NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 25 de Novembro de 2016
Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

unnamed (1).jpg

sexta-feira:

 

Esta sexta-feira, dia 25 de novembro, às 21h30, o Teatro Sá da Bandeira é palco da Peça de Teatro/Performance “Drumming”, com Direção de Ricardo B. Marques, interpretação de Silvana Ivaldi e Desenho de Luz e Som de Tiago Correia.

 

«Fragmento geológico performativo. Só o som sobreviverá, o zumbido áspero das placas terrestres e a mais ínfima harmonia tubular. Em DRUMMING procura-se amplificar o movimento ctónico que subjaz ao que é dos domínios da consciência.

“M’ amour, m’amour

What do I love and where are you?

That I lost my center fighting the world

The dreams clash and are shattered

And that I tried to make a paradiso terrestre.”» — Ezra Pound.

Ficha técnica: Direção de Ricardo B. Marques | Interpretação de Silvana Ivaldi | Desenho de Luz e Som de Tiago Correia

(Teatro/ Performance) (Duração) 40’ (Classificação) M/12 (Preço) 5

 

Às 21h30, o Centro Cultural Regional de Santarém – Fórum Actor Mário Viegas, acolhe a Cesta D’Artescom a Tuna Sénior da UTIC - Universidade da Terceira Idade do Cartaxo. A 1ª Parte conta com momentos de Poesia e com o Jardim do Tango. Preço: 3 euros.

 

“A Tuna da Universidade Sénior do Cartaxo foi formada há cerca de 3 anos. Atualmente tem cerca de 40 elementos, onde se inserem 10 cavaquinhos, 3 violas, e vários instrumentos de percussão, além da componente vocal. O repertório é constituído por canções populares portuguesas, muito do agrado geral do público. A Tuna tem atuado em várias localidades, passando por instituições de apoio a idosos e crianças. A sua presença no Encontro de Tunas no Entroncamento foi muito apreciada e aplaudida. Sempre acarinhada pelo Município do Cartaxo, é frequentemente convidada para vários eventos promovidos pela Autarquia”.

 

sábado:

 

Este sábado, dia 26 de novembro, há Mia Festival - Histórias pela Rua, das 11h00 às 13h00, pelas ruas do Centro Histórico, promovidas pela Livraria Aqui Há Gato.

“O Gato vai andar à solta e levar as suas histórias pelas ruas da cidade... em cada esquina pode estar um contador de histórias pronto para te encantar! No último sábado, são as crianças também os contadores de histórias (ver Oficina de Contadores de Histórias para crianças em www.aquihagato.org)”.
(Duração) 120’ (Classificação) dos 0 aos 80!

 

Às 11h30, a Livraria Aqui Há Gato promove a iniciativa - Crianças Contadoras de Histórias. Entrada livre.

“Neste último sábado teremos os nossos pequenos Contadores de Histórias.

Venham festejar o final do mês com Histórias contadas por miúdos para miúdos e graúdos!”

(Duração) 30’ (Classificação) para todos

 

Às 11h45 e às 16h00, integrado no Mia Festival, organizado pela Livraria Aqui Há Gato, há Hora do Conto. Entrada livre.

As histórias da hora do conto vão ter um toque diferente neste festival. No último sábado vai haver Contadores de Histórias de palmo e meio.
(Classificação) dos 0 aos 80!

 

Integrado no Mia Festival, às 12h00 há Oficinas de Ilustração, na Livraria Aqui Há Gato.

O Mia Festival este ano resolveu dar destaque à Ilustração. Achamos que as ilustrações de um livro valem por mil palavras e como tal vamos explorar diferentes formas de ilustrar uma história! (Ver programa específico em www.aquihagato.org)

(Duração) 60’ (Classificação) M/4 (Preço) 6€ / 1 oficina

 

Às 16h00, tem início o Sarau Anual “Fado no Ribatejo”, do CCS- Círculo Cultural Scalabitano, no âmbito das comemorações do seu 62º Aniversário, no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados agrícolas.

 

O espetáculo, com coordenação de Manuel Coelho, tem como base um texto original de Vasco Nogueira, direção de atores de Nuno Domingos e coreografias de Encarnação Noronha. O elenco conta com a participação da Orquestra Típica Scalabitana, do Veto Teatro Oficina, do Coro do Círculo Cultural Scalabitano e do Ballet da Academia de Dança e Expressão Corporal do CCS, e tem como convidados o Jardim de Tango, José Carlos Marona na Guitarra Portuguesa, Gilberto Silva na Viola, Fernando Maia, no Baixo e a participação especial de Helena Leonor.

Há transporte – SCALABUS, de ida e volta para o CNEMA. Para reservas de bilhetes e inscrições para o Jantar dos Sócios, contacte, através do telefone: 243 321 150 (14-20h, dias úteis)

 

Às 17h00 há Teatro de Bolso III - Viagem ao Centro da Terra, na Livraria Aqui Há Gato.

“Era uma vez um menino e uma bola… parece uma história simples… Mas se essa bola caísse dentro de um vulcão e fosse parar ao centro da terra? Bem… isso é que seria uma grande aventura! Pois então… estão todos convidados… Venham assistir a uma sessão de Teatro de Luz Negra no Aqui há Gato! E se vierem com roupa branca vestida ficarão iluminados na escuridão.

Curiosos?… pois… aqui há gato!!!”

(Duração) 30’ (Classificação) para todos (Preço) 3€ / gratuito até aos 12 meses

 

Às 21h30, o Teatro Sá da Bandeira é palco da Peça de Teatro/Performance “Drumming”, com Direção de Ricardo B. Marques, interpretação de Silvana Ivaldi e Desenho de Luz e Som de Tiago Correia.

 

«Fragmento geológico performativo. Só o som sobreviverá, o zumbido áspero das placas terrestres e a mais ínfima harmonia tubular. Em DRUMMING procura-se amplificar o movimento ctónico que subjaz ao que é dos domínios da consciência.

“M’ amour, m’amour

What do I love and where are you?

That I lost my center fighting the world

The dreams clash and are shattered

And that I tried to make a paradiso terrestre.”» — Ezra Pound.

Ficha técnica: Direção de Ricardo B. Marques | Interpretação de Silvana Ivaldi | Desenho de Luz e Som de Tiago Correia

(Teatro/ Performance) (Duração) 40’ (Classificação) M/12 (Preço) 5

 

À mesma hora, tem lugar a 4ª Mostra de Teatro Inatel - “País dos Decretos" Teatro Olimpo (Ansião), no Teatrinho de Bolso da Música Nova, em Pernes.

 

Era uma vez um país Imaginário onde o respetivo líder tinha por missão exclusiva criar e inventar leis pormenorizadas, escrevendo decretos que defendiam e salvaguardavam o interesse colectivo. Nesse contexto, naturalmente, a força braçal dos subordinados é comandada e domesticada pela força intelectual do chefe legislador. Mas um dia, naquele país, começam a sentir-se alguns ventos de revolução e os decretos do governante passam a ser contestados...

Encenação: Casimiro Simões | Elenco: Sílvia Ferrete, Sónia Valente, Casimiro Simões e Martina Mendes |Luminotecnia e Sonoplastia: Carlos Duarte| Género: farsa cómico satírica (60’ | M6)

 

Em permanência:

 

Até dia 30 de novembro, visite a Mostra Documental “Falam documentos de outras eras”, que está patente na Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00.

 

Registo do Plano approvado por sua Alteza Real para acreação do Bicho da Seda. No seguimento do registo do Plano que Sua Alteza Real, o príncipe regente, oficializa os requisitos para a referida criação.  Lisboa, 1 de fevereiro de 1807. O escrivão, José António de Sá.

 

Até dia 30 de novembro, visite a Exposição bibliográfica “Vamos Ler … Maria Isabel Barreno”, na Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00.

 

Maria Isabel Barreno consagrada escritora portuguesa que se dedicou à causa do feminismo fazendo parte do Movimento Feminista de Portugal, era natural de Lisboa e na mesma cidade veio a falecer no passado dia 3 de Setembro de 2016. Foi além de escritora, jornalista, artista plástica e ensaísta.

Da sua vasta obra publicada ao longo da sua vida destacamos “Os Sensos Incomuns “ (1993) que lhe valeu o Premio Clube Português de Ficção e Grande Premio de Conto Camilo castelo Branco.

 

Até dia 30 de novembro, visite a Exposição bibliográfica “La Fontaine”, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00 e aos sábados, das 09h30 às 12h30.

 

Dedicamos o mês de Novembro a Jean de La Fontaine (1621-1695). Considerado o pai da fábula moderna que numa coletânea de 124 fábulas “Fábulas Escolhidas” que o autor na época dedicou ao filho do Rei Luis XIV, continham histórias de animais todas elas contendo um fundo moral e escritas em linguagem simples e atraente. Essas fantásticas fábulas e outras histórias da autoria de La Fontaine continuam ainda hoje a atrair os mais pequenos e mantêm-se bem presentes na literatura infantil com inúmeras publicações reeditadas e adaptadas.

 

Até dia 31 de janeiro de 2017, visite a Exposição “Traços da Vida de Cristo” – heliogravuras de Rembrandt, na Casa do Brasil - Casa Pedro Álvares Cabral, de terça a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

 

“Rembrandt (1606-1669) é considerado um dos maiores gravadores de todos os tempos, tendo produzido centenas de gravuras com níveis de expressividade artística extraordinários. A partir da coleção existente na Casa Museu Braamcamp Freire foram selecionadas 35 heliogravuras sobre a vida de Cristo, temática muito presente em Rembrandt. Esta exposição pretende divulgar, junto de artistas, estudantes e público em geral, a obra gravada de Rembrandt, bem como aprofundar algumas especificidades desta técnica artística através da exposição de ferramentas, chapas, vernizes, entre outras utilizadas na água-forte, no buril e na ponta seca.

 

Até dia 31 de janeiro de 2017, visite a Exposição “Secorio - Berço do Mobiliário em Bunho”, na Sede da Junta de Freguesia da Moçarria. Integrado no projeto municipal de Desenvolvimento Sustentável “Ideias do Antigamente Promovem o Ambiente – BUNHO”, o Município de Santarém e a Junta de Freguesia da Moçarria, enaltecem a arte de trabalhar o Bunho promovendo esta Exposição que constitui um momento único de ativação dos valores endógenos, associados à produção artesanal do mobiliário em Bunho, identitário do Território de Santarém – Secorio.

Aproveite a oportunidade de conhecer as memórias e as tradições da arte de trabalhar a fibra vegetal – Bunho, que nasce nos nossos rios.

                                                                

Aproveite para visitar o Centro de Interpretação - Urbi Scallabis – USCI, no Jardim Portas do Sol, de quarta-feira a domingo, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Para mais informações, contacte o telefone: 243 357 288.

Instalado no Jardim Portas do Sol, o Centro de Interpretação Urbi Scalabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação.

 

Visite o Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças, com destaque para o Relógio Solar da Torre, de quarta-feira a domingo, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, sob marcação através do telefone: 912 578 970.

«A invenção do relógio mecânico, no terceiro quartel do século XIII (c. 1271), exerceu um papel essencial na transformação da consciência do tempo e das mentalidades medievais, sobretudo a partir dos séculos XIV e XV.  O novo invento teve por base o escape e um motor regular, tendo sido posteriormente associado ao toque de sinos. A sua utilização difundiu-se nas urbes da Baixa Idade média, como em Lisboa, com o relógio da Sé, ou Santarém, onde o Cabaceiro fez a sua aparição ainda em Quatrocentos.

No século XVI, em pleno Renascimento, inventa-se o relógio de molas, mais eficaz, a que nobres, bispos e reis vão ter acesso através dos contributos dados por ferreiros, serralheiros, astrónomos e matemáticos. Porém os relógios de base astronómica não desapareceram, como o atesta o quadrante solar da Torre das Cabaças, datado de 1596. A sua existência era fundamental em face da relativa precisão das engrenagens, onde as discrepâncias temporais eram frequentes.

O relógio solar da Torre é um objecto horizontal, semiesférico, de periferia gomeada e sem estilete. O mostrador mostra três círculos concêntricos: os dois primeiros delimitam os traços das meias horas e o último regista os algarismos das horas.

A tipologia deste quadrante encontra paralelos em Portugal, como no caso da ‘pedra de horas’ da Quinta da Torre de S. João de Ver, em Santa Maria da Feira. A sua função era acertar os mecanismos horários mais complexos, de base mecânica, os pioneiros da horologia de engrenagens.»



publicado por Noticias do Ribatejo às 22:23
link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
Outubro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

CARTAXO REFORÇA APOIO À V...

Conversas com Café… Comun...

Branca de Neve e os Sete ...

Dia Mundial da Alimentaçã...

Concursos Nacionais no CN...

A renovada Sinagoga de To...

Temporada da Música 2019

NERSANT está em Macau a p...

Centro Cultural Azambujen...

Tomar recebe Seminário Na...

Grupo Tradicional "Os Cas...

Município de Azambuja com...

Anselmo Borges em Tomar d...

Arranque do ano letivo 20...

CONSTRANGISMENTOS E EVENT...

Lançamento do Guia Percur...

Município do Cartaxo cele...

Município do Cartaxo cele...

Discoteca Lipp’s reabre p...

FESTA DAS VINDIMAS EM VIL...

Exposição e concerto evoc...

Mudança

Quarta edição do CTX META...

Núcleo Interpretativo da ...

Ourém recebeu workshop so...

Município do Cartaxo prom...

Comemorações do Dia Mundi...

NERSANT promove sessão de...

Gonçalo Salgueiro dá espe...

CARTAXO: Sociedade Filarm...

arquivos

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds