NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Segunda-feira, 20 de Maio de 2019
Couro Azul é o grande vencedor do XXIII Challenger NERSANT

 

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém realizou dias 17 e 18 de maio em Mação, a 23.ª edição do Challenger, evento desportivo e de lazer que promove a realização de atividades de team building por parte das empresas da região. A Couro Azul foi a grande vencedora do evento.

 

“Renascer Mação - Verde Horizonte” foi o mote para a realização do XXIII Challenger NERSANT, decorrido naquela vila nos dias 17 e 18 de maio. Desta forma, os produtos regionais de Mação associaram-se às atividades de team building do evento no primeiro dia: o dia 17 de maio, foi composto por três etapas, cada uma inspirada nos três produtos da “Arte de Fazer Produto Regional” - Mel, Presunto e Azeite, tendo os visitantes recebido por parte do Município, estes três produtos regionais. “A Rainha, o zangão e os operários” foi a 1.ª etapa do evento e foi composta por desafios e dinâmicas de grupo, realizadas no Estádio Municipal de Mação. As etapas 2 e 3, “Na Rota do Presunto” e “O Ouro Verde dos Deuses”, realizaram-se no Jardim do Calvário, sendo a primeira composta por orientação com multiatividades de aventura (orientação em linha, aldeia aventura e run & bike) e a segunda por um trail urbano e corrida de obstáculos.

O segundo dia foi composto por uma única prova com a duração de seis horas e meia. Canoagem, paddel, prova de barcos insufláveis, percurso de orientação, entre outras atividades, foram alguns dos desafios realizados pelas equipas na Praia Fluvial da Ortiga. No final da 4.ª etapa, todos os participantes contribuíram para fazer renascer Mação das cinzas, através da plantação de árvores junto à zona industrial. Esta prova foi, assim, inspirada na mitologia grega onde a Fénix, pássaro que quando morria, entrava em autocombustão e, passado algum tempo, ressurgia das próprias cinzas.

A entrega de prémios decorreu ao final do dia 18 de maio, no jardim junto à Câmara Municipal de Mação, pelas mãos do Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, António Campos, e do Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela.

A Couro Azul foi a grande vencedora do evento, tendo ficado classificada em segundo lugar a equipa Chassis Brake Strong e em terceiro, a Câmara Municipal de Mação.

De referir que o Challenger NERSANT é uma iniciativa da NERSANT que promove a realização de atividades de team building para as empresas da região, estratégia que trabalha as competências interpessoais, aumentando a capacidade de resolução de problemas que surjam no contexto laboral, como falta de produtividade, falta de iniciativa, hostilidade, entre outros. A realização deste tipo de atividades promove ainda a ascensão de líderes, tão importantes para o sucesso das equipas de trabalho.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 16:35
link do post | comentar | favorito

NERSANT levou empresário a escola de Constância para mostrar dinâmica empresarial aos alunos

 

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém dinamiza o projeto EmpCriança em Escolas do ensino básico da região, incutindo o pensamento crítico, a criatividade e o empreendedorismo em tenra idade. No âmbito deste projeto, a associação levou um empresário à Escola Básica de Constância, para explicar o modo de funcionamento em discurso direto.

 

Sabendo que o testemunho na primeira pessoa é uma das mais fortes ferramentas para a compreensão do trabalho de uma empresa, uma das atividades previstas ao abrigo do EmpCriança é a organização de visitas de estudo a empresas, mas também a visita de empresários à escola, para que as crianças possam explorar e questionar o mesmo sobre a sua atividade profissional.

Neste âmbito, a NERSANT acompanhou, no dia 10 de maio, a visita do empresário João Paulo Morais, representante dos Cabeleireiros Contraste às instalações da Escola Básica de Constância para uma sessão com alunos do 3.º ano. Nesta visita os alunos puderam saber um pouco mais sobre o processo de criação do próprio negócio e a importância de adquirir novos conhecimentos e novas competências ao longo da vida profissional. O salão Cabeleireiros Contraste tem como objetivo principal oferecer os melhores cuidados ao couro cabeludo e cabelo, incluindo também o serviço de estética. O empresário explicou detalhadamente o serviço que presta e levou um equipamento para avaliar a saúde do cabelo e couro cabeludo de cada aluno, sendo um momento de grande motivação e interesse dos alunos. Além da profissão de cabeleireiro, o empresário João Paulo Morais também é formador em várias escolas de cabeleireiros.

Na reunião entre alunos e empresário surgiram diversas questões sobre o nascimento da empresa, qual a sua tipologia, tipo de atividade e o tipo de serviços que presta, entre outras informações. Nas questões efetuadas ao empresário, foi visível a utilização, por parte dos alunos, de um vasto vocabulário, específico do meio empresarial, como publicidade, conceito de cliente, público-alvo, logótipo, flyers, marketing, micro, pequena e média empresa.

De referir que o projeto EmpCriança tem com principal objetivo sensibilizar as crianças do 3.º e 4.º ano das Escolas Básicas do 1.º ciclo da região de Santarém para o empreendedorismo e atividade empresarial, com o intuito de estimular a capacidade de criação, observação e atuação dos alunos, preparando-os para o seu futuro. Pretende desenvolver nas crianças competências e comportamentos de criatividade, autonomia, sentido de responsabilidade, organização e sentido cívico e envolver as crianças e a comunidade empresarial num processo de mútua aproximação. Visa associar o empreendedorismo e dinâmica empresarial a valores positivos bem como a um futuro profissional atrativo valorizando as diferentes áreas de saber, por meio de experiências práticas, envolvendo o que se passa à sua volta: família, empresas, instituições e localidades. No projeto EmpCriança estão a participar 8 agrupamentos de escolas da região, num total de 278 alunos.

Para além do EmpCriança, a NERSANT dispõe ainda de dois projetos com a mesma génese, para os alunos do 2.º e 3.º Ciclos (Empreender Jovem) e para os alunos do Secundário (EmpreEscola).



publicado por Noticias do Ribatejo às 13:09
link do post | comentar | favorito

INFORMAÇÃO SOBRE EUROPEIAS 2019 – CADERNOS ELEITORIAS

PE2019_Logo.jpg

 

No ato eleitoral de dia 26 de maio, domingo, Portugal elege 21 dos 751 deputados do Parlamento Europeu. Alterações recentes à legislação aplicável aos atos eleitorais, vão ser aplicadas pela primeira vez nas Europeias/2019.

 

No domingo, dia 26 de maio, vão decorrer eleições para o Parlamento Europeu, único órgão da União Europeia (EU), que é eleito diretamente pelas cidadãs e pelos cidadãos eleitores dos 28 estados-membros da União Europeia. Portugal vai eleger 21 deputados, entre um total de 751 deputados que constituem o Parlamento Europeu.

 

A partir deste ato eleitoral, estarão em vigor alterações recentes que mudam o modo como se pode exercer o direito de voto. Entre estas alterações, o Município destaca a mudança na ordenação dos cadernos Eleitorais, que decorre do fim do número de eleitor e do facto de os eleitores passarem a ser identificados pelo número do cartão de cidadão. Esta alteração, implica que a ordenação dos cadernos passe a ser feita por ordem alfabética. Assim, cada cidadão deverá procurar a sua assembleia e secção de voto pelo primeiro nome, e não pelo número de eleitor, como era habitual.

 

Esta nova ordenação dos cadernos eleitorais, leva a que as assembleias e secções de voto de cada eleitor, possam ter sido alteradas. O Município do Cartaxo aconselha os eleitores a consultarem previamente os cadernos eleitorais, para saberem onde devem dirigir-se no dia 26 de maio – em especial na cidade do Cartaxo, por ter mais do que uma assembleia de voto.

 

Para confirmar o seu local de voto, consulte os locais de funcionamento das assembleias e secções de voto e lista de eleitores que nelas votam, no concelho do Cartaxo (ver anexo).

 

 

 

Para informação relevante sobre outras alterações, consulte:

Comissão Nacional de Eleições

Principais alterações no exercício do direito de voto (VER ANEXO)

 

E ainda…

Como posso saber onde voto?

Para saber o local onde irá votar, poderá consultar os editais afixados na junta de freguesia e na câmara municipal. Nos quinze dias anteriores ao ato eleitoral, poderá também saber o seu local de voto através dos seguintes meios:

- Na Internet em www.recenseamento.mai.gov.pt;

- Através de SMS (gratuito) para 3838, com a mensagem “RE (espaço) número de CC/BI (espaço) data de nascimento =aaaammdd”. Ex: "RE 7424071 19820803";

- Na junta de freguesia do seu local de residência.



publicado por Noticias do Ribatejo às 13:07
link do post | comentar | favorito

Domingo, 19 de Maio de 2019
Festival da Biodiversidade - OBSERVACARSO em Alcanena

Festival da Biodiversidade - OBSERVACARSO em Alcanena

Um alerta anual de consciências para a preservação do ambiente

Foi formalmente inaugurada este sábado, dia 18 de maio, a 3.ª edição do Festival da Biodiversidade – OBSERVACARSO, que decorre entre 18 e 22 de maio, no Complexo das Nascentes dos Olhos de Água, em Alcanena.

A inauguração decorreu com as presenças da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, do Vogal do Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Rui Pombo, do Presidente da Assembleia Municipal, Silvestre Pereira, dos vereadores do Município, Presidentes e Autarcas de Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Alcanena, do vereador da Câmara Municipal de Torres Novas, Joaquim Cabral, de Miguel Vasco, coordenador Estrutura Técnica de Gestão da EEC PROVERE, e ainda de representantes das entidades presentes no Festival.

Ao nível cultural, o primeiro dia contou com as atuações de jovens músicos do CAORG- Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, do projeto IMPROVISO, e o momento alto do dia, foi a atuação de TITO PARIS, pelas 21h30. Para a manhã de domingo, dia 19 de maio, estão agendadas diversas atividades que pode consultar no programa detalhado. De tarde, há novo concerto, pelas 18h30, com Pedro Dyonysyo e a sua banda.

O Festival engloba diversas atividades de contato coma natureza e, no primeiro dia, foram várias centenas de pessoas, sobretudo crianças e jovens, que puderam experimentar as muitas atividades paralelas que decorrem durante o evento, nomeadamente, salto negativo, slide, bicicletas, travessia do rio (manobras de cordas), airbungee, balão de ar quente, insufláveis, slackline, percursos pedestres interpretativos, canoagem, escalada, slide, rapel, tiro com arco, Ateliê Para Todos “Os Gostos” – pintura de moldes de animais, observação de animais e plantas (Bioblitz).

No programa permanente destaque ainda para o concurso de fotografia “Safari Fotográfico”, a exibição de filmes sobre áreas protegidas, conferências, tasquinhas, observatório ambiental, campanha adoção canil intermunicipal e animação cultural e musical.

Na sua intervenção inicial, a Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, destacou que “este festival é um alerta anual de consciências, um evento de promoção das boas práticas”. “E se esta reflexão puder ser associada a uma componente cultural, desportiva, gastronómica e de dinâmica associativa, será tanto melhor para que estas dimensões possam trazer mais pessoas a ouvirem falar desta causa da biodiversidade”, frisou a Presidente da Câmara. “É este o trabalho que a Câmara Municipal de Alcanena vai continuar a fazer na valorização do nosso património, em proporcionar mais qualidade e, com isso, trazer mais pessoas”, sublinhou ainda Fernanda Asseiceira.

A Presidente da Câmara lembrou ainda que o concelho de Alcanena tem uma vasta área integrada na Rede Natura 200 e tem no seu território um Sítio RAMSAR, o Polge Mira-Minde. “Faz todo o sentido o Município posicionar-se na linha da frente nas questões relacionadas com o ambiente e com a biodiversidade. Este festival surge no âmbito da rede iNature - Turismo Sustentável em Áreas Classificadas, integrada e financiada pelo Programa PROVERE. O Município de Alcanena disponibilizou desde logo meios técnicos e financeiros para que este projeto de relevância pudesse concretizar-se no concelho, nomeadamente através de iniciativas como o Festival da Biodiversidade.

“Este é Festival que não pretende ficar limitado às fronteiras do Município. Queremos que possa afirmar-se a nível nacional e que vá dando passos firmes para se posicionar a nível internacional”, afirmou a Presidente Fernanda Asseiceira.

A autarca lembrou ainda que durante o Festival, mais precisamente no dia 22 de maio, às 10h30, vai ser assinado Protocolo para a Valorização do rio Alviela, que prevê ações de limpeza e de conservação das margens do rio no território do concelho de Alcanena, bem como a valorização de espaços recreativos e de lazer, para manter a atratividade ao longo de todo o nosso território.

Perante o vogal do ICNF, Fernanda Asseiceira destacou a importância da parceria desde a primeira hora com o ICNF para a realização do Festival da Biodiversidade, mas também para o funcionamento do Centro Ciência Viva do Alviela.

Citando um relatório recente da ONU, que divulga “dados dramáticos”, na opinião da autarca de Alcanena. “É previsível que um milhão de espécies possam caminhar para a extinção nas próximas décadas. É um alerta preocupante. Com a informação que existe atualmente, ninguém pode dizer que não está avisado. Como seria o nosso mundo se não houvesse tanta gente verdadeiramente empenhada e preocupada com as marcas e com o impacto da intervenção humana na natureza?”, foi a interpelação final da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena. Um festival em comunhão com a natureza

O festival decorre no espaço da conhecida Praia Fluvial dos Olhos d’Água, junto às Nascentes do Rio Alviela. É um festival ao ar livre, com zona expositiva de stands institucionais e comerciais, zona de restauração, zona de espetáculos, equipamentos para a realização de atividades radicais e de lazer, tais como salto negativo, slide, bicicletas, travessia do rio (manobras de cordas), airbungee, balão de ar quente, insufláveis, slackline, percursos pedestres interpretativos, canoagem, escalada, slide, rapel, tiro com arco.

Há ainda muitas atividades para crianças, que se concentram sobretudo durante os dias de semana, entre 20 e 22 de maio, com destaque para o Ateliê Para Todos “Os Gostos” – pintura de moldes de animais (que integra a programação do 40.º Aniversário do PNSAC). Durante estes duas pode ainda participar na observação de animais e de plantas, fazer um “Safari Fotográfico”, ver filmes sobre áreas protegidas, assistir a conferências temáticas e até participar em Workshops de Reciclagem de Papel, que vão ser dinamizados pela Casa Pia de Lisboa durante os cinco dias do evento.

Se não quiser levar o carro até ao Complexo das Nascentes, pode deixá-lo estacionado na vila de Alcanena e seguir comodamente de comboio turístico que estará a fazer viagens gratuitas entre Alcanena e os Olhos de Água do Alviela, com partida e chegada junto à Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena.

