NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 2 de Setembro de 2016
Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

unnamed.jpg

 

sexta-feira:

 

Esta sexta-feira, dia 2 de setembro, às 21h30, a Banda Get Back apresenta “AS VINTE MELHORES BANDAS DE POP ROCK DE TODOS OS TEMPOS”, na Praça Marquês Sá da Bandeira (Largo do Seminário).

Uma noite em que vão ser apresentadas as vinte melhores bandas de Pop Rock de todos os tempos. A Banda Get Back já é conhecida pelos becos da Cidade e promete animar o Largo do Seminário numa noite repleta de grandes sons, revisitando grandes temas.

 

Às 22h00, tem início o 44º Festival Nacional de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico do Vale de Santarém, no Jardim do Vale de Santarém, com Baile a cargo de Paulo Navarro.

 

Às 22h30 há Arraial da Velha, na Sociedade Recreativa e Filarmónica Pernense Música Velha, com Música ao vivo pelo Grupo “Prova de Fogo”.

A música prossegue, a partir das 02h00, com o DJ Kaya.

 

sábado:

 

No sábado, dia 3 de setembro, das 10h30 às 12h30, o Grupo de Danças e Cantares da Chamusca anima o Centro Histórico, integrado no Projeto Verão In Santarém…é um espanto!

Vários são os grupos folclóricos convidados do INATEL Santarém para a animação dos sábados de manhã. Como sempre, durante todo o Verão, após a saudação especial ao Mercado Municipal e aos seus vendedores e clientes, o Centro da Cidade é o espaço de eleição para a sua passagem por Santarém.

 

Às 11h30 e às 16h00, há Hora do Conto - Histórias grátis, na Livraria Aqui Há Gato.

Vamos ouvir histórias que nos fazem sonhar, rir, pensar e imaginar. Momentos que nos fazem acreditar que o mundo da fantasia pode estar tão perto...

(Duração) 30’ (Classificação) dos 0 aos 80!

 

Às 11h00 há YOGA, pela AMA – Associação Movimento Aberto, inserido no Projeto “Verão In Santarém…é um espanto!”, no Jardim Portas do Sol.

Os sábados de manhã, afirmam-se cada vez mais como um espaço de eleição para praticantes e amantes do Yoga. A magia da manhã espreitando o rio e a paisagem faz o resto: Um espaço mágico de paz e bem-estar!

 

Às 11h00, há YOGA NA SOMBRA DAS ÁRVORES, no Jardim Portas do Sol, a cargo da AMA – Associação Movimento Aberto, na relva e com o Tejo à espreita, num momento de descontração da semana de trabalho com diversos exercícios de relaxamento, integrado no Projeto “Verão In Santarém…é um espanto!”.

 

À mesma hora, também no Jardim Portas do Sol, pais e filhos podem jogar, brincar e divertirem-se, numa manhã de animação promovida pela Decathlon.

 

Às 12h00 e às 16h30, há Oficinas de Arte - Cabide Especial (6 euros).

Setembro é mês para trabalhar alusivas com a Madeira. Vamos aprender a pregar pregos, a colar madeira e a transformá-la em coisas muito giras.

Com muita arte e imaginação vamos por as mãos à obra, e sentir que todos nós somos artistas!

(ver programa especifico em www.aquihagato.org)

(Duração) 60’ (Classificação) M/4 (Preço) 6€

 

A partir das 17h00, prossegue o 44º Festival Nacional de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico do Vale de Santarém, no Jardim do Vale de Santarém, com receção aos grupos participantes: Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apulia – Esposende (Minho), Grupo Folclórico Santa Maria de Moure – Barcelos (Minho), Rancho Folclórico Vale de Santarém – Santarém (Ribatejo), Rancho Folclórico Vimeiro – Alcobaça (Estremadura) e Rancho Folclórico Verde Gaio de Lordosa – Viseu (Beira Alta).

Às 21h00 tem início o desfile e às 21h30, o XLIV Festival Nacional de Folclore.

 

Às 21h30, o Jardim Portas do Sol é palco da Gala “Conquistadores”, da Associação de Dança Desportiva de Tremês, integrado no Projeto “Verão In Santarém…é um espanto!”. Entrada grátis.

 

Após o sucesso da Gala ADDT 2016- Conquistadores no passado dia 22 de julho, em Tremês, a Associação de Dança Desportiva de Tremês, vai repetir o seu espetáculo de Dança no belíssimo cenário das Portas do Sol em Santarém.


Marque já na sua agenda e partilhe com os seus amigos, e venham assistir a este extraordinário espetáculo de luz, som e excelente dança com produção de Armando Ferreira e coreografia de Filipe Santos.

 

Para este ano e com o tema Conquistadores, os alunos da nossa escola, sob a Direcção de Armando Ferreira, supervisão de Isabel Ferreira e Coreografia do Prof. Filipe Santos, criaram um espectáculo único que através da música e da dança trouxe à memória de todos os presentes, as conquistas de um povo lutador que durante muitos anos esteve na vanguarda, enaltecendo os nossos Descobrimentos e a força da nossa nação.

 

A partir das 22h30, há Arraial da Velha, na Sociedade Recreativa e Filarmónica Pernense Música Velha, com Baile Popular, a cargo do Grupo Psycogenio e música, a partir das 02h00 com o DJ FRANCIS.

 

Em permanência:

 

MiniBus – iniciativa Verão in Santarém…um espanto!

O Minibus do Centro Histórico oferece visitas grátis ao Centro Histórico de Santarém, agora com o percurso completo. O Minibus circula de quarta-feira a domingo, com partidas às 10h00, 11h00 e 12h00, do Jardim da Liberdade, junto à Sala de Leitura Bernardo Santareno.

 

Até dia 24 de setembro, visite a Exposição de “Ilustração Científica” - Botânica Brasileira do Jardim Botânico, da Universidade Federal de Santa Maria, patente na Casa do Brasil.

 

A exposição de ilustração científica resume uma parte do trabalho nessa área realizado pelo NEPIC (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ilustração Científica). A rica ornitologia e botânica brasileira têm sido os primeiros temas de estudo. Este grupo integra um grupo maior o GEAPEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura) e está registado no Conselho Nacional de  Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É constituído atualmente por cerca de 15 elementos coordenado pelo Prof. Leonardo Charréu. Derivou inicialmente de um grupo de alunos do Curso de Artes Visuais mas hoje integra jovens estudantes de outras áreas, como a biologia, todos alunos ou ex-alunos da Universidade Federal de Santa Maria, do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O tema da exposição é referente ao rico espólio botânico do jardim da universidade.

 

A exposição de ilustração científica apresenta uma parte do trabalho nessa área realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ilustração Científica, coordenado pelo Prof. Leonardo Charréu, integra investigadores e jovens estudantes de áreas diversas, tais como as artes ou a biologia. A rica ornitologia e botânica brasileira têm sido os primeiros temas de estudo. O tema da exposição é referente ao rico espólio botânico do jardim da Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil).

 

Até dia 24 de setembro, o projeto “Mondrian - fazendo arte” pretende, através da leitura de obras de Piet Mondrian (pintor modernista do séc. XX), oferece ao público infantil, Oficinas de Arte com trabalhos manuais diversos. As oficinas decorrem no Centro Histórico de Santarém e contam com:Teoria das cores (linguagem acessível ao público infantil); Atividades artísticas e criativas em diversos suportes (pintura, colagem, montagem | papel, tecido, painéis).

Em setembro, no final do projeto, todos os trabalhos desenvolvidos pelas crianças, com a orientação da Arquiteta e Artista Plástica Sandra Valença Conde, participam numa exposição aberta ao público. Do movimento In.Artes do programa Verão In.Santarém é um espanto "Mondrian - fazendo arte", atua com crianças a partir dos 6 anos de idade. Informações e Inscrições, através do e-mail:arqsandraconde@gmail.com

 

Até dia 30 de setembro, visite o Arquivo Histórico Municipal-Mostra Documental

“Falam documentos de outras eras”, na Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00.

 

«Autto de Lançamento das Cizas do Cabeção de Pernes.

Treslado do lançamento para o anno  de 1793-1794, pelo escrivão Pedro Caetano Botto.

Em pousadas do Corregedor Joaquim António de Araújo corregedor desta comarca e presidente deste lançamento».

 

Até dia 30 de setembro, visite a EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA“O Património arquitetónico português”, na Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire.

Integrado nas Comemorações das Jornadas Europeias do Património que se celebram entre 23 e 25 de setembro, a Biblioteca Municipal associa-se à efeméride com uma exposição documental do seu vasto acervo bibliográfico que fica patente ao público durante todo o mês de setembro. A Exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h00.

 

Aproveite para visitar o Centro de Interpretação - Urbi Scallabis – USCI, no Jardim Portas do Sol, de quarta-feira a domingo, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Para mais informações, contacte o telefone: 243 357 288.

Instalado no Jardim Portas do Sol, o Centro de Interpretação Urbi Scalabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação.

 

Visite o Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças, com destaque para o Relógio Solar da Torre, de quarta-feira a domingo, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, sob marcação através do telefone: 912 578 970.

«A invenção do relógio mecânico, no terceiro quartel do século XIII (c. 1271), exerceu um papel essencial na transformação da consciência do tempo e das mentalidades medievais, sobretudo a partir dos séculos XIV e XV.  O novo invento teve por base o escape e um motor regular, tendo sido posteriormente associado ao toque de sinos. A sua utilização difundiu-se nas urbes da Baixa Idade média, como em Lisboa, com o relógio da Sé, ou Santarém, onde o Cabaceiro fez a sua aparição ainda em Quatrocentos.

No século XVI, em pleno Renascimento, inventa-se o relógio de molas, mais eficaz, a que nobres, bispos e reis vão ter acesso através dos contributos dados por ferreiros, serralheiros, astrónomos e matemáticos. Porém os relógios de base astronómica não desapareceram, como o atesta o quadrante solar da Torre das Cabaças, datado de 1596. A sua existência era fundamental em face da relativa precisão das engrenagens, onde as discrepâncias temporais eram frequentes.

O relógio solar da Torre é um objecto horizontal, semiesférico, de periferia gomeada e sem estilete. O mostrador mostra três círculos concêntricos: os dois primeiros delimitam os traços das meias horas e o último regista os algarismos das horas.

A tipologia deste quadrante encontra paralelos em Portugal, como no caso da ‘pedra de horas’ da Quinta da Torre de S. João de Ver, em Santa Maria da Feira. A sua função era acertar os mecanismos horários mais complexos, de base mecânica, os pioneiros da horologia de engrenagens.»

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 13:36
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Agosto 2022
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


posts recentes

...

Torneio de Sueca do Conce...

Comemorações do Dia Inter...

Município da Chamusca atr...

Município de Azambuja dá ...

AS PISCINAS MUNICIPAIS DO...

Chamusca recebe “Rua das ...

MERCADONA ABRE HOJE LOJA ...

Requalificação de Arruame...

Galeria Municipal do Entr...

Recolhas gratuitas de lix...

Município de Santarém mar...

Entroncamento vai ter cur...

Cineteatro da Chamusca re...

Município de Santarém apo...

REI E RAINHA DAS VINDIMAS...

Entroncamento realiza Tor...

Município de Azambuja vol...

“Artéria” – Programa de A...

Candidaturas abertas para...

VI Festa do Emigrante

Município de Azambuja com...

Já avançou a empreitada d...

Programa de Voluntariado ...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

Associação Cultural e Rec...

AZAMBUJA: Empreitada de R...

Recolha de Sangue e Dador...

Assembleia Municipal apro...

CÂMARAS MUNICIPAIS DO CAR...

tags

todas as tags

arquivos

Agosto 2022

Julho 2022

Junho 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Julho 2021

Junho 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

DIRECTOR/rRESPONSÁVEL: António Centeio
Rua do Jardim, 2090-078 Alpiarça Telemóvel: 933 088 759
subscrever feeds