Tal como havia sido anunciado, realizou-se hoje (31 de julho de 2018) com oito participantes, a Ação de Formação para Voluntários (inscritos no Banco Local de Voluntariado do Entroncamento) que se iniciou às 10 horas e terminou com debate e avaliação, por volta do meio dia, na Junta de Freguesia de S. João Baptista, Entroncamento.
Os conteúdos programáticos foram: Conceitos, princípios, direitos e deveres dos voluntários e das Organizações, Programa Individual de Voluntariado, Cartão de Identificação do Voluntário; e Proteção e Seguro.
Aos participantes que manifestaram interesse nisso mesmo, foi entregue certificado comprovativo da participação na Ação, conforme o modelo em uso no voluntariado, cuja proposta do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado ainda se encontra válida.
No debate, ressaltaram alguns aspetos de não cumprimento do que se encontra legalmente estipulado para o voluntariado em Portugal. Por um lado, no que concerne à regulação institucional do trabalho voluntário e da promoção da satisfação dos direitos dos voluntários, e por outro lado, no que tem a ver com a proteção dos voluntários em caso de acidente no exercício do voluntariado = seguro de acidentes pessoais.
A opinião dos participantes, em resultado da avaliação final, foi no sentido da oportunidade da iniciativa (parte integrante do processo de recrutamento, seleção e integração dos voluntários), da sua boa organização, do interesse dos temas abordados; e assim como da documentação disponibilizada (o folheto).
A Coordenação