentamos esta atitude da maioria comunista que revela enorme insensibilidade e falta de respeito por quem precisa mas também por todos os que estão disponíveis para ajudar e não têm nem forma, nem espaço, nem suporte jurídico para o fazer.

Os eleitos independentes do MAIS PARA TODOS não irão desistir e mesmo sem o apoio da Junta de Freguesia, o Balcão Social será uma realidade.

Até lá vamos ajudando o que podemos.

 

Reproduzo o documento inviabilizado pelos eleitos da CDU:

João Bento

Teodora Coutinho

Dora Ramos

Rogério Justino

António Ribeiro

Célia Cardoso

Ana Sofia Pederneira

 

E pelos eleitos do PS: Sílvio Monteiro e Júlia Sansana

RECOMENDAÇÃO

BALCÃO SOCIAL

Num contexto marcado por uma profunda crise sócio-económica, que origina o crescente aumento de situações de pobreza e exclusão social na nossa freguesia, surge a necessidade de implementar medidas direcionadas para as populações mais vulneráveis de forma a proporcionar uma melhoria na qualidade de vida geral.

Samora Correia tem sido palco de acolhimento de muitos cidadãos que têm procurado a nossa comunidade para construir ou reconstruir as suas vidas. Somos um povo acolhedor e solidário, e esse motivo tem despertado algumas famílias carenciadas ou menos abonadas, a se fixarem na nossa freguesia, onde se sentem em casa e tranquilas.

Contudo, e pela falta de empregabilidade, de alternativas viáveis e de oportunidades, muitas destas famílias apresentam situações graves de carência e necessidades, que pela vergonha da sua situação e para esconderem a sua real conjuntura, passam necessidades.

Considerando este assunto primordial, e pela crescente procura de ajuda camuflada destas famílias, num universo cada vez mais alargado, seria importante definir objetivos que venham atenuar as situações de pobreza.

A criação de um balcão social, poderia funcionar em parceria com voluntários e uma rede de parceiros, que criassem sinergias de apoio a agregados familiares e ajuda em diversas frentes, através da disponibilização de bens alimentares, produtos de higiene, móveis e utilidades para o lar, vestuário, calçado, brinquedos, entre outras valências como o apoio psicológico, aconselhamento, e encaminhamentos de problemas quotidianos, bem como promover a preservação ambiental, contribuindo para o combate ao desperdício e procedendo ao reaproveitamento de bens e equipamentos.

Serviria para atenuar algumas necessidades imediatas das famílias carenciadas, mediante a criação de um banco de bens, novos ou usados, doados por particulares ou empresas, que serão atribuídos gratuitamente aos cidadãos que se encontrem em situação comprovada de vulnerabilidade social.

Além do apoio da Junta de Freguesia, contaria com a colaboração de toda a comunidade que se mostra sempre muito solidária e disponível, com donativos provenientes de ofertas de particulares, empresas locais e diversas associações do concelho.

Porque acreditamos que somos uma freguesia solidária, detentora de uma comunidade empenhada nestes projetos, reunida em sessão ordinária, a 17 de abril de 2019, a Assembleia de Freguesia de Samora Correia, vem recomendar a criação de um balcão social em Samora Correia, que vise a colmatar esta lacuna social, que necessita urgentemente de criar respostas a esta famílias, no mais curtos espaço de tempo e com a maior confidencialidade possível.

 

Os eleitos independentes

Paula Cristina Rego e Nelson Lopes



publicado por Noticias do Ribatejo às 10:20
link do post | comentar | favorito

Quinta-feira, 18 de Abril de 2019
Entroncamento no Convento de Cristo com mostra turística e cultural

 

 

O Município do Entroncamento vai estar presente no próximo dia 5 de maio, entre as 10h30 e as 17h00, no Claustro da Micha no Convento de Cristo em Tomar, com uma ação de promoção turística e cultural, em conjunto com o Município de Vila de Rei.

Sendo o monumento mais visitado da região, o Convento de Cristo irá receber e dar a conhecer aos visitantes a cidade do Entroncamento, a sua história, a sua génese e o que de melhor o concelho tem para oferecer a quem o visitar.

O evento é composto por um programa diversificado, com mostra de Artesanato, empresas de alojamento local, com um momento musical, às 10h45, pela Associação Concórdia e contará ainda com a participação da Associação Entroncartes e do Museu Nacional Ferroviário.

Esta presença no Convento de Cristo é encarada pelo Município como uma oportunidade de valorização da cidade do Entroncamento na oferta turística da região.

A entrada no Convento de Cristo será gratuita.



publicado por Noticias do Ribatejo às 19:27
link do post | comentar | favorito

Dia  Aberto aos filhos dos funcionários do Município do Entroncamento

1.jpg

 

O Município do Entroncamento mantém a tradição e promoveu no passado dia 16 de abril o Dia Aberto aos filhos dos funcionários, com atividades da responsabilidade do setor da Educação com o objetivo de estreitar relações afetivas e sociais entre os filhos dos funcionários e proporcionar momentos lúdicos e de aprendizagem.

Este ano o Dia Aberto envolveu 27 crianças/adolescentes, com idades compreendidas entre os 2 e os 13 anos de idade que foram recebidos pelo Executivo Municipal no Edifício dos Paços do Concelho e que posteriormente visitaram a Quinta dos Álamos, na Golegã.

Na visita à Quinta dos Álamos as crianças tiveram oportunidade de interagir com os animais (ovelhas, vacas, cavalos, perus, porcos e galinhas), de visitar a Cocheira da Coudelaria Rita Cotrim, onde foi explicado às crianças como se tratam os cavalos e onde tiveram a possibilidade ver um ferreiro a trabalhar.

Seguiu-se um dos momentos altos da tarde em que todas as crianças puderam fazer o seu batismo a cavalo e um passeio de charrete pela quinta, que proporcionou muita alegria e euforia.

No regresso ao Edifício da Câmara Municipal foram acolhidos pelo executivo municipal e foi realizado o habitual lanche convívio.

 

 

Ações dirigidas a docentes e não docentes do 1º ciclo e Pré-Escolar

 

Município do Entroncamento promove formações nas Escolas

 

4.jpg

 

O Município do Entroncamento, através do serviço de educação,  promoveu entre os dias 8 e 11 de abril, ações teóricas de formação em “Medidas de Autoproteção e Procedimentos de Evacuação no âmbito do programa Segurança na Escola, dirigidas a Assistentes Operacionais, Professoras e Educadoras, das Escolas EB António Gedeão, EB do Bonito, EB da Zona Verde e JI Sophia de Mello Breyner Andersen.