As viagens do comboio turístico realizam-se no horário de abertura e encerramento do festival com movimentos frequentes entre a vila e as nascentes.  

As entradas e acesso a todas as atividades do evento são gratuitas.



publicado por Noticias do Ribatejo às 09:33
link do post | comentar | favorito

Sexta-feira, 17 de Maio de 2019
Mercados itinerantes com produtos e artesanato do Ribatejo Interior em Junho e Julho

CARTAZ_MERCADOS_ITINERANTES_jun_jul.jpg

 

Os produtos e o artesanato do Ribatejo Interior vão estar associados a alguns eventos das freguesias de Abrantes, Constância e Sardoal, em pequenos mercados. Os certames itinerantes da TAGUS vão atracar, no mês de Junho, em Rossio ao Sul do Tejo e no seguinte, em Aldeia do Mato e Santa Margarida da Coutada. 

A acolher a chegada da terceira etapa do 7º Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, durante a tarde de dia 1 de Junho, entre as 15h e as 19h, estará o mercado de produtos agro-alimentar e artesanato no AQUAPOLIS Margem Sul, em Abrantes. A procissão de barcos em honra de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, da Confraria Ibérica do Tejo, este ano vai novamente tentar passar por Espanha, partindo de Rosmaninhal, mas passando por Santiago e Herrera de Alcántara e Cedillo.

Já a 13 de Julho, entre as 16h e as 20h, o Mercado irá realizar-se junto à igreja de Aldeia do Mato, associado ao 8º Festival de Doçaria e Artesanato das freguesias do Norte de Abrantes, reforçando as entidades e colectividades que, anualmente, mostram as especialidades gastronómicas e as peças de artesanato dessa zona do concelho.

Na manhã de dia 21 de Julho, o certame apenas com produtores e artesão do Ribatejo Interior reforça o habitual mercado mensal de Santa Margarida da Coutada. Este mercado vai coincidir com o ponto alto das festas em honra da padroeira da freguesia, Santa Margarida.

Com estas iniciativas, a TAGUS, em parceria com os Municípios e Juntas de Freguesia do seu território, pretende estimular a actividade económica local, ao criar mais oportunidades para os produtores e artesãos escoarem a sua produção. Nestes mercados itinerantes, a Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior reforça e enriquece, ainda, alguns eventos existentes. Incentivar para o consumo do que é produzido em Abrantes, Constância e Sardoal, promovendo o sentimento de pertença na comunidade, proporcionar o contacto directo entre produtor e consumidor e mostrar os benefícios do trabalho em rede aos agentes locais são outros dos objectivos da organização.

Os produtores e artesão de Abrantes, Constância e Sardoal que queiram participar nestes pequenos certames, ainda podem-se inscrever, manifestando o seu interesse enviado um email para tagus@tagus-ri.pt ou entrando em contacto através do telefone 241 106 000.

Os mercados itinerantes do Ribatejo Interior estão inseridos na estratégia de promoção e valorização dos produtos e do artesanato do Ribatejo Interior da TAGUS, no âmbito do DLBC Rural, através do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO2020), eixo Reforçar a capacitação institucional das entidades regionais (CAPACITAR), do Portugal 2020, co-financiada pelo Fundo Social Europeu.



publicado por Noticias do Ribatejo às 20:12
link do post | comentar | favorito

CONTAS DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL EM 2018 – ESTUDO DO CONSELHO DAS FINANÇAS PÚBLICAS

 

  • O Conselho de Finanças Públicas (CFP) divulgou no dia 17 de maio, um estudo sobre as contas da administração local em 2018, classificando os municípios em três grupos, conforme o grau de endividamento.
  • Neste estudo, o Município do Cartaxo, integra o terceiro grupo, considerado de alto risco, podendo estar à beira da rutura financeira, ao lado de Fornos de Algodres, Nordeste (Açores) e Vila Real de Santo António.
  • Em relação ao estudo, o Município emite a presente Nota de Informação, que visa esclarecer os munícipes, de modo transparente e claro, sobre a evolução das contas municipais, de 2013 a 2018 – conforme apresentado em abril ao executivo e assembleia municipal.
  • Presidente e vice-presidente da Câmara destacam que o estudo corresponde ao que sempre afirmaram às pessoas e aos representantes de todas as forças políticas e destacam resultados financeiros já obtidos, que têm repercussões muito importantes no equilíbrio financeiro do município, mas também na vida das pessoas das empresas”

 

 

 

 

Com base na análise dos resultados de 2018 do Município do Cartaxo, “podemos concluir que apesar de ser um município em que a divida é mais de 300% superior à média das receitas correntes liquidas dos últimos três exercícios”, – conforme expresso no indicador 7 do Quadro 1, o que colocou o município no grupo de autarquias obrigadas por lei a  recorrer ao Fundo de Apoio Municipal (FAM), – o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, afirma que “de forma inequívoca, a situação financeira e económica do município é, hoje, melhor do que aquela que encontrámos em 2013.

 

Destacando que o rigor e a verdade na construção dos orçamentos, “têm sido decisivos para a recuperação financeira do Município”, o que o presidente da Câmara considera essencial para a recuperação da credibilidade junto de fornecedores e parceiros institucionais. “Desde o início deste processo de recuperação, dissemos a verdade às pessoas.  A situação encontrada em 2013 era de emergência, de rutura financeira estrutural e gravíssima. Explicámos e temos continuado a afirmar que a recuperação se iniciou, mas é um caminho longo, difícil e não está perto do fim. Mas o caminho que traçámos já deu resultados concretos, que as pessoas e as empresas conhecem.”

 

Assim, o resultado do estudo do Conselho de Finanças Públicas, “confirma que o caminho escolhido por este executivo, desde que iniciou o primeiro mandato em 2013 e que reforçou no atual mandato, é o certo. O que nos preocupa não é retirar o Cartaxo das notícias pouco populares, o que nos interessou e já conseguimos, foi retirar o Cartaxo da situação de emergência financeira em que o encontrámos, com salários em risco, com fornecimentos de serviços tão básicos como a energia elétrica, em risco, com fornecedores, entre os quais muitas empresas do Cartaxo, com pagamentos em atraso há muitos anos”.

 

Também Fernando Amorim, vice-presidente da Câmara e responsável pelo pelouro de gestão e finanças, afirma que “os resultados expressos no estudo do CFP, confirmam o que sempre explicámos aos eleitores, aos fornecedores, aos trabalhadores, a todos os órgãos autárquicos”. Em 2013, o Cartaxo “atingiu uma situação financeira tão grave, que o esforço de rigor e de procura de soluções para manter os serviços essenciais do município, enquanto se reequilibravam as contas, só pode mostrar resultados a médio e longo prazo e esses resultados concretos também estão expressos nas contas de 2018”.

 

“Tal como expliquei a todo o executivo e à assembleia municipal, no final de abril, o efeito da restruturação financeira, com a adesão obrigatória ao FAM, apenas será visível de forma significativa a partir do primeiro semestre de 2019”, data em que o município liquidará a 1ª prestação de capital do empréstimo ao FAM no valor aproximado de 1,2 milhões de euros (capital + juros), reduzindo de forma direta este indicador em 0,98%, caso se mantenham todos os pressupostos verificados em 2018.

 

Quanto aos resultados concretos obtidos, o vice-presidente destacou que “conforme expresso nas contas de 2018 e com importantes repercussões financeiras” (ver Quadro 1):

 

  • Os Resultados Líquidos melhoram 3,06 milhões de euros comparativamente a 2013, e 137 mil euros em relação a 2017.
  • Pagamentos em atraso >90 dias reduziram 21,9 milhões de euros entre dezembro de 2013 e dezembro de 2018, no final do ano de 2018 o município tinha pagamentos em atraso no valor de 147 mil euros.
  • Prazo Médio de Pagamento reduziu 334 dias. Em 2018 demorou em média 39 dias a pagar – Comparando o valor no final do ano de 2013 em que este indicador tinha o valor de 373, significando que o Município do Cartaxo demorava 373 dias em média a pagar aos seus fornecedores.
  • A Taxa de Execução Orçamental da Receita passou de 21,80% em 2013 para 89,71% em 2018 –O valor deste indicador em 2013 significa que o Município do Cartaxo apenas cobrou o valor respeitante a 21,80% do valor inscrito no orçamento de 2013. Ou seja, houve uma melhoria deste indicador superior a 68%.
  • Os Fundos Disponíveis passaram de 55 milhões e 663 mil euros negativos, para 3 milhões 327 mil euros positivos – janeiro de 2018 foi o primeiro momento, – desde a entrada em vigor da Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso, em fevereiro de 2012 –, que o Município teve fundos disponíveis e é capaz de os manter.
  • Os Fundos Próprios negativos foram recuperados de modo crescente – no final de 2018, o Município conseguiu melhorar este indicador em 991 mil euros comparativamente a 2013 e em 1 milhão 140 mil euros comparativamente a 2017.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 20:09
link do post | comentar | favorito

Coruche - Prisão preventiva por violência doméstica

 

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Coruche, no dia 15 de maio, deteve um homem de 58 anos, por violência doméstica e posse de armas ilegais, na localidade de Coruche.

No decorrer de uma denúncia de violência doméstica, em que as vítimas, uma mulher de 43 anos e dois filhos menores, com 6 e 15 anos, tinham sido, supostamente, ameaçadas de morte, com recurso a uma arma de fogo, os militares deslocaram-se de imediato ao local, procedendo à detenção do indivíduo, realizando de seguida uma busca domiciliária, o que permitiu apreender:

·         Duas caçadeiras, uma delas com os canos serrados;

·         Uma pistola, calibre 6.35mm;

·         Várias munições de diferentes calibres.

O detido, com antecedentes criminais pela prática de violência doméstica e posse ilegal de arma, foi presente ao Juiz de Instrução Criminal do Tribunal de Santarém, ontem, dia 16 de maio, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.



publicado por Noticias do Ribatejo às 14:44
link do post | comentar | favorito

Feira de Maio de Azambuja 2019

campinos 10.jpg

 

A mais castiça do Ribatejo! 30 de maio a 03 de junho

 

A Centenária Feira de Maio, a mais castiça das Festas Ribatejanas, está de regresso à Vila de Azambuja, entre 30 de maio e 03 de junho de 2019. São cinco dias recheados de festa brava e afición, na qual não vão faltar atividades equestres, taurinas, animação popular e muita música.

 

O cartaz é recheado para agradar aos mais variados gostos. A fadista Cuca Roseta vai atuar no Páteo do Valverde no dia inaugural do evento, 30 de maio – feriado em Azambuja e em muitos municípios da região. A mágica “noite da sardinha assada”, 6ªfeira 31, recebe a atuação da banda Kapittal, no Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos. No sábado, 01 de junho, destaque para a atuação da cantora Aurea, junto à Escola Básica Boavida Canada. Três grandes propostas musicais gratuitas para todo o público.

 

O Campo da Feira, junto à Praça de Toiros, continuará a ser um dos polos de atração do evento e surgirá renovado nesta edição 2019. Uma estrutura mais moderna, funcional e acolhedora será o palco da tradicional “Praça das Freguesias” onde todo o concelho celebra o melhor da gastronomia regional e da sua animação mais típica. No mesmo recinto, em espaços distintos, marcarão a presença habitual o artesanato e várias empresas locais de diversas áreas económicas. Novidade este ano, haverá um Espaço Criança vocacionado para os mais pequenos.

 

Nas ruas da vila, as cinco largadas de toiros (uma em cada dia) continuam a constituir a grande atração da festa, fazendo as delícias dos mais aficionados e dos milhares de visitantes. Isto, sem esquecer as muitas tertúlias particulares, que abrem as portas a todos os que queiram refrescar a garganta ou petiscar, e ainda a ornamentação bem garrida e castiça de fachadas e janelas que tornam esta feira tão genuína e única.

 

Para a noite de 6ªfeira, 31 de maio, está reservado um dos momentos altos da festa, o desfile dos campinos com o gado, à luz de archotes, às 21h00, seguido da emblemática largada noturna. Após a recolha dos toiros (depois da meia-noite), inicia-se a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos pontos centrais da vila. Pela noite dentro, e pelas ruas fora…, para além do concerto no jardim, dois grupos de baile, o tradicional Fado Vadio e três bandinhas itinerantes animam os arraiais até ao romper da manhã.

 

Na manhã de domingo, 02 de junho, preenche-se a página mais solene da feira, com a tradicional Homenagem ao Campino. Este ano, todos os campinos terão o seu valor publicamente reconhecido na homenagem a Fernando Ganhão (“Gadelha”), um dos campinos que há mais anos colabora na Feira de Maio e dedica a sua vida à criação do toiro bravo. No segundo momento da cerimónia, será entregue o Pampilho de Honra gravado com o nome do antigo campino Joaquim Isidro dos Santos.

Destaque ainda para a Tradicional Corrida de Toiros à portuguesa, pelas cinco da tarde na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa. O cartel 2019 conta com a presença dos Cavaleiros Rui Salvador, que comemora os 35 anos de alternativa, João Moura, Gilberto Filipe, Manuel Telles Bastos, e os praticantes Nelson Limas e Manuel Oliveira. As pegas serão dividas entre os grupos de Forcados Amadores de Azambuja, do Aposento da Chamusca e do Cartaxo. Nesta corrida será homenageado, a título póstumo, o grande aficionado azambujense e criador de cavalos, Filipe de Oliveira. A Gala Equestre “Emoções Ibéricas”, na Praça do Município, com acesso gratuito, pelas 22h00, encerrará o programa de domingo.

 

Na reta final das festividades, a manhã de segunda-feira, 03 de junho, é dedicada às crianças com o concerto “Galo Gordo – 10 anos de canções para a infância” de Inês Pupo e Gonçalo Pratas, no Jardim Urbano Joaquim A. Ramos. A derradeira tarde despede-se com a entrega de diplomas e prémios e, ainda, a última largada de toiros. À meia-noite, um espetáculo de fogo-de-artifício dará por encerrada a Feira de Maio 2019!

 

De referir que este ano a Feira de Maio de Azambuja irá disponibilizar aos seus visitantes mais um parque de estacionamento gratuito, com capacidade superior a mil viaturas, na entrada poente da vila, devidamente sinalizado.



publicado por Noticias do Ribatejo às 10:38
link do post | comentar | favorito

ALCANENA: Desenvolvimento Local de Base Comunitária – Abordagem LEADER”

60916899_2422711314435190_669339278345502720_n.jpg

 


Dia 17 de maio, no Auditório da Câmara Municipal de Alcanena
Uma iniciativa da ADIRN

A ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte promove, no próximo dia 17 de maio de 2019, sexta-feira, às 18:00h, no Auditório da Câmara Municipal de Alcanena a Sessão de Divulgação “DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária) – Abrodagem LEADER”.

Nesta sessão, serão apresentadas as seguintes operações:
- Operação 10.2.1.1 – Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas
- Operação 10.2.1.2 – Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas
- Operação 10.2.1.3 – Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola.



publicado por Noticias do Ribatejo às 10:35
link do post | comentar | favorito

Quinta-feira, 16 de Maio de 2019
Festival de Sopas – Covão do Coelho

60338655_2419786924727629_8500841559938301952_n.jp

 

Terá lugar, no dia 1 de junho de 2019, sábado, em Covão do Coelho (Largo), a partir das 18:00h, o Festival de Sopas, promovido pela Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição 2019.

Haverá insufláveis para crianças.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena.

«CMA»



publicado por Noticias do Ribatejo às 19:14
link do post | comentar | favorito

Município de Alcanena junta entidades nacionais e locais  na preservação do rio Alviela  

IMG_6604.JPG

 

  • Festival da Biodiversidade apresenta um vasto programa de atividades de contato com a natureza, exposição permanente de entidades ligadas ao tema da biodiversidade, conferências temáticas, atividades desportivas e radicais, de experimentação científica e ainda gastronomia local e animação musical.

 

  • Novo protocolo para a preservação de troços do rio Alviela vai ser assinado no dia 22 de maio, com participação de organismos público nacionais e locais.

 

O Município de Alcanena promove, entre os dias 18 e 22 de maio, a terceira edição do Festival da Biodiversidade, designado por OBSERVACARSO, pela sua natural ligação à região do Carso e do Maçiço Calcário Estremenho.

O festival realiza-se no Complexo das Nascentes dos Olhos d’Água do Alviela, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), cujo 40.º aniversário de existência está a ser assinalado em 2019 e ao qual se associa o Festival da Biodiversidade.

Durante o festival, mais precisamente no dia 22 de maio, às 10h30, vai ser assinado um novo protocolo entre o Município de Alcanena e diversas entidades locais e nacionais. O objetivo deste acordo é de colocar em prática um vasto plano de preservação e de intervenções nos troços do rio Alviela, que estejam em território do concelho de Alcanena, e a realização de diversas ações de sensibilização para a necessidade de desobstrução e reabilitação do rio.

Este acordo é assinado entre o Município de Alcanena, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA/ARH-Tejo e Oeste), o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza, o AEA – Agrupamento de Escolas de Alcanena, as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Alcanena, a AQUANENA - Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena (EM, S.A) e a ACCVA - Associação Centro Ciência Viva do Alviela. Em conjunto, estas entidades assumem a missão de cuidar do rio Alviela e de sensibilizar toda a população para o mesmo objetivo.

Este esforço coletivo de preservação do rio Alviela surge da constatação de que é importante manter a rede hidrográfica e as zonas ribeirinhas em bom estado ecológico e com as necessárias condições de escoamento da água e sedimentos (cascalho, areias, lamas, etc.), assim como minimizar situações de risco para pessoas e bens, em situações de cheia.

 

Um festival em comunhão com a natureza

O festival decorre no espaço da conhecida Praia Fluvial dos Olhos d’Água, junto às Nascentes do Rio Alviela. É um festival ao ar livre, com zona expositiva de stands institucionais e comerciais, zona de restauração, zona de espetáculos, equipamentos para a realização de atividades radicais e de lazer, tais como salto negativo, slide, bicicletas, travessia do rio (manobras de cordas), airbungee, balão de ar quente, insufláveis, slackline, percursos pedestres interpretativos, canoagem, escalada, slide, rapel, tiro com arco.

Há ainda muitas atividades para crianças, que se concentram sobretudo durante os dias de semana, entre 20 e 22 de maio, com destaque para o Ateliê Para Todos “Os Gostos” – pintura de moldes de animais (que integra a programação do 40.º Aniversário do PNSAC). Durante estes duas pode ainda participar na observação de animais e de plantas, fazer um “Safari Fotográfico”, ver filmes sobre áreas protegidas, assistir a conferências temáticas e até participar em Workshops de Reciclagem de Papel, que vão ser dinamizados pela Casa Pia de Lisboa durante os cinco dias do evento.

Se não quiser levar o carro até ao Complexo das Nascentes, pode deixá-lo estacionado na vila de Alcanena e seguir comodamente de comboio turístico que estará a fazer viagens gratuitas entre Alcanena e os Olhos de Água do Alviela, com partida e chegada junto à Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena.

As entradas e acesso a todas as atividades do evento são gratuitas.

 

PROGRAMA COMPLETO

18 de maio, sábado

15:00h | Sessão de Inauguração

15:30h | Animação Cultural com Improviso Divergente

16:00h | Observação Carnívoros e Micromamíferos (Montagem de Armadilhas) – Bioblitz

16:00h | Workshop “Nutrição até aos 20” Espaço In Natura

16:00h – 19:00h | Visitas à Nascente do Alviela - SPE

16:30h | Animação Musical CAORG

17:30h | Sessão “Exploração Subaquática da Nascente dos Olhos de Água, com Armando Ribeiro – XploraSub, Associação de Estudos Subaquáticos (Auditório do CCVA)

18:00h | Workshop “Vem aprender a cuidar da Natureza” – Espaço In Natura

19:30h | Observação de Morcegos – Bioblitz

20:00h | Observação de Anfíbios – Bioblitz

21:30h | Concerto TITO PARIS

22:00h | Observação de Borboletas – Bioblitz

00:00h | Encerramento

 

19 de maio, domingo

7:00h | Observação de Aves (Anilhagem) - Bioblitz

7:30h | Observação de Micromamíferos – Bioblitz

10:00h | Abertura

10:00h | Observação de Invertebrados – Lista Vermelha de Invertebrados de Portugal – Bioblitz

10:30h | Observação de Carnívoros – Bioblitz

10:30h | Workshop “Vem aprender a cuidar da Natureza” – Espaço In Natura

11:00h | Workshop de Sabão Ecológico, BioVó

11:30h | Espetáculo ENTREMUNDOS – ARTEMREDE

14:00h | Observação de Peixes – Bioblitz

15:30h | Workshop de figuras animais em gesso – NATURAL.PT/ICNF

16:00h | Grupo de Música Tradicional Os Romeiros

16:00h – 19:00h | Visitas à Nascente do Alviela - SPE

16:00h | Aula “Happy Yoga” – Pais e Filhos – Espaço In Natura

17:00h | Animação Cultural com O Corpo da Dança

17:30h | Workshop de Plantas Aromáticas e Medicinais – Fernanda Botelho

18:00h | O Antropoceno das Crianças – Alunos do 5º C do Agrupamento de Escolas de Alcanena

18:30h | Concerto PEDRO DYONISIO

22:00h | Encerramento

 

20 de maio, segunda-feira

Atividades dirigidas às escolas (todo o dia)

10:00h | Abertura

10:00h | ABAE – Educação Ambiental para a Sustentabilidade

10:30h | “Happy Yoga” – Espaço In Natura

11:00h | 14:30h | Promo Portugal Património Natural – ICNF

11:30h | Pintura de Mandalas – Espaço In Natura

14:00h | Workshop “Vem aprender a cuidar da Natureza” – In Natura

14:45h | ABAE – Educação Ambiental para a Sustentabilidade

15:00h | Ação Sensibilização Defesa da Floresta contra Incêndios – ANPC/ICNF/GTF - Alcanena

 

21 de maio, terça-feira

Atividades dirigidas às escolas (todo o dia)

10:00h | Abertura

10:30h | Workshop “Nutrição até aos 20” – Espaço In Natura

11:00h – 14:30h | Promo Portugal Património Natural - ICNF

14:00   | Workshop “Vem aprender a cuidar da Natureza” – Espaço In Natura

15:00h | Ação Sensibilização Vespa Asiática e Processionária (Lagarta) do Pinheiro – ICNF/DGAV

 

22 de maio, quarta-feira - Dia Internacional da Biodiversidade

Atividades dirigidas às escolas (todo o dia)

10:00h | Abertura

10:30h | Assinatura de Protocolo para a Valorização do Rio Alviela

10.45h | “Happy Yoga” – Espaço In Natura

11:00h | Apresentação dos Resultados Bioblitz 2018

11:30h | Pintura de Mandalas – Espaço In Natura

15:00h | Aula Aberta de Pintura “A Água, a Pedra, a Árvore” – Academia Sénior

16:30h | Apresentação do Filme “Portugal Património Natural” (ICNF), com a presença do realizador Daniel Pinheiro.

14:00h | Workshop “Vem aprender a cuidar da Natureza” – Espaço In Natura

 

Organização conjunta da Câmara Municipal de Alcanena, Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, do Centro de Ciência Viva do Alviela-Carsoscópio, Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Marca NATURAL.PT, CineEco Seia, Agrupamento de Escolas de Alcanena, Bombeiros Municipais de Alcanena, Bombeiros Voluntários de Minde, Proteção Civil de Alcanena, CAORG – Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, O Corpo da Dança e Fundação INATEL, financiado pelo FEDER, através do programa PROVERE, do Centro 2020, enquadrado no âmbito do Portugal 2020.

O festival é financiado pelo FEDER, através do programa PROVERE, do Centro 2020, enquadrado no âmbito do Portugal 202

IMG_6556.JPG

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 19:09
link do post | comentar | favorito

Quarta-feira, 15 de Maio de 2019
Em junho a Freixianda assinala dia da freguesia e 24º Aniversário de elevação a vila

Sem Título.png

 

De 21 a 23 de junho decorrem em Freixianda, no norte do concelho de Ourém, as suas tradicionais celebrações de evocação de elevação a vila. No programa há animação musical, tasquinhas, folclore, desfile da Charanga da GNR, exposições de artesanato e ainda uma exposição de maquinaria agrícola e automóvel.

Participam nas tasquinhas oito coletividades da freguesia com pratos que vão desde a “Chanfana à moda da Ribeira” à “Perna de Porco no espeto com migas”. No que toca à animação está prevista uma sardinhada popular, jogos escutistas, marchas populares, Festival de Ranchos, e um Passeio Pedestre.

O programa musical é encabeçado por Quim Barreiros, dia 22, sábado, pelas 23h00.Foka Energie sobe a palco pelas 22h00 de dia 21, sexta-feira; “Só Ritmo”” atua antes e depois de Quim Barreiros dia 22 , sábado dia 23; o Grupo PA 3 encerra as festas dia 23, domingo, a partir das 22h00. Destaque também para a presença dia 21 de Pedro Cachadinha e seus amigos na sexta feira ás 20h00. No Sábado dia 22 ás 21h00 atuará a Marcha da Pelmá. No Domingo dia 23 haverá um desfile pelas ruas pela Charanga a Cavalo da GNR que depois atuará no Largo do Mercado. Também no domingo ás 18h30 haverá uma tarde de folclore.

Programa

Sexta feira dia 21 (dia da Freguesia)

19h30 – Sardinhada Popular

20h00 – Atuação de Pedro Cachadinha e seus amigos

22h00 – Atuação de Foka Energie

Sábado dia 22

21h00 – Atuação da Marcha da Pelmá

22h00 – Atuação do Grupo “ Só Ritmo”

23h00 – Atuação de Quim Barreiros e sua Banda

00h30 – Continuação da atuação do Grupo “ Só Ritmo”

Domingo dia 23

09h00 – Passeio Pedestre

17h00 – Desfile da Charanga a cavalo da GNR pelas ruas da vila

17h30 – Atuação da Charanga a cavalo da GNR no Largo Juvêncio Figueiredo

18h30 – Tarde de Folclore

22h00 – Atuação do Grupo PA3



publicado por Noticias do Ribatejo às 17:42
link do post | comentar | favorito

Alunos de Artes da Universidade Sénior do Entroncamento expõem na Galeria Municipal

 

A Galeria Municipal do Entroncamento recebe entre os dias 21 a 30 de maio, a exposição de coletiva dos alunos de artes da Universidade Sénior do Entroncamento - USE.

Na Universidade Sénior do Entroncamento, há mais de dez anos que são lecionadas disciplinas no âmbito das artes. Os alunos destas disciplinas executam trabalhos variados, sob a orientação dos seus professores, que são verdadeiras obras de arte.

Inicialmente os trabalhos executados eram dados a conhecer somente no espaço da USE aos restantes alunos. Nos últimos já foram feitas algumas exposições dos trabalhos, nomeadamente, na Fatim’Arte, promovida pela Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima e nas instalações da própria Junta de Freguesia.

A exposição tem inauguração marcada para o próximo dia 21 de maio, pelas 15h00 e estará patente de terça-feira a domingo, entre as 15h00 e as 19h00.



publicado por Noticias do Ribatejo às 17:38
link do post | comentar | favorito

CARTAXO INVESTE EM ILUMINAÇÃO PÚBLICA

 

Segunda fase de investimento em tecnologia LED para iluminação pública assegura 50% de cobertura em todo o concelho, até ao final do ano.

                                                                                                                  

 

O Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, assinou no dia 8 de maio, o contrato no valor de 446.263,46 euros + IVA para aquisição e instalação de equipamentos de iluminação pública com tecnologia LED.

 

Este contrato vem concretizar a segunda fase de investimento do projeto global e garante que até ao final do ano de 2019, 50% do espaço público, em todo o concelho, terá cobertura de tecnologia LED.

 

Na assinatura do contrato, Pedro Magalhães Ribeiro afirmou que “Vamos continuar a trabalhar para encontrar fontes de financiamento que permitam ter o nosso concelho a 100% LED, com menores custos energéticos e melhor qualidade ambiental” referindo ainda que a primeira fase deste projeto se encontra concluída, tendo sido desenvolvida na freguesia de Valada com cobertura da totalidade da freguesia e na União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, na zona central da cidade do Cartaxo, com um investimento de 163.303,63€. “Das 675 luminárias incluídas nesta fase, 390 destinaram-se à freguesia de Valada e 285 à União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, sendo que 351 luminárias foram substituídas em espaço rural, 119 em espaço urbano, 112 em jardins e 93 em equipamentos de iluminação pública decorativa.”



publicado por Noticias do Ribatejo às 17:37
link do post | comentar | favorito

NA ROTA DO PÃO

 

NA ROTA DO PÃO - Sábado, dia 15 de Junho de 2019

 

Visita guiada com informação sobre os vários tipos de cereais e processos de moagem - Farinhas Paulino Horta, em Cabeços, Alenquer - Partida às 09h30 da Rodoviária de Santarém. 

Almoço na Granja dos Moinhos, Maçussa (Adolfo Henriques), com prova de pão de barbela, queijo de cabra puro chèvre, várias entradas, manja, vinhos da casa, sobremesas, seguido de visita a searas de espelta e barbela (trigos ancestrais) - 14h00.

 Regresso a Santarém pelas 17h30.



publicado por Noticias do Ribatejo às 09:40
link do post | comentar | favorito

Terça-feira, 14 de Maio de 2019
Município de Azambuja vai divulgar projetos no VIII Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

 

Município de Azambuja vai divulgar projetos no VIII Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

De 15 a 18 de maio, no Centro de Congressos do Arade em Lagoa do Algarve

 

O Município de Azambuja vai estar presente no VIII Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, a decorrer entre os dias 15 e 18 de maio, no Centro de Congressos do Arade, em Lagoa, no Algarve. Azambuja faz parte dos organismos nacional e internacional de Cidades Educadoras, desde o ano de 2008 e vai divulgar, neste evento, os seus projetos “Viagens do Zambujinho” e “BEMORE – Educação pela Arte”, bem como o Programa de Educação Parental e Consciente da Lezíria do Tejo.

 

O programa deste congresso pretende reforçar e valorizar três níveis diferentes, mas que, quando conjugados, são responsáveis pela realidade das cidades: o nível político, o técnico e o da investigação académica. Para refletir e afirmar estas dimensões, o programa prevê como pontos altos do congresso, dois painéis de autarcas e a participação de conferencistas de prestígio nacional e internacional que trarão a debate os temas “Criar (na) Cidade”, “Periferias” e “Cidades e redes”.

De sublinhar, ainda, que este será o primeiro Congresso Nacional da Rede Territorial das Cidades Educadoras que contará com um grupo alargado de jovens vindos de todo o território nacional e ilhas, convidados pelos vários Municípios Educadores, que terão a oportunidade de participar em diversas atividades e que serão envolvidos no processo de criação de propostas que melhorem as cidades e a nossa sociedade. Pretendendo-se com esta iniciativa, capacitar os jovens para que estes se tornem agentes ativos e dinamizadores das suas comunidades. Este será o espaço ideal para refletir os territórios, identificando as suas oportunidades e desafios e partilhar ideias e experiências para potenciar as mesmas.

 

O congresso reserva, ainda, um momento para que as cidades possam apresentar as suas experiências aos congressistas presentes, através de ecrãs inteligentes que estarão distribuídos pelo recinto. Os congressistas poderão consultar as diferentes experiências nos ecrãs inteligentes ao longo de todos os dias do congresso. O Município de Azambuja apresentará, nestes ecrãs, “As Viagens do Zambujinho”; o “BEMORE – Educação pela Arte” e o “Programa de Educação Parental e Consciente da Lezíria do Tejo”.

A adesão da autarquia a este organismo tem enquadramento no facto de assumir os princípios da "Carta das Cidades Educadoras" como orientadores da ação municipal neste setor tão importante e estruturante para a vida de todo o Concelho de Azambuja enquanto comunidade. Neste contexto, Azambuja participa ativamente na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, onde toma contacto com exemplos de boas práticas desenvolvidas por outros municípios e, naturalmente, apresenta aos parceiros os seus projetos e partilha com eles as experiências do trabalho desenvolvido.

 

A Associação Internacional das Cidades Educadoras conta com 488 cidades associadas, em 37 países. Na sua origem, está o objetivo de estreitar relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo no espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano.



publicado por Noticias do Ribatejo às 20:37
link do post | comentar | favorito

Município de Azambuja aprovou 40 mil euros de apoios às Instituições de Solidariedade Social (IPSS) do concelho

Município de Azambuja aprovou 40 mil euros de apoios às Instituições de Solidariedade Social (IPSS) do concelho

Deliberações da reunião ordinária de 07 de maio de 2019

 

O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na reunião ordinária do passado dia 07 de maio, a atribuição dos subsídios anuais às IPSS num valor global, neste ano de 2019, muito próximo dos 40 mil euros. Cada Instituição Particular de Solidariedade Social irá receber uma verba base de 2.000,00 € (dois mil euros)a que se somam 12,00 € (doze euros) por cada utente das diferentes valências que tiver em funcionamento, garantindo o município neste parcial o valor mínimo de 1.000,00€ (mil euros) caso o total de utentes não atinja esse montante.

Num total de 39.752,00€ (trinta e nove mil e setecentos e cinquenta e dois euros), o município validou os protocolos e respetivos valores de apoio às seguintes IPSS do concelho: ao Centro Social Paroquial de Azambuja - 8.036,00€ (oito mil e trinta e seis euros); ao Centro Social Paroquial de Aveiras de Baixo - 3.000,00€ (três mil euros); ao Centro Social Paroquial de Aveiras de Cima - 6.596,00€ (seis mil quinhentos e noventa e seis euros); ao Centro Social Paroquial de Alcoentre - 3.000,00€ (três mil euros); à Santa Casa da Misericórdia de Azambuja - 6.848,00€ (seis mil oitocentos e quarenta e oito euros); à Casa do Pombal – “A Mãe”, de Aveiras de Cima - 3.000,00€ (três mil euros); à Associação Centro de Dia para a Terceira Idade “Nossa Senhora do Paraíso” - 3.000,00€ (três mil euros); à Casa do Povo de Manique do Intendente - 3.000,00€ (três mil euros); à CERCI – Flôr da Vida - 3.272,00€ (três mil duzentos e setenta e dois euros).

 

Ainda no âmbito dos apoios financeiros, foram aprovados mais cinco propostas.

Ao Agrupamento de Escolas de Azambuja, é atribuído o montante de 300,00€ (trezentos euros), para a realização da 8ª Edição das “Jornadas das Oportunidades”. Refira-se que é um projeto que visa dar a conhecer os vários cursos secundários e de equivalência secundária, oferecidos pelos Agrupamentos de Escolas do Concelho.

À União, Desporto e Recreio de Vila Nova da Rainha, é atribuído o montante de 1.500,00€ (mil e quinhentos euros), para a aquisição de projetores LED.

À Associação Desportiva e Cultural de Tagarro, é atribuído o montante de 830,00€ (oitocentos e trinta euros), no âmbito da organização da sua festa anual, que decorrerá entre os dias 23 e 25 de agosto.

Ao Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 1382 de Azambuja, é atribuído o montante de 477,51€ (quatrocentos e setenta e sete euros e cinquenta e um cêntimos), para a aquisição de diversos equipamentos a serem utilizados nas suas atividades ao ar livre.

Ao Centro Hípico Lebreiro de Azambuja, é atribuído o montante de 1.610,00 (mil seiscentos e dez euros), no âmbito do Protocolo de Colaboração entre o Município para a organização, acompanhamento e coordenação do Concurso de Modelo e Andamentos, Classe Éguas Afilhadas – Puro Sangue Lusitano – VII Troféu “Dr. Ortigão Costa”, inserido na Feira de Maio de 2019.

 

A autarquia aprovou, igualmente, o Protocolo de Colaboração com o ISCAD - Instituto Superior de Ciências da Administração, no âmbito da educação e formação de recursos humanos. A medida contempla a redução de 30% do valor das propinas, para o primeiro ano da licenciatura em Administração e Gestão Pública e do curso Técnico Superior Profissional de Assessoria em Administração e Gestão Pública, aos funcionários do Município e seus descendentes diretos.

 

Com a edição 2019 da Centenária Feira de Maio à porta, que constitui um dos principais acontecimentos do Concelho de Azambuja, assumindo um grande impacto na economia local. Como é de conhecimento geral, a organização de tal evento acarreta a mobilização de todos os funcionários da Câmara de Azambuja que, durante o seguindo trimestre de 2019, têm de fazer um esforço adicional e naturalmente trabalhar mais do que o período normal das sete horas diárias e das trinta e cinco horas semanais. Foi deliberado o pagamento de trabalho suplementar aos funcionários envolvidos nas inúmeras tarefas do evento. Esta situação é excecional e está prevista na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas.

 

No capítulo de apoios logísticos, foram aprovadas duas propostas.

Ao Centro Social e Paroquial de Aveiras de Cima, a cedência de um palco, no âmbito do “Dia da Família”, promovido pelo Jardim Infantil, que se irá realizar no próximo dia 17 de maio.

Empréstimo de 100 cadeiras aos organizadores do espetáculo solidário a favor de uma criança portadora de deficiência, a realizar no dia 11 de maio, no Pavilhão do Centro Cultural e Recreativo dos Casais dos Britos.



publicado por Noticias do Ribatejo às 20:36
link do post | comentar | favorito

BENAVENTE: Caminhada do Laço Azul

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas a caminharem, árvore e ar livre

Dia de sol para a Caminhada do Laço Azul. Uma caminhada prometida que pretende sensibilizar os mais novos e não só para a temática dos maus tratos às crianças. Estamos TODOS alerta.

«CMB»



publicado por Noticias do Ribatejo às 17:08
link do post | comentar | favorito

Segunda-feira, 13 de Maio de 2019
FALTAM 4 DIAS PARA O FESTIVAL DO ARROZ CAROLINO DAS LEZÍRIAS RIBATEJANAS

Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas apresenta a sua 3ª edição

  • A realizar-se nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio em Samora Correia, no Campo da Feira, de entrada gratuita
  • Evento conta com Bancas de Arroz Carolino com 15 Menus de Arroz, sob responsabilidade do Chef Luís Machado
  • Desenvolvimento de showcookings, artesanato, exposições
  • Atuação ao vivo de Agir, Amor Electro e Bárbara Bandeira

 

Nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio vai celebrar-se mais uma edição, a terceira, do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, em Samora Correia, no Campo da Feira.

O Festival do Arroz Carolino é um evento gastronómico e cultural que se enquadra no projeto de promoção do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, tendo como objetivo contribuir para a valorização e atratividade deste território no âmbito local, regional e nacional.

Integrando diferentes áreas, o Festival apresenta um modelo multifacetado focado na gastronomia, nomeadamente numa tenda de grande dimensão designada como Praça do Arroz, onde se concentram os showcookings, as degustações, as bancas do arroz e os restaurantes, além de uma outra tenda destinada a exposição institucional, de artesanato e de produtos regionais. Este ano o evento conta com Bancas com 15 Menus de Arroz Carolino, sob responsabilidade do Chef Luís Machado.

A programação cultural apresenta um forte cartaz musical promovendo também a participação de muitas coletividades e associações, dando expressão às dinâmicas culturais locais.

O Festival do Arroz Carolino conta ainda com peças de artesanato local, espetáculos, e áreas lúdicas dedicadas exclusivamente aos mais pequenos.

Este ano o evento receberá ainda a atuação de artistas portugueses de renome, como Agir, no dia 17 de maio, Amor Electro, no dia 18, e Bárbara Bandeira no último dia do evento.

Segundo Cristina Gonçalves, Responsável da Divisão Municipal de Cultura, Educação, Turismo e Desporto, Câmara Municipal de Benavente: “O Município de Benavente definiu como um dos eixos estratégicos para o desenvolvimento e afirmação turística deste território o projeto de promoção e valorização do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas. Integrado neste projeto e assumindo maior expressividade, o Município tem vindo a realizar o Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas. A afirmação do projeto e o sucesso conseguido só foi possível por contarmos com o contributo de muitos parceiros, formais e informais, que permitiram a sua concretização através do inequívoco envolvimento de todos. Consideramos que este é um projeto que gera impactes muito positivos na região, pelo que se traduz numa forte aposta do Município”.

Além de todas as delícias gastronómicas e animações do Festival, a organização está ainda a promover a “Caminhada do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas”, que terá o percurso específico da rota das lezírias, uma distância total de 10 km de dificuldade acessível (inclui a entrega de kits de atleta), a realizar-se no último dia do eventoA maratona do Arroz Carolino tem as inscrições gratuitas abertas até dia 18 de maio e termina com uma aula de dança.

A edição deste ano do festival conta com o apoio de produtores especializados (DOCEREAL, Quinta Biológica Santo Estevão, Companhia das Lezírias, entre outros). Os restaurantes participantes são: sexta-feira “A Coudelaria”; sábado “Tertúlia de Chefs Ribatejanos” e “Po; domingo restaurante “Grelhad´oro”.

O 3º Festival do Arroz Carolino, de entrada gratuita, é organizado pela Câmara Municipal de Benavente e conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, do Turismo de Portugal, entre outras.



publicado por Noticias do Ribatejo às 20:15
link do post | comentar | favorito

CIDADANIA EM DEBATE NAS ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS JOVENS

 

 

  • Crianças e jovens do ensino básico e do ensino secundário vão ocupar os lugares dos autarcas e apresentar as suas propostas para o concelho. Em debate estará o tema – Cidadania.
  • A sessão, inicialmente agendada para o edifício-sede do Município, terá lugar no Auditório Municipal da Quinta das Pratas.

 

A Assembleia Municipal do Cartaxo, em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho, convidou alunas e alunos do ensino básico e secundário a ocupar os lugares que, habitualmente, estão reservados aos autarcas eleitos naquele órgão municipal.

 

As Assembleias Municipais Jovens vão decorrer no dia 15 de maio, quarta-feira, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas. Às 10h00, serão os jovens do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico a tomar a palavra e às 14h00, serão os mais crescidos, do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a apresentar as suas propostas.

 

A iniciativa é organizada pela Assembleia Municipal do Cartaxo, com o objetivo de promover a participação dos jovens, contrariando o afastamento destes em relação às instituições políticas e ao processo de decisão de políticas públicas.

 

As sessões são públicas e todos podem assistir à presentação de propostas, debate e às votações dos jovens estudantes.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 20:13
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Maio 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

18

25

26
27
28
29
30
31


posts recentes

83 novas empresas no dist...

Mercado Oitocentista de A...

Benavente - Detenção por ...

Marinhais – Apreensão de ...

Equipa Comunitária de Sup...

LER O PATRIMÓNIO EM EXPOS...

Daniel Bessa vem à Startu...

Agrocluster Ribatejo este...

Hamlet e Comemoração Dia ...

Assinatura de Protocolo p...

Visita do ministro da Def...

POLITÉCNICO DE SANTARÉM P...

“Dê troco a quem precisa”...

Vêm aí as Férias Ativas V...

Ministro Vieira da Silva ...

Semana da Ascensão na Cha...

Entroncamento celebra o D...

LEVANTA-TE E RI EM DIRETO...

Juntos a construir o futu...

Feira Nacional de Agric...

Couro Azul é o grande ven...

NERSANT levou empresário ...

INFORMAÇÃO SOBRE EUROPEIA...

Festival da Biodiversidad...

Mercados itinerantes com ...

CONTAS DA ADMINISTRAÇÃO L...

Coruche - Prisão preventi...

Feira de Maio de Azambuja...

ALCANENA: Desenvolvimento...

Festival de Sopas – Covão...

arquivos

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds