NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Quarta-feira, 28 de Março de 2018
Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

Sé Catedral de Santarém - Praça Sá da Bandeira

 

 

quinta-feira:

 

Hoje, dia 28 de março, tem início a 6ª edição do Santarém Cup, que se prolonga até dia 31 de março (sábado). A cerimónia de abertura tem lugar às 21h00, na Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário), e conta com a participação do músico Scalabitano