No próximo dia 28 de novembro, pelas 14h30, na Biblioteca da unidade de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo, vai realizar-se uma reunião temática sobre o tema “Combater a violência doméstica: um compromisso pela dignidade”, com a presença da coordenadora do Observatório das Mulheres Assassinadas, Elizabete Brasil.
A organização é da Rede Especializada de Intervenção na Violência de Abrantes (REIVA) e é dirigida a todas as entidades e estruturas protocoladas na Rede Especializada de Intervenção na Violência.
Hoje, 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência, o Serviço de Atendimento à Vítima da Câmara Municipal de Abrantes revela que entre janeiro e 25 de novembro foram atendidas 43 novas vítimas, correspondendo a um total de 150 diligências de acompanhamento e monitorização.
Este número representa um aumento em relação ao ano de 2012, quando foram atendidas neste serviço 14 vítimas e face a 2013 em que foram atendidas 30 vítimas.
O apoio ao combate deste crime público tem sido efetuado por todo o concelho de Abrantes por entidades e estruturas protocoladas na Rede Especializada de Intervenção na Violência, entre as quais a PSP, A GNR, a CPCJ, o Centro Hospitalar Médio Tejo, a Associação Vidas Cruzadas e a ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. Este trabalho tem tido igualmente a colaboração fundamental de várias entidades parceiras da Rede Social de Abrantes entre as quais os Serviços do Ministério Público, o Serviço de Emprego, da DGRSP, da Segurança Social, das Comissões Sociais de Freguesia, da Sta. Casa da Misericórdia, da Associação de Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes e a da Delegação de Abrantes da Cruz Vermelha.
Estas estruturas têm mantido um trabalho dedicado e com protocolos de intervenção integrada no combate a este fenómeno contra as mulheres e respetivas famílias, com os principais objetivos da sua proteção, da sua não revitimização e do cumprimento da lei.
No âmbito deste trabalho, tem-se investido igualmente na prevenção, salientando-se as ações de sensibilização junto de escolas com crianças e jovens e com diversas entidades do concelho, que intervêm junto da população idosa e que têm vindo a ser realizadas em conjunto pela Câmara Municipal de Abrantes e a GNR abrangendo até ao momento uma centena de profissionais.
Para que este trabalho continue em bom caminho, para que mais mulheres acreditem que é sempre possível começar de novo e mais crianças possam sorrir sem medo, reforça-se neste dia a necessidade de transmitir a mensagem para todos os cidadãos e cidadãs de que é preciso que denunciem as situações. Para todos os demais serviços e entidades apelamos a que mantenham a aposta em estratégias de prevenção específicas de forma continuada.
Contacto de emergência: 96 513 7000