Tudo em 'Família'
O actual director clinico do departamento de cirurgia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) usou a sua empresa privada para prestar serviços ao próprio Centro, entre os anos de 2011 e 2013, quando a lei proíbe, desde 2011, que os hospitais façam contratos com empresas de médicos que estejam vinculados a esses mesmos hospitais.
Este contrato terminou em Dezembro de 2013 mas, durante os três anos anteriores, a empresa do cirurgião, a empresa Medinurse, “facturou” cerca de 500 mil euros em serviços médicos prestados ao CHMT, alguns dos quais contratados pelo próprio director clinico. Só em 2013, o volume de serviços atingiu os 260 mil euros, precisamente no ano em que o médico foi nomeado director clínico da cirurgia.
Antes de ser nomeado director clinico, o médico exercia apenas funções de cirurgião. Foi nomeado director clinico em Março do ano passado e em Abril deixou de ser sócio maioritário da empresa, posição que passou para a esposa (Enfermeira Susana Patarata, que por “mera coincidência” exerce a sua profissão também no mesmo Centro Hospitalar).
Ouvido pela sic, que revela esta história,o presidente do Centro Hospitalar, admite conhecer a situação. “Sabia que o director fez parte da empresa com o qual o Centro Hospitalar tinha um contrato estabelecido. O contrato já vinha de trás e terminou em Dezembro de 2013. Assinamos o contrato com base num parecer jurídico do próprio hospital que não vê qualquer incompatibilidade nessa situação” afirmou Joaquim Esperancinha. (*)
(Circular Normativa n.º49)
Curiosamente em Dezembro de 2012 e talvez para “acalmar” os ânimos o Conselho de Administração do CHMT fez divulgar internamente a ‘Circular Normativa n.º 49’ a que tivemos acesso, cujo assunto é: “Nomeação de Director dos Serviço de Cirurgia Geral” que diz textualmente o seguinte:
“No seguimento do pedido de demissão do Dr. José Mário Martins Drogas, das funções de Director de Departamento da Área Cirurgia Geral, por deliberação do Conselho de Administração de 13 de Dezembro de 2012, foi nomeado o Dr.. José Jorge Firmo Mineiro como Director dos Serviços de Cirurgia Geral.
Todas as competências de Director do Departamento da Área Cirúrgica, serão assegurada interinamente pelo Director Clinico.
A presente nomeação produz efeitos imediatos.
Assina a Circular o Dr. Paulo Marques Vasco, Director Clínico e em representação do Conselho de Administração.
Salientamos que a “Medinurse – Cuidados de Saúde Lda.”, está localizada na região onde se situa o CHMT
(*)Fonte: 'O Ribatejo'