 

Estas ações dirigidas a pessoal docente e não docente das Escolas Básicas do 1º Ciclo e Educação Pré- Escolar tiveram como objetivo informar e esclarecer dúvidas na abordagem e atuação em situações de emergência com crianças, assim como elucidar sobre procedimentos a tomar nas escolas, com vista à preparação e mitigação de acidentes, promovendo uma cultura de segurança ativa nos vários estabelecimentos de ensino do Município.

 

Também nos dias 9, 10, 11 e 15 de abril, decorreu a ação de formação “Técnicas e Estratégias de animação de Crianças”, dirigida às Assistentes Operacionais do Jardim de Infância Sophia de Mello Breyner, Escola Básica da Zona Verde, Escola Básica António Gedeão e Escola Básica do Bonito.

 

Esta ação dividiu-se em duas partes: na primeira foram abordados conteúdos teóricos relativos à animação na infância, literatura infantil, animação da Biblioteca, expressão musical, expressão dramática e expressão físico-motora e na segunda, de carácter prático, foram realizados diversos trabalhos com livros infantis e jogos tradicionais.

 

O principal objetivo desta ação de formação foi a transmissão de conhecimentos que permitam planificar e orientar a realização de atividades lúdico- educativas.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 16:54
link do post | comentar | favorito

Gana e Costa do Marfim são destino de negócios para a NERSANT

 

Entre os dias 07 e 13 de julho, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém vai estar no Gana e Costa do Marfim com um conjunto de empresas da região, a fazer prospeção de negócios. A missão é financiada pela União Europeia e as inscrições já estão abertas.

 

A missão empresarial da NERSANT tem um carater multissetorial e engloba a identificação de oportunidades de negócio de acordo com os interesses das empresas participantes, a realização de reuniões institucionais e a concretização de reuniões bilaterais com empresas locais, que possam vir a ser potenciais clientes, parceiros ou fornecedores.

Com incidência na capital do Gana, Acra, e na capital económica da Costa do Marfim, Abidjan, a viagem de negócios realiza-se de 07 a 13 de julho, contando com organização e apoio técnico da NERSANT.

De referir que a missão empresarial ao Gana e Costa do Marfim é uma iniciativa do projeto financiado pela União Europeia Negócios no Mundo. O mesmo resulta de uma candidatura da AIP, ao Aviso N.º 28/SI/2017 - Sistema de Incentivos "Internacionalização das PME", na modalidade de Projetos Conjuntos, em copromoção com sete associações empresariais, entre elas a NERSANT.

Os interessados em participar podem contactar a NERSANT



publicado por Noticias do Ribatejo às 16:53
link do post | comentar | favorito

Agrocluster Ribatejo inspira empresas a apostar na economia digital

 

O Agrocluster Ribatejo realizou em Santarém o Fórum E-Agro Innovation, sob o olhar atento de diversas empresas deste setor de atividade. A iniciativa, inserida no âmbito do novo projeto da associação, visa despertar a comunidade empresarial para a importância da economia digital.

 

A importância da Economia Digital e do correto aproveitamento das oportunidades que oferece constituem uma realidade incontornável a que nenhum setor pode ser alheio, seja no domínio da comunicação, seja enquanto catalisador do aumento das vendas através do recurso a canais e ferramentas digitais.

Consciente da importância deste tema para o setor agroalimentar, o Agrocluster Ribatejo promoveu no dia 11 de abril, no Santarém Hotel, o Fórum E-Agro Innovation, com o objetivo de contribuir para o fomento da presença digital e para o reforço da sua competitividade, através dos canais digitais.

As honras da casa foram levadas a cabo pelo Presidente do Agrocluster Ribatejo, Carlos Lopes de Sousa, seguindo-se o lançamento E-Agro Innovation, projeto apoiado por fundos da União Europeia que visa fomentar a presença digital e a incorporação tecnológica nos modelos de negócio das empresas do setor agroindustrial, procurando reforçar a sua competitividade e potenciar a sua capacidade exportadora através dos canais digitais. O Agrocluster explicou ainda que a dinamização do mesmo vai aportar para a região diversas atividades que apoiam estes objetivos, nomeadamente a realização de dois estudos, “Mapeamento e caracterização dos principais e-marketplaces para a indústria agroalimentar” e “Tendências de plataformas especializadas em comércio alimentar”, a concretização de workshops e programas de aceleração sobre a temática e ainda a implementação dos E-Agro Awards, prémio de excelência ao nível do que melhor se faz em termos tecnológicos no país para o setor agroindustrial.

No evento, a primeira das atividades realizadas ao abrigo do E-Agro Innovation, marcaram presença especialistas nacionais e internacionais, que procuram dar conselhos e exemplos práticos facilmente replicáveis pelas PME nacionais.

Paulo Rita, Professor Catedrático de Marketing da NOVA Information Management School (NOVA IMS) e membro do Comité Executivo da Academia Europeia de Marketing falou sobre “Economia Digital: Comércio e Marketing (e-Commerce e Web marketing)”, Beatriz Casais, docente de Marketing e Estratégia na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e Consultora nos mesmos domínios do conhecimento interveio sobre “Economia Digital: Plataformas e ferramentas de análise (e-Marketplace e Web Analytics)” e Rick D’Ambrosio, Diretor de Marketing Digital e de e-Commerce na Agribeef Company, responsável pela plataforma B2C snakeriverfarms.com, clarificou o tema “E-Commerce / E-Marketplaces e o Setor Agroindustrial nos EUA”.

De referir que o projeto E-Agro Innovation é cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - Compete 2020, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional do Portugal 2020.



publicado por Noticias do Ribatejo às 16:43
link do post | comentar | favorito

“Serei o Que me Deres … Que Seja Amor”

Prvençao maus tratos (1).jpg

 


No âmbito da Campanha Abril Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e a Câmara Municipal de Coruche, promovem um conjunto de iniciativas com vista à sensibilização da comunidade local. "Abril, Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância", é uma campanha que tem como principais objetivos promover os direitos das crianças, relações de proximidade, de afeto e uma parentalidade positiva entre pais e filhos, sensibilizando a comunidade em geral, para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude.

Ao longo de todo o mês de Abril foram várias as atividades de sensibilização, Laços Azuis ao peito e nas fachadas de instituições públicas, bem como IPSS’s, Juntas de Freguesia do concelho, escolas, farmácias, Centro de Saúde e Posto da GNR de Coruche, sacos de papel com o logo da Campanha, e a história do Laço Azul, foram distribuídos junto das farmácias do Concelho, tudo pela mesma causa Prevenção dos Maus Tratos a Crianças e Jovens.
Dia 24 e 26 de Abril, os alunos do 1º ciclo do Centro Escolar de Coruche, estarão “À Conversa .. sobre a história do Laço Azul.
Os dias 28 e 30 de Abril, assinalam o encerramento da campanha com duas atividades de sensibilização, domingo, dia 28, pelas 10 horas, no Parque do Sorraia, a Caminhada pela prevenção e dia 30, terça-feira, pelas 9h30m o Estádio Municipal José Peseiro, ficará repleto de crianças que unidas irão formar um Laço Humano.



publicado por Noticias do Ribatejo às 08:04
link do post | comentar | favorito

Quarta-feira, 17 de Abril de 2019
Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

20 abril cartazW Shopping Scalabis Night Race.jpg

 

quarta-feira:

 

Esta quarta-feira, dia 17 de abril, às 21h30, veja o Filme "MAIS UM DIA DE VIDA", de Raúl de la Fuente e Damian Nenow, no Teatro Sá da Bandeira.

“Mais um Dia de Vida é a adaptação ao cinema do livro homónimo de Ryszard Kapuscinski, um dos maiores repórteres de guerra do século XX.No Verão de 1975, ele é enviado para Angola, numa altura em que os portugueses estão em debandada e os movimentos de libertação se envolvem numa guerra civil sem tréguas. De uma Luanda transformada em cidade fantasma sitiada, até à fronteira sul à beira da invasão sul-africana, Kapuscinski é uma testemunha ímpar do nascimento conturbado de um novo país. Com uma técnica de animação extraordinária e um trabalho documental que vai ao encontro dos homens que com ele então se cruzaram, o filme é uma belíssima homenagem a um grande repórter de guerra”.

Cinema | Animação | ESP/ALE/HUN/POL/BEL | 2018 | Cores | 85 min. | M/12 | Preço 5€/2,5€ sócios Cineclube de Santarém

 

 De 17 a 20 de abril, decorre o Santarém Cup 2019 - um torneio de Futebol organizado pela Associação Académica de Santarém, clube fundado a 5 de outubro de 1931 que tem como principal atividade o futebol de formação.

Este torneio pretende a divulgação do futebol formação, bem como a promoção do concelho e da cidade de Santarém.

A estrutura deste torneio, no formato atual, envolve a participação de 64 equipas, cerca de 900 atletas e respetivas comitivas, sendo disputado em vários campos do concelho, fruto das parcerias com outros clubes do concelho de Santarém. A competição abrange 4 escalões sub-8, sub-10, sub-11 e infantis.

 

A 7ºEdição conta com a presença de clubes como o Atlético de Madrid, Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Clube de Futebol Os Belenenses, Lusitano Évora, S. C. Farense, entre outros de Norte a Sul do país.

 

Esta edição é apadrinhada por algumas figuras de destaque do panorama desportivo Nacional, como são os casos de Rui Costa (Internacional Português), Rui Duarte (treinador do S.C. Farense), Jaime Simões (formado na A.A.S., atualmente no Sporting Clube da Covilhã) e Nuno Matos (jornalista na Antena 1).

As férias da Páscoa trazem a Santarém a Festa do Futebol de Formação, naquele que é o maior torneio nacional organizado por um clube.

quinta-feira:

 

Esta quinta-feira, dia 18 de abril, às 21h30, integrado nas comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril em Santarém, o Centro Cultural Regional de Santarém - Fórum Actor Mário Viegas, acolhe um Recital de Poesia de Homenagem a Ary dos Santos, com Domingos Lobo e Manuel Diogo, do Grupo de Jograis "U...Tópico" - Trovadores Defensores da Poesia e Prosa Portuguesa.

Até dia 20 de abril, decorre o Santarém Cup 2019 - um torneio de Futebol organizado pela Associação Académica de Santarém, clube fundado a 5 de outubro de 1931 que tem como principal atividade o futebol de formação.

Este torneio pretende a divulgação do futebol formação, bem como a promoção do concelho e da cidade de Santarém.

A estrutura deste torneio, no formato atual, envolve a participação de 64 equipas, cerca de 900 atletas e respetivas comitivas, sendo disputado em vários campos do concelho, fruto das parcerias com outros clubes do concelho de Santarém. A competição abrange 4 escalões sub-8, sub-10, sub-11 e infantis.

 

A 7ºEdição conta com a presença de clubes como o Atlético de Madrid, Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Clube de Futebol Os Belenenses, Lusitano Évora, S. C. Farense, entre outros de Norte a Sul do país.

 

Esta edição é apadrinhada por algumas figuras de destaque do panorama desportivo Nacional, como são os casos de Rui Costa (Internacional Português), Rui Duarte (treinador do S.C. Farense), Jaime Simões (formado na A.A.S., atualmente no Sporting Clube da Covilhã) e Nuno Matos (jornalista na Antena 1).

As férias da Páscoa trazem a Santarém a Festa do Futebol de Formação, naquele que é o maior torneio nacional organizado por um clube.

sexta-feira:

 

Até dia 20 de abril, decorre o Santarém Cup 2019 - um torneio de Futebol organizado pela Associação Académica de Santarém, clube fundado a 5 de outubro de 1931 que tem como principal atividade o futebol de formação.

Este torneio pretende a divulgação do futebol formação, bem como a promoção do concelho e da cidade de Santarém.

A estrutura deste torneio, no formato atual, envolve a participação de 64 equipas, cerca de 900 atletas e respetivas comitivas, sendo disputado em vários campos do concelho, fruto das parcerias com outros clubes do concelho de Santarém. A competição abrange 4 escalões sub-8, sub-10, sub-11 e infantis.

 

A 7ºEdição conta com a presença de clubes como o Atlético de Madrid, Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Clube de Futebol Os Belenenses, Lusitano Évora, S. C. Farense, entre outros de Norte a Sul do país.

 

Esta edição é apadrinhada por algumas figuras de destaque do panorama desportivo Nacional, como são os casos de Rui Costa (Internacional Português), Rui Duarte (treinador do S.C. Farense), Jaime Simões (formado na A.A.S., atualmente no Sporting Clube da Covilhã) e Nuno Matos (jornalista na Antena 1).

As férias da Páscoa trazem a Santarém a Festa do Futebol de Formação, naquele que é o maior torneio nacional organizado por um clube.

sábado:

 

Este sábado, dia 20 de abril, decorre a W Shopping Scalabis Night Race. Às 15h00 tem início a Kids Race, às 19h00 a Mini Race e às 21h00 a Scalabis Night Race. Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara de Santarém.

 

A corrida que junta o desporto, o vinho tinto, os pampilhos, as bifanas e muita animação por toda a cidade, realiza-se pela sétima vez, este ano a 20 de abril, em Santarém, organizada pela Associação Scalabis Night Runners Club e o apoio do Município de Santarém e do W Shopping, para além de outros patrocinadores.

A W Shopping Scalabis Night Race tem um percurso de aproximadamente 10 km, com início às 21h00 e partida e chegada no Jardim da Liberdade e uma caminhada, a Mini Race, que acontece às 19h00, com cerca de 5 km. Para os mais jovens, a partir das 15h00, existe um conjunto de provas, que formam a corrida Kids Race.

 

Para além da corrida, os atletas são presenteados com ruas iluminadas e uma dúzia de grupos musicais a atuar em pontos estratégicos, por onde vão passar milhares de camisolas pretas e amarelas que fazem reviver o espírito dos treinos desta associação e desfrutar da presença de campinos, fandango e ainda, provar vinho tinto, os melhores pampilhos do mundo e a bela da bifana.

 

A partir das 22h30, acontecerá um fantástico espetáculo musical no palco do Jardim da Liberdade, junto à meta/partida.

 

Esta é, muito mais do que uma prova de corrida, uma festa onde se alia a vontade de fazer desporto à diversão, iluminando a cidade de Santarém.

 

A última edição da Scalabis Night Race contou com mais de 4.000 participantes e centenas de populares que vieram dar luz e cor à cidade, tendo sido distribuídos ao longo da corrida mais de 30 litros de vinho e igualmente, mais de 3.500 pampilhos e 3.500 bifanas.

Mais informações em https://scalabisnightrace.pt/ .

Este sábado termina o Santarém Cup 2019 - um torneio de Futebol organizado pela Associação Académica de Santarém, clube fundado a 5 de outubro de 1931 que tem como principal atividade o futebol de formação.

Este torneio pretende a divulgação do futebol formação, bem como a promoção do concelho e da cidade de Santarém.

A estrutura deste torneio, no formato atual, envolve a participação de 64 equipas, cerca de 900 atletas e respetivas comitivas, sendo disputado em vários campos do concelho, fruto das parcerias com outros clubes do concelho de Santarém. A competição abrange 4 escalões sub-8, sub-10, sub-11 e infantis.

 

A 7ºEdição conta com a presença de clubes como o Atlético de Madrid, Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Clube de Futebol Os Belenenses, Lusitano Évora, S. C. Farense, entre outros de Norte a Sul do país.

 

Esta edição é apadrinhada por algumas figuras de destaque do panorama desportivo Nacional, como são os casos de Rui Costa (Internacional Português), Rui Duarte (treinador do S.C. Farense), Jaime Simões (formado na A.A.S., atualmente no Sporting Clube da Covilhã) e Nuno Matos (jornalista na Antena 1).

As férias da Páscoa trazem a Santarém a Festa do Futebol de Formação, naquele que é o maior torneio nacional organizado por um clube.

 

A decorrer:

 

Até dia 30 de abril, visite a Mestra Documental “Falam documentos de outras eras”, na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire, patente de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00.

 

Ata da sessão ordinária da Comissão Administrativa da Camara Municipal de Santarém, celebrada no dia 21 de Janeiro 1919.

 

A cidade de Santarém foi teatro de operações ao longo dos tempos de batalhas, guerras, insurreições, invasões francesas, lutas liberais, tremores de terra e outros conflitos que se seguiram. No período de dez a quinze de janeiro de 1919, a cidade viu-se cercada por cerca de quinze mil soldados, apoiados por revoltosos, para submeterem parte das tropas da guarnição contra o Estado Republicano nacional. Mas após cinco dias renderam-se ao ministro da Guerra. No entanto causaram bastante sofrimento e destruição, causaram duas vítimas mortais.

A Câmara de Santarém na ata referida, pela pessoa do seu presidente, Manuel António das Neves, manifesta a sua tristeza pelos acontecimentos ocorridos e, pela forma como se pôs termo às hostilidades. Propôs entregar uma mensagem ao Alto Comissário do Governo nesta cidade, em nome da Comissão Administrativa da Câmara Municipal e em nome do povo escalabitano, na primeira reunião após os acontecimentos, regista a satisfação e gratidão, por não terem tomado maiores proporções os bombardeamentos sobre a cidade e seu povo. Facto que se deveu aos dirigentes das tropas atacantes, levando à rendição dos revoltosos. Ficou reconhecida pela História como Revolução Monárquica.  

 

Até dia 30 de abril, visite a Mostra Bibliográfica “O 25 de abril – Revolução dos Cravos”, na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire, patente de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00.

 

Celebramos mais um aniversário do 25 de abril conhecido como a Revolução dos Cravos e homenageamos todos os participantes que se envolveram neste processo liderado por um movimento militar – o Movimento das Forças Armadas, com uma exposição bibliográfica de obras sobre a temática e que constituem o acervo bibliográfico da Biblioteca Municipal.

 

Até dia 30 de abril, visite a Mostra Bibliográfica “Vamos ler… Rosa Lobato Faria”, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, de segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h00 e sábados 09h30 às 12h30

 

Atriz, escritora, romancista, poetisa e guionista de novelas, Rosa Lobato Faria foi uma figura pública multifacetada e de enorme destaque nos meios media.

No âmbito da escrita literária, esta escritora deixou-nos uma diversidade de obras desde o romance, poesia, contos e literatura infantil. Homenageamos e relembramos Rosa Lobato Faria pelo seu 87º aniversário Natalício com uma exposição bibliográfica.

Até dia 30 de abril, integrado nas comemorações dos 175 anos da Escola Secundária de Sá da Bandeira, “Do Liceu para o Mundo, Orgulhosamente Sá da Bandeira”, na Biblioteca da Escola Secundária Sá da Bandeira.

Exposição sobre Ruy Belo, Bernardo Santareno, Mário Viegas e outros alunos autores de obras (narrativas, poesia…)

 

Até dia 31 de maio, visite a Exposição SUBWAY LIFE de António Jorge Gonçalves, na Sala de Leitura Bernardo Santareno. Esta exposição integra o ESCALA - Projeto Educativo, Mediação de Públicos e Envolvimento da Comunidade.


Tudo começou em Londres, onde António Jorge Gonçalves exercitou desenhar a pessoa que se sentasse à sua frente no Metro. Ao regressar a Lisboa, decidiu levar o jogo a outras 9 cidades: Lisboa, Berlim, Estocolmo, Nova Iorque, São Paulo, Tóquio, Atenas, Moscovo e Cairo. O resultado do projeto apresentado no site oficial foi premiado no Flash Film Festival pelos milhões de visitas. Apresentamos uma seleção desses desenhos ampliados à escala humana, criando um efeito surpreendente de proximidade com estes desconhecidos, que serão expostos em espaço público.

António Jorge Gonçalves é um autor de banda desenhada, cartoonista, performer visual, ilustrador, cenógrafo e professor português, autor de diversas Novelas Gráficas, e tem colaborado com diversos escritores – Nuno Artur Silva, Rui Zink, Ondjaki ou Mário de Carvalho. Faz semanalmente cartoon político para o Inimigo Público (suplemento do Público) desde 2003. Estes trabalhos foram também publicados no Le Monde e Courrier Internacional, e premiados no World Press Cartoon. Integrou o projecto pedagógico 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian como artista formador.


Desenho/Exposição | Classificação: Etária para todos | Preço gratuito

Até dia 28 de junho, visite a Exposição Coleção de arte contemporânea ‘Manuela de Azevedo’, na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire, segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

 

Na Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire encontra-se em exposição parte do espólio artístico da jornalista Manuela Ferreira de Azevedo, doado à Câmara Municipal de Santarém no final da década de 80, espólio esse que contempla reconhecidos artistas nacionais e internacionais.

De 1 de Abril a 28 de junho está em destaque trimestral uma obra da autoria de Ventura Moutinho: “Recanto – Espalion, Fança”, pintura a óleo s/ platex, 2º quartel séc. XX.

Em permanência:

 

Visite o Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças, de quarta-feira a domingo, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, sob marcação através do telefone: 243 377 290 ou 912 578 970.

“Painel de azulejos que representa um mostruário de relógio com numeração romana e decoração figurativa dos ventos (éolos ou querubins azuis), nos quatro cantos da composição. É emoldurado por cercadura com decoração geometrizante e simétrica a azul, amarelo, verde e manganês e meios óvulos. O espaço interior é preenchido com uma representação do sol com seus raios em branco e amarelo sobre fundo azul, dividindo o círculo em vinte e quatro partes iguais”.

 

Visite o Centro de Interpretação Urbi Scallabis – USCI, no Jardim Portas do Sol, de quarta-feira a domingo, das 09h30 às 12h15 e das 14h00 às 17h15. Contato: tel.- 243 357 288.

Instalado no Jardim Portas do Sol, o Centro de Interpretação Urbi Scallabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação.

A área expositiva oferece uma fácil abordagem no domínio inovador da interatividade, que lhe permite, à distância de um toque digital, identificar e localizar o valor do património arquitetónico, a riqueza da tumulária, a abundância da heráldica e a qualidade da azulejaria que a cidade ostenta e que, muitas vezes, os escalabitanos e os turistas desconhecem.



publicado por Noticias do Ribatejo às 18:25
link do post | comentar | favorito

Entrega de prémios do XII Concurso Literário do Concelho de Azambuja

XII_CONC_LIT_25abril_Imagem.jpg

 

 

O Município de Azambuja vai realizar, no dia 25 de abril, a cerimónia de entrega de prémios do XII Concurso Literário de âmbito concelhio. O evento terá lugar pelas 15h30, no Auditório da Casa do Povo de Aveiras de Cima. Serão atribuídas perto de quatro dezenas de distinções, entre vencedores e menções honrosas nas várias categorias – poesia, conto, crónica e banda desenhada. Na ocasião, será, igualmente, distribuída aos participantes do concurso 2017/2018 a publicação com os trabalhos vencedores dessa edição.

 

Além de celebrar a instauração da democracia em Portugal, com destaque para a conquista da Liberdade de Expressão, a Câmara Municipal de Azambuja pretende com este evento assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se comemora a 23 de abril. A cerimónia municipal associa-se, ainda, às comemorações do 25 de abril promovidas pela Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e contará dois momentos musicais interpretados pela Orquestra da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima.

 

De referir que este concurso é dinamizado pela Rede de Bibliotecas Municipais de Azambuja em articulação com as bibliotecas dos 3 agrupamentos de escolas. Os objetivos passam por fomentar o gosto pela leitura, estimular o espírito de iniciativa, desenvolver e incentivar a escrita criativa e divulgar o que de bom se escreve em todo o Concelho de Azambuja. Entre os critérios avaliados pelo júri do concurso estiveram, nomeadamente, a qualidade literária e a criatividade, a correção linguística, a organização e a coerência do texto.

 

Passeio BTT em Azambuja – atividade PAFT gratuita

05.maio.2019, concentração às 09H00 na Associação Recreativa e Cultural da Socasa

 

O Município de Azambuja, através do seu Programa Atividade Física para Todos (PAFT), vai realizar um passeio guiado de BTT, no próximo domingo 05 de maio. A iniciativa é organizada em parceria com o grupo azambujense de BTT Tombaminis e com o apoio da Associação Recreativa e Cultural da SOCASA. A concentração está marcada para as 09h00, na sede desta coletividade, situada junto à Escola Básica de Azambuja.


O percurso terá cerca de 25 Kms, será de dificuldade física média e dificuldade técnica considerada média/alta. Tratando-se de uma atividade integrada no programa PAFT, o ritmo a praticar será de passeio, de modo a que seja acessível a todos os que queiram participar. Pretende-se, neste contexto, promover a prática da atividade física saudável num ambiente de convívio e de amizade, já habitual nos eventos PAFT. O percurso proposto permitirá conhecer os melhores trilhos nas áreas de Azambuja e de Vila Nova da Rainha, vários deles criados pelo grupo de BTT Tombaminis, e que – pelos ‘single tracks’ e descidas que apresenta – alguns praticantes apelidam como “mini-Monsanto”. Recomenda-se travões afinados e desfrutar ao máximo do contacto com a natureza.

 

O ponto de encontro é às 09h00 junto à sede da Associação Recreativa e Cultural da SOCASA, em Azambuja, e o arranque está previsto para as 09h30. É obrigatória a utilização de Bicicleta Todo o Terreno e de capacete. As inscrições são gratuitas e a efetuar no próprio dia e local, e a organização assegura um carro de apoio a acompanhar todo o percurso. Aconselha-se que todos os participantes levem água, roupa e calçado adequados à modalidade.

 

No final do passeio, a Associação Recreativa e Cultural da Socasa irá promover um almoço convívio para todos os interessados. O valor é de 7,00 € para adulto e 5,00 € para criança. A inscrição para o almoço é feita diretamente junto da ARC SOCASA, até ao dia 3 de Maio

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 14:58
link do post | comentar | favorito

Terça-feira, 16 de Abril de 2019
"O LÁPIS AZUL: A Censura no Estado Novo"

70.JPG

 

“Lápis Azul: A Censura no Estado Novo” exposição cedida pelo Museu Nacional da Imprensa, estará patente até ao próximo dia 12 de Maio, na Galeria do Mercado Municipal em Coruche, e poderá ser visitada todos os dias das 9h às 12h e das 14h às 17h30, com entradas livres.

O Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, inaugurou no passado sábado um espólio de 48 anos de cortes, entre Junho de 1926 e Abril de 1974. A exposição, no âmbito das comemorações do 25 de Abril, apresenta dezenas de documentos ilustrativos da atuação censória no regime de António de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano.
O “lápis” começou como proteção do golpe militar de Gomes da Costa, iniciado em Braga e pouco a pouco foi-se transformando numa espécie de bisturi e guardião do tríptico “Deus, Pátria e Família” que regia ideologicamente a ditadura do Estado Novo. Podemos observar em todo o espólio que era com o Lápis Azul que os censores decidiam aquilo que o país deveria saber, através da imprensa, rádio televisão, ou qualquer outro meio, como forma de divulgação. Na exposição, poderá observar, em alguns documentos expostos, que a própria Revolução dos Cravos foi também ela censurada.

Aquando da inauguração esteve presente a jornalista Diana Soller, que à conversa com uma sala repleta de expectadores, abordou vários temas da época antes e após, 25 de Abril, com testemunhos na primeira pessoa, igualmente temas atuais como populismos e "fakenews", foram abordados. Esta exposição é apenas um pequeno testemunho dos mecanismos censórios que vigoraram em Portugal durante 48 anos.



publicado por Noticias do Ribatejo às 21:17
link do post | comentar | favorito

Feira do Livro de Tomar durante 12 dias na Levada com 24 apresentações

unnamed.jpg

Chegada à 10ª edição na sequência actual (a mais longa de sempre), a Feira do Livro de Tomar começa ao final da tarde de 24 de Abril com o regresso daquela que foi a primeira escritora a estar presente na edição inaugural do certame, Inês Pedrosa. Mas haverá muito mais autores a circularem pelo Centro Cultural da Levada ao longo dos doze dias da feira, oriundos de áreas tão diversas como a música (António Manuel Ribeiro), o cinema (Mário Augusto), o desporto (João Marreiros) ou o jornalismo (Leonete Botelho). Carlos Vale Ferraz, Ana Filomena Amaral ou Maria João Fialho Gouveia são outros nomes bem conhecidos da literatura que estarão presentes. E um punhado de escritores tomarenses que cada vez afirmam mais a sua qualidade. Em ano de centenário, não faltará também um espaço dedicado a Sophia de Mello Breyner Andresen, com o visionamento de um documentário, em parceria com o Bibliotecando em Tomar, seguido de apresentação do nº 5 da revista de poesia Nervo, que faz capa com a autora de "No tempo dividido".

A Feira do Livro decorre mais uma vez no espaço fantástico da Levada, onde o bucolismo do rio e a envolvência histórica e industrial criam as condições perfeitas para o convite à leitura. À excepção do primeiro dia, abre às 10 horas da manhã aos fins-de-semana e feriados e às 13h30 nos restantes dias, prolongando-se até à noite.

No dia 24, a abertura oficial será às 18 horas, com a presença de Inês Pedrosa para apresentar o seu novo livro “O processo violeta”, um romance de tabus numa sociedade (Portugal do final dos anos oitenta) que escalava as paredes da modernidade. Natural de Tomar onde só não nasceu por falta de maternidade, a escritora foi agraciada com a medalha de honra do Município no dia 1 de Março de 2016.

Também a 24, pelas 21 horas, Ana Filomena Amaral apresenta o romance “O diretor”, primeiro de uma trilogia dedicada aos problemas ambientais, neste caso mais concretamente ao mar de plástico dos oceanos.

O 25 de Abril será também ele devidamente assinalado, com a apresentação pelas 16 horas do livro “25 poemas de dores e amores”, de António Lúcio Vieira, Prémio Literário do Médio Tejo em 2017, seguido do recital “Poemas para mover o mundo” por O Contador de Histórias.

Na sexta-feira, dia 26, Maria João Fialho Gouveia passa pela Feira às 19 horas a propósito da sua obra mais recente, “Os Távoras”, enquanto às 21 o tomarense Vasco R. Marques apresenta “Colónia submersa”, um livro em jeito de ficção científica.

No sábado, 27, pelas 16 horas, o certame recebe Maria José da Silveira Núncio, autora de uma obra em que todos somos protagonistas, e cujas dicas para o dia a dia vamos acolher, “Os meus pais estão a envelhecer”. À noite, pelas 21 horas, abre-se uma “Janela indiscreta” em que todos podem conversar com Mário Augusto, o jornalista português que tem entrevistado mais estrelas de cinema nos anos recentes. 

No domingo, 28, uma figura igualmente bem conhecida da televisão, Hélder Reis, trará à Levada o seu livro “Lendas, mitos e ditos de Portugal”. Isto às 16 horas, seguindo-se às 18 a presença da tomarense Elsa Ribeiro Gonçalves com as “Singularidades de uma mulher de 40”.

E tudo isto só nos primeiros cinco dias. Ah!, é verdade, além destes há muitos mais livros que falam por si próprios e a preços convidativos de 24 de Abril a 5 de Maio nesta iniciativa do Município de Tomar e da Livraria Nova.



publicado por Noticias do Ribatejo às 16:35
link do post | comentar | favorito

SABORES DO TOIRO BRAVO

57172515_1066531883532204_3455232027773632512_n.jp

 

 

 

 

“Faça uma pega de caras … mas só no prato”

Dias 3, 4 e 5 de Maio esperamos por vós em Coruche, na 16º Edição, dos Sabores do Toiro Bravo. Evento que recebeu em 2017 uma menção honrosa nos prémios do Turismo do Alentejo e Ribatejo na categoria “Melhor Gastronomia”.
A carne de toiro bravo é a principal protagonista deste evento gastronómico, único no país, que traz a Coruche milhares de visitantes, todos com a mesma vontade de participar no desafio que anualmente é lançado “Faça uma pega de caras … mas só no prato”.
Durante três dias, os corredores da praça de toiros de Coruche ficam repletos de restaurantes e tasquinhas, que apresentam as melhores propostas de gastronomia ribatejana, unicamente com carne de toiro bravo. Durante os dias do certame, à hora das refeições, concertinas, charanga, fados e guitarradas farão momentos únicos de etnografia e cultura do Ribatejo. Na parte exterior e em todo o redor da praça haverá artesanato regional e mostras de produtos locais. Domingo, e em último dia dos Sabores do Toiro Bravo, os ranchos folclóricos do concelho de Coruche apresentarão uma oficina de dança, com danças tradicionais de Coruche e do Ribatejo convidando à interação do público presente.
Paralelamente e em simultâneo, no Pavilhão Multiusos, de frente à Praça de Toiros, decorre a exposição de clássicos, com automobilia, carros, motas e bicicletas, antigos.

Coruche, uma pequena Vila em pleno coração do montado Ribatejano e a breves km de Lisboa, além de “Capital Mundial da Cortiça”, de onde saem por dia cinco milhões de rolhas em cortiça possui uma das maiores áreas de montado de sobro no nosso país, é uma região riquíssima em biodiversidade, banhada pelo Rio Sorraia, o que lhe confere outro produto de excelência – O Arroz, tal como o pinhão outras das riquezas deste território.

Múltiplas e boas razões para nos visitar, aqui, em Coruche, na Capital Mundial da Cortiça!



publicado por Noticias do Ribatejo às 16:30
link do post | comentar | favorito

COMEMORAÇÕES DO 45º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL NO CONCELHO DE SALVATERRA DE MAGOS

11.jpg

12.jpg

13.jpg

 

 

 

 

“Liberdade de Associação – o Despertar dos Partidos Políticos” é o tema das comemorações do 45º Aniversário do 25 de Abril, que decorrem de 24 de abril a 1 de maio e que contam com várias iniciativas dinamizadas pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos em parceria com as Juntas de Freguesia.

As comemorações abrem no dia 24 de abril, pelas 17h, com a inauguração da exposição de Fotografia de Alfredo Cunha “Os rapazes dos tanques”, na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, com a presença do fotógrafo. Também no dia 24, na Casa do Povo de Muge, inaugura, pelas 21h, a exposição “Muge e os seus artistas”, a que se segue o concerto “Cantigas de Abril” com Elias Oliveira, Tó Grencho, Manuel Monteiro, Nuno Silva e Joaquim David.

No dia 25 de abril, pelas 10h30 terá lugar a habitual Sessão Solene da Assembleia Municipal, na Praça da República, em frente à Câmara Municipal, precedida de uma arruada pela Banda da Associação Cultural e Musical de Salvaterra de Magos. Na fachada da Biblioteca Municipal estará patente a exposição “Liberdade de Associação – o Despertar dos Partidos Políticos” e, pelas 11h30, haverá um momento musical, alusivo à data, com Laura Macedo e Marcelo Silva.

O projeto municipal Praça ComVida regressa ao Mercado Municipal de Salvaterra de Magos no dia 27 de abril, pelas 10h, com o showcooking “Doces sem culpa” por Cátia Patrício.

De 24 de abril a 1 de maio irão também decorrer diversas iniciativas organizadas pelas Juntas de Freguesia, associações, coletividades e comissões de festas do concelho, que contam com o apoio da Câmara Municipal, tais como atividades desportivas, recreativas, culturais e de animação (homenagens, exposições, concertos, patinagem, caminhadas, passeios de bicicleta e de mota, pesca, atividades infantis, corrida, jogos tradicionais, gincanas, vacada, futebol de salão, encontro de poetas, chinquilho, teatro, trail e encontro de bandas filarmónicas - consultar programa completo em www.cm-salvaterrademagos.pt).



publicado por Noticias do Ribatejo às 10:52
link do post | comentar | favorito

Segunda-feira, 15 de Abril de 2019
Orçamento Participativo Jovem de Portugal apresentado na Chamusca

 

 

A Câmara Municipal da Chamusca, através do Matriz – Gabinete para a Juventude, e o Instituto Português da Juventude e Desporto, organizam o Encontro de Participação da Chamusca para a divulgação da 3ª edição do Orçamento Participativo Jovem Portugal 2019 (OPJovem 2019), no dia 24 de abril, a partir das 15h00, na Loja Ponto JÁ, instalado no Espaço Matriz 21 no edifício dos Paços do Concelho.

 

O OPJovem é uma iniciativa pioneira a nível mundial que desafia cidadãos e cidadãs entre os 14 e os 30 anos a apresentar e decidir projetos de investimento público, no valor total de 500 mil euros, e visa contribuir para uma melhor democracia através do reforço das formas de participação pública de jovens.

 

Este encontro tem como objetivo a apresentação de propostas e é aberto à participação de todos os jovens nesta faixa etária. Inscrições pelos contatos 968912121 e pelo e-mailgab.juventude@cm-chamusca.pt.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 18:24
link do post | comentar | favorito

XXXI FESTA DO VINHO DO CARTAXO APRESENTA VINHO & PÃO

De 30 de abril a 5 de maio, a arte dos sabores que nascem na tradição e se cumprem na inovação, juntam-se à mesma mesa – Vinho e Pão vão brindar juntos à Festa do Vinho do Cartaxo.

 

  • Exposição, venda e provas de vinho e pão, cozinha ao vivo e harmonizações para o público degustar livremente, tasquinhas regionais, artesanato e espaço dedicado às crianças, para além de muita animação, são as propostas da XXXI edição da Festa do Vinho do Cartaxo que, depois de duas edições a juntar vinho e chocolate, se prepara para apresentar um novo convidado de honra – o Pão.
  • A Festa também vai sair à rua – dia 1 de maio é feriado nacional, e no Cartaxo também é Dia do Campino e das Tradições. A identidade ribatejana vai ser celebrada com o tradicional desfile de campinos, que este ano quer ser ainda maior e mais vivido por toda a população. Para isso terá um contributo reforçado dos ranchos folclóricos e das associações culturais do concelho. 
  • A tradição tauromáquica também vai ter destaque no dia 1 de maio. A Praça de Touros do Cartaxo celebra o seu 145.º Aniversário e a Corrida de Touros já tem cartel definido.
  • Para além de ser certo o lugar que o Festival de Folclore ocupa no programa de animação, este ano o palco da Festa conta já com outras presenças confirmadas – as noites vão ser de Festa com os The Pilinha a encerrar o dia 30 de abril, no dia 1 de maio, sobem ao palco os fadistas da terra com o espetáculo Há Fados no Cartaxo, no dia 2 de maio será o encantador Ballet do Ateneu Artístico Cartaxense a fazer as honras da casa, no dia 3 de maio o DJ Vassalo vai ser protagonista da River Night Party e, no dia seguinte o palco será dos One Vision - Tributo a Queen, a Festa do Vinho e Pão, dedica a sua última tarde à música filarmónica, com a Orquestra da Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta.

 

CÂMARA MUNICIPAL VAI REQUALIFICAR PRACETA DO PROGRESSO

A requalificação desta zona da cidade, vai decorrer no âmbito do Programa VivaCidade.

 

 

O Auditório Municipal da Quinta das Pratas vai receber a reunião de trabalho de apresentação do Projeto de Requalificação da Praceta do Progresso. Residentes, autarcas e técnicos municipais, vão participar na reunião que tem início marcado para as 19h30 de amanhã, terça-feira, dia 16 de abril, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas.

 

A reunião está aberta a todos os interessados em “tomar decisões sobre os equipamentos e as medidas a implementar para requalificar esta área da cidade”, informou Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal.

 

O Projeto de Requalificação da Praceta do Progresso vai ser escutado no âmbito do Programa VivaCidade, que prevê requalificação das principais urbanizações da cidade. A Quinta das Correias, o Bairro Azul, a Quinta das Laranjeiras, estão entre as zonas integradas neste Projeto que também vai abranger a zona da Cabreira, Capela, Ponte da Pedra, Quinta do Brito, Quintalão/José Tagarro, Santa Eulália, Santo Cristo, São Francisco/Várzeas, Valverde/Parque da Música, Vapor e Vasco da Gama/Praça 15 Dezembro.

 

As intervenções serão sempre precedidas de reuniões de trabalho com moradores das diversas áreas a requalificar e os projetos serão apresentados publicamente, em sessões abertas a todas e todos os cidadãos interessados.



publicado por Noticias do Ribatejo às 18:22
link do post | comentar | favorito

Mais 177 mil euros para apoiar Diversificação de Actividades na Exploração Agrícola

Mais 177 mil euros para apoiar Diversificação de Actividades na Exploração Agrícola  

O concurso tem disponível uma dotação de 177 mil euros para apoiar projectos, que complementem o rendimento familiar do agricultor, como ATL temáticos, oficinas artesanais, quintas pedagógicas, actividades de animação turística, SPAs, entre outros investimentos relacionados com unidades de alojamento turístico, serviços de recreação e lazer que não sejam de produção, transformação ou comercialização de produtos.

Estes investimentos, que estimularam dinâmicas económicas complementares à agricultura, devem contribuir directamente para a manutenção ou melhoria do rendimento do agregado familiar, fixação da população, ocupação do território e o reforço da economia rural.

Para submeter candidatura aos apoios, no âmbito do DLBC Rural, do Portugal 2020, co-financiados pelo FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, deve consultar o aviso, as Portarias nº 152/2016, nº 238/2017 e nº 303/2018, assim como a Orientação Técnica Específica desta operação e a Estratégia de Desenvolvimento Local do Grupo de Acção Local do Ribatejo Interior no seu sítio na Internet tagus-ri.pt.



publicado por Noticias do Ribatejo às 18:21
link do post | comentar | favorito

Festival Arroz Carolino Regressa a Samora Correia

unnamed.jpg

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 18:19
link do post | comentar | favorito

1805 colaboradores de empresas envolvidos em projeto de formação e consultoria

 

232 empresas e 1805 colaboradores de empresas é o balanço final do projeto MOVE PME, programa de formação e consultoria dinamizado pela NERSANT nos últimos dois anos na região do Ribatejo. A sessão de encerramento do projeto aconteceu no dia 12 de abril, em Torres Novas, onde foram entregues os certificados às empresas participantes. Na calha, está a preparação de uma nova candidatura ao programa de formação e consultoria financiado a 90%.

 

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, em parceria com a AIP - Associação Industrial Portuguesa, tem vindo a dinamizar desde 2016, o projeto de formação-ação financiado a 90 por cento, MOVE PME. Trata-se de um inovador programa de formação que combina formação teórica em sala com consultoria direta e adequada à necessidade das empresas.

Na sessão, a NERSANT explicou como conseguiu alcançar tais números, sendo a entidade promotora do projeto com maior adesão do MOVE PME. De facto, explicou Luís Roque, coordenador do programa de formação da NERSANT, “realizámos um total de 962 reuniões de apresentação e recrutamento para o MOVE PME, o que resultou na adesão de 232 empresas e no envolvimento de 1805 colaboradores. No total, foram ministradas 32.250 horas de formação e consultoria”.

A área do projeto - o programa foi dinamizado tendo em conta cinco áreas estratégicas que as empresas puderam escolher de acordo com as suas necessidades - que maior adesão teve, acrescentou ainda Luís Roque, foi a de “Organização e Gestão”, com a adesão de 93 empresas, seguindo-se “Implementação de Sistemas de Gestão”, com 88 empresas, “Economia digital”, com 23, “Internacionalização”, com 16, e “Gestão Estratégica”, com 12.

António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, esteve presente neste encontro e ressalvou a importância do projeto MOVE PME para as empresas da região. “O MOVE PME foi sem dúvida uma das melhores ferramentas de formação à disposição dos nossos empresários, pelo seu modelo inovador, que conjuga adequadamente e de acordo com as necessidades das empresas, formação em sala e consultoria”, referiu o dirigente da associação, acrescentando que está muito orgulhoso do trabalho realizado pela NERSANT e pelo tecido empresarial da região, “que está, seguramente, mais preparado para enfrentar todos os desafios do mercado”. “A NERSANT foi a entidade a nível nacional que mais empresas mobilizou para o MOVE PME. Temos os melhores empresários do país na nossa região e que souberam valorizar o projeto. O que fizemos foi apenas ir ao encontro das expetativas das empresas”, concluiu ainda, acrescentando que “as empresas que participam na formação-ação, deviam ter uma majoração nos quadros comunitários”.

Norma Rodrigues, Diretora Geral da AIP, entidade gestora do projeto a nível nacional esteve também presente na cerimónia de encerramento do MOVE PME e enalteceu o trabalho de campo levado a cabo pela NERSANT. Anunciou ainda algumas alterações para o próximo MOVE PME, entre as quais novas áreas, que passam pela “Indústria 4.0, Gestão da Inovação e Otimização de recursos financeiros”. Benvinda Catarino, coordenadora da AIP do MOVE PME, apresentou o balanço do projeto a nível nacional.

Na sessão, foram ouvidas algumas empresas que deram o seu testemunho quanto à participação no projeto. O evento culminou com a entrega dos diplomas de participação a todas as empresas participantes.

De referir que o projeto MOVE PME é um programa de formação-ação desenvolvido pela NERSANT em parceria com a AIP/CE - Associação Industrial Portuguesa/Confederação Empresarial, com financiado do Compete 2020 no âmbito do Fundo Social Europeu de 90%.

Tendo em conta o sucesso do MOVE PME na região do Ribatejo, a NERSANT está já a preparar nova candidatura, com o objetivo de melhor qualificar as empresas e empresários da região.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 12:16
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Abril 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9

20

24
25
26
27

28
29
30


posts recentes

FÉRIAS MUNICIPAIS DA PÁSC...

SWIMRUN ZÊZERE 

MEMÓRIAS DO TEMPO: Há 110...

Benavente – Recuperado ma...

EDP Distribuição rejuvene...

SATIE, I LOVE SATIE, os A...

Rancho Folclórico Danças ...

SAMORA CORREIA ESPERA MIL...

Concerto Comemorativo do ...

Município do Entroncament...

Tomar – Identificada por ...

Em junho a Freixianda ass...

NERSANT mobiliza stakehol...

Azeites de Tomar com galh...

NOVOS REGULAMENTOS AR

Cumeada FC vence XI ediçã...

Crédito Agrícola apoia cr...

NERSANT ajuda empreendedo...

ALMOÇO COMEMORATIVO DO 45...

TEMAS DE SAÚDE: Violência...

Tomar – Identificada por ...

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA D...

Ressurreição

BALCÃO SOCIAL CHUMBADO EM...

Entroncamento no Convento...

Dia  Aberto aos filhos do...

Gana e Costa do Marfim sã...

Agrocluster Ribatejo insp...

“Serei o Que me Deres … Q...

Aproveite o que Santarém ...

arquivos

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds