NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 21 de Agosto de 2015
Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

Santarem.jpg

sábado:

Este sábado, dia 22 de agosto, às 11h30 há Hora do Conto, na Livraria Aqui Há Gato. Entrada livre. Esta iniciativa integra o projeto Verão In Santarém…É um espanto!

“Vamos ouvir histórias que nos fazem sonhar, rir, pensar e imaginar. Momentos que nos fazem acreditar que o mundo da fantasia pode estar tão perto...”.

(Duração) 30’ (Classificação) dos 0 aos 80!

Às 12h00, há Oficinas de Arte – “Pôr as mãos na massa!”, na Livraria Aqui Há Gato. “Vamos construir figuras em pasta de sal! Esta iniciativa integra o projeto Verão In Santarém…É um espanto!

Com muita arte e imaginação vamos por as mãos à obra, e sentir que todos nós somos artistas!” (Oficinas de Expressão Plástica, ver programa especifico em www.aquihagato.org)

(Duração) 60’ (Classificação) M/4 (Preço) 6€

A partir das 17h30, a Ribeira de Santarém é palco do XXIX Festival de Folclore Rio Tejo, junto ao Museu Etnográfico. Os grupos participantes no Festival visitam o Museu Etnográfico da Ribeira de Santarém.

A partir das 21h00 decorre a receção aos grupos e o início do Festival está previsto para as 21h30.

O XXIX Festival de Folclore Rio Tejo conta com a participação do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego – Abrantes, do Rancho Folclórico de S. Guilherme – Alta Estremadura, do Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego de Santo Varão – Beira Litoral, do Grupo Folclórico S. Cosme – Gondomar – Douro/ Litoral Norte, do Grupo Folclórico e Etnográfico de Cova do Ouro e Serra da Rocha, de Coimbra e do grupo anfitrião – Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém – Ribatejo.

domingo:

Este domingo, dia 23 de agosto, às 18h00, o Auditório do Jardim Portas do Sol acolhe um Ensaio público/ Concerto da Orquestra Típica Scalabitana, inserido projeto Verão In Santarém…É um espanto! Entrada livre.

“O universo onírico da música popular portuguesa que a Orquestra defende e apresenta há 60 anos, vai estar mais uma vez bem patente neste concerto / ensaio público, ao ar livre, beneficiando da beleza do cenário do Jardim Portas do Sol e do tempo ameno de uma noite de Verão.

Esta iniciativa é organizada pela Orquestra Típica Scalabitana e Círculo Cultural Scalabitano.

Em permanência:

No âmbito do Projeto In. Artes, visite nove lojas devolutas do Centro Histórico que foram transformadas em galerias de Arte, integrado no projeto Verão In Santarém…É um espanto!

Artistas plásticos e imobiliárias que operam no Centro Histórico, juntaram-se com os proprietários das lojas, de modo a que, durante o Verão, algumas das lojas devolutas do Centro Histórico exponham arte. Até ao fim do Verão vão decorrer várias iniciativas, tais como: workshops, encontros, trabalhos comuns e muita arte.

Este projeto conta com a adesão dos seguintes artistas: Francisco Camilo, António Canavarro, Bruna Galveias, César Pires, Francisco Pereira, João Cegonho, João Pereira, João Maria Ferreira, Maria José Couto, Pedro Gonçalves, Rafael Antunes, Fernanda Narciso, Carlos Amado, Fernando Veríssimo, Mário Rodrigues, Xavier Correia, Rita Correia, Rui Félix, Miguel Faustino, Maria Lúcia de Fátima e Sandra Valença Conde.

As imobiliárias Domus Scallabis, Inglês e a ERA – Santarém conseguiram que estas lojas fossem disponibilizadas pelos seus proprietários, que abraçaram o projeto, permitindo que estes espaços sejam utilizados para expor Arte.

Até setembro, “Os doces tradicionais e os produtos locais”: vinhos, compotas, azeites, enchidos, queijos, celestes, arrepiados, pampilhos, entre outras especialidades da região, vão estar em destaque em 16 pastelarias da cidade de Santarém: Pascoalini – Geladaria, Pastelaria Bijou, Pizzaria – Hamburgueria Porta de Manços, Encanto Guloso, Cidadão – Café, Boutique Sweet Macarons, Pastelaria Canto da Cruz, New – Ex Libris, Pastelaria Snack Bar Kina 88, Royal Café, José Maria Rei, Bar Ribatejo, Boca Cheia – Monteiro e Lapa, Lda., A Revolta dos Pastéis de Nata, Pastelaria Veneza, Panóplia de Sonhos, Lda. A loja Gourmet - Chocolates, Doces e Chás e a loja de vinhos - Loja da Adega.

A Câmara de Santarém e os operadores económicos, conhecedores da responsabilidade que lhes cabe nesta área de relevo, e sempre com a preocupação de apoio, salvaguarda e promoção da gastronomia tradicional do Ribatejo, bem como da abertura a novas expressões construídas a partir dessa matriz, importantes na consolidação da oferta gastronómica local, pretendem com a Campanha Sabores In. Santarém, valorizar a dimensão cultural da gastronomia tradicional, dando a conhecer o que de melhor temos para oferecer a quem nos visita.

SABORES In. Santarém é o mote a partir do qual a autarquia Scalabitana convida os Scalabitanos e todos os que nos visitam, a conhecer e degustar a gastronomia tradicional, os vinhos e os produtos regionais, que constituem um dos mais importantes valores identitários de Santarém e do seu território, associado a um programa cultural rico e variado – o Verão In. Santarém.

Até dia 31 de agosto, a Biblioteca Municipal de Santarém tem patente a MOSTRA DOCUMENTAL “Falam documentos de outras eras”, com o Projeto de transformação e alargamento do Campo Sá da Bandeira e Largo das Amoreiras (1948). A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00.

“Este esboço vai acompanhado de um relatório comprovativo […]. As modificações apresentadas estão em conformidade com o Espírito e Deliberações do Ilustre Concelho Municipal; respeitando o Passado, honrando assim este Presente e em preparo dum melhor Futuro.” [sic].

“Vamos Ler… Fernando da Silva Campos”, na Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00.

“Natural de Águas Santas, Maia, 23 de Abril de 1924, Fernando Campos é conhecido como um ficcionista, cronista e investigador português, autor de várias obras didáticas e monografias de investigação etimológica e literária. Iniciou já tarde a sua carreira de escritor, pois só aos 62 anos, em 1986, lançou o seu primeiro romance “A Casa do Pó”, um romance histórico cuja ação decorre em finais do século XVI, muito bem aceite pela crítica e que o colocou no grupo dos grandes escritores portugueses.

Filho do pintor Alberto da Silva Campos, Fernando Campos frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Filologia Clássica. Foi professor do ensino secundário no Liceu Pedro Nunes, em Lisboa.

Das inúmeras obras destaca-se “Prosadores Religiosos do Século XVI (Coimbra, 1950), “A Redacção (Porto, 1968), “O Arinteiro de el-rei ou “A Vida de S. Teotónio”, uma Fonte de Os Lusíadas (Lisboa, 1972), “O Homem da Máquina de Escrever” (1987), “Psiché” (1987), “O Pesadelo de Deus” (1990), “A Esmeralda Perdida” (1995) que lhe valeu o Prémio Eça de Queirós. Muitas das suas obras foram traduzidas para francês, alemão e italiano.”

Visite a Exposição “XXI Destaque da coleção de arte contemporânea Manuela de Azevedo, na Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire, segunda a sexta-feira das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

“Na Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire encontra-se em exposição parte do espólio artístico de Manuela Ferreira de Azevedo, doado à Câmara Municipal de Santarém no final da década de 80, espólio esse que contempla reconhecidos artistas nacionais e internacionais.

De 1 de julho até ao final de setembro está em destaque trimestral uma obra da autoria de Ofélia Marques: Menina, desenho a tinta-da-china e lápis s/ papel, atribuído ao 2º quartel do séc. XX.”

Até dia 31 de agosto, visite o Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças, de quarta-feira a domingo das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 (sob marcação através do tel. 912 578 970).

A Torre das Cabaças, ou Cabaceiro – como o vulgo a denomina -, é na realidade uma Torre Relógio, género arquitetónico introduzido em Portugal desde os primórdios do século XV.

A designação popular fixou-se nos finais do século XVIII, derivada das sete ou oito cabaças de barro colocadas na estrutura de ferro que suporta o enorme sino de bronze datado de 1604. As cabaças – identificadas pelo povo como sendo as cabeças ocas dos vereadores municipais, numa tradição anedótica reportada ao tempo de D. Manuel I – servem de ressonância no tanger das horas, espalhando o som em várias direções.

Do conjunto de cabaças primitivas apenas subsistem quatro, vidradas a amarelo e verde. As restantes quatro são mais recentes, sendo três delas vidradas a castanho e colocadas em 1933, por altura do restauro da DGEMN. A sua forma e configuração são distintas. As mais antigas têm o colo praticamente fechado e os buracos de ressonância mais abertos; as do restauro de 1933 têm o colo aberto e os buracos de ressonância mais espaçados. A abertura inferior servia para as enfiar na estrutura de ferro forjado superior, sobre espigão.

Horário: Local: Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças

A Exposição “Modos, Medos e Mitos no tempo de Cabral”, na Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil” está patente até dia 30 de abril de 2016.

No ano em que se comemoram os 600 anos da Tomada de Ceuta, génese do projeto expansionista português, a Casa do Brasil | Casa Pedro Álvares Cabral apresenta a exposição “Modos, Medos e Mitos no tempo de Cabral”, que procura enquadrar o protagonista do último grande episódio da gesta ultramarina lusitana. A mostra, que conta com o alto patrocínio do Montepio Geral – Associação Mutualista e do W Shopping, aborda temas fundamentais da história da Humanidade, contemporâneos de Cabral: invenção da imprensa, evolução científica, chegada à Índia e ao Brasil, globalização e miscigenação, viagem das plantas.

Sabia que consome “alimentos deste outro mundo”? Já pensou que a navegação astronómica permitiu precisões incríveis (bem antes do GPS)? Imagina quantos livros se publicaram nesta época? Venha descobrir numa Casa do Brasil perto de si.

A mostra de caráter multissensorial e experiencial ocupa os átrios do piso térreo, as salas de exposição, bar, biblioteca e varanda interior, bem como o auditório e jardim. Apoiada pelo Montepio Geral – Associação Mutualista e pelo W Shopping, tem como objetivo fazer regressar a Casa do Brasil à sua génese, com a programação de iniciativas ligadas à temática Portugal/Brasil.

A organização está a cargo da Câmara Municipal de Santarém, e conta com objetos da reserva municipal, tais como pinturas, esculturas e livros, da Diocese de Santarém, que também cedeu alguns objetos, do espólio museológico municipal, cedências do Museu Diocesano e dos joalheiros Leitão e Irmão (réplica em prata do Nónio). Foram cedidos direitos de reprodução de imagem do Museu Nacional de Arte Antiga, Museu de S. Roque e Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Aproveite para visitar o Centro de Interpretação - Urbi Scallabis – USCI, no Jardim Portas do Sol, de quarta-feira a domingo, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Instalado no Jardim Portas do Sol, o Centro de Interpretação Urbi Scalabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação.  A área expositiva oferece uma fácil abordagem no domínio inovador da interatividade, que permite, à distância de um toque digital identificar e localizar o valor do património arquitetónico, a riqueza da tumulária, a abundância da heráldica e a qualidade da azulejaria que a cidade ostenta e que, muitas vezes, os escalabitanos e os turistas desconhecem. Para mais informações, contacte, através do telefone - 243 357 288.



publicado por Noticias do Ribatejo às 11:52
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Novembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9


17
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


posts recentes

Município de Santarém apo...

Férias de Natal AAAF – pa...

Livro de Luís Batista “Ca...

Sociedade Ponto Verde e D...

II Festival de Órgão de S...

NERSANT apresenta tendênc...

74º Aniversário do Concel...

Azambuja é o município co...

Mercados de Natal em Deze...

Câmara Municipal de Salva...

É pró menino e prá menina...

CÂMARA MUNICIPAL COM VAGA...

Município de Azambuja ina...

Município do Entroncament...

Premiados Concursos Nacio...

Município do Entroncament...

Continuam os convívios de...

Ribatejo apresenta-se com...

Junta de Freguesia de Alc...

Comemoração do Dia Mundia...

Liga de Amigos da Secção ...

Câmara de Azambuja aprovo...

Município de Azambuja com...

Avisan’19 recebe Exposiçõ...

Município da Chamusca pro...

MUNICÍPIO DO CARTAXO CELE...

Câmara Municipal de Salva...

“Dia do Refeitório Aberto...

“É pró menino e prá menin...

CA Juniores dá asas à ima...

arquivos

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds