A Administração Regional de Saúde informou a Câmara Municipal de Abrantes que a partir de sexta-feira, dia 12 de setembro, dois médicos de nacionalidade cubana foram colocados no Centro de Saúde Abrantes, por um período de três anos.
Uma vez mais, foi solicitada a colaboração da autarquia para assegurar o alojamento. A autarquia disponibilizou de forma provisória o edifício da nova Residência Artística (edifício contíguo ao antigo Quartel de Bombeiros) onde os dois profissionais vão ficar temporariamente alojados.
Na reunião de Câmara de 10 de setembro, a Presidente da autarquia lamentou que mais uma vez o ministério da Saúde esteja a passar o "ónus" para a Câmara relativamente a uma responsabilidade que compete ao Estado Central no âmbito do recrutamento de médicos estrangeiros.
No entanto, e uma vez mais, a Câmara disponibilizou-se para fazer parte da solução, contribuindo para atenuar a situação da falta de médicos de família no concelho de Abrantes que atinge cerca de 40% dos utentes sem profissionais de saúde de proximidade.