Um relatório recente do Tribunal de Contas Europeu sobre os apoios do FEDER a incubadoras mostra queincubadora certificadas Business Innovation Centre (BIC), como o TAGUSVALLEY- Tecnopolo do Vale do Tejo, têm melhor desempenho que outras incubadoras europeias.
Esta foi uma das conclusões do relatório especial chamado: "O FEDER foi bem sucedido no apoio ao desenvolvimento de incubadoras de empresas?”, onde foram analisados os perfis, os serviços, os indicadores-chave de desempenho (KPIs) e a proposta de valor de 60 incubadoras de empresas que receberam fundos do FEDER, de seis países da União Europeia.
Apesar da principal conclusão do estudo atribuir ao desempenho das incubadoras auditadas a classificação de modesto e decepcionante, devido a considerar que se tem “prestado pouca atenção para a eficácia das funções de apoio às empresas e empreendedores prestados pelas incubadoras". Comparados os resultados destas com os dos EU | BIC certificados pela EBN, o relatório reconhece claramente que "a eficácia das incubadoras certificadas pela EBN (...) é muito superior (...) e o apoio oferecido aos empreendedores vai muito além da incubação física (...) contribuindo para uma elevada taxa de criação de Start-Ups".
Os EU | BIC, como o TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo, que implementam o sistema de qualidade da EBN em comparação com as incubadoras auditadas, proporcionam uma ampla gama de serviços profissionais para empresários inovadores (não só a Start-Ups e empresas incubadas, mas a qualquer empresa inovadora) atingindo elevados índices de desempenho e altas taxas de retorno sobre o investimento realizado pelo sector público.
Inicialmente criados como um projecto-piloto, os EU | BIC foram promovidos pela União Europeia, através da Direcção Geral da Política Regional e Política Urbana (DG Regional e Urban Policy) pelo financiamento canalizado através de fundos FEDER. Hoje, a marca EU | BIC é totalmente apoiada e promovida pela própria União Europeia como a melhor via a seguir para a implementação de estratégias de incubação e aceleração de empresas inovadoras.
O TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo é, desde Maio de 2011, um BIC, um centro de apoio à criação de empresas, e cuja missão se prende com o contributo para a criação de novas gerações de Pequenas e Médias Empresas (PME’s) inovadoras e para o desenvolvimento e modernização das empresas existentes. Em Portugal, há mais seis BICS (NET-Porto, CIEBI-Covilhã, CEIM- Madeira, BIC Minho-Braga, Sines Tecnopolo, IPN-Coimbra e DNA Cascais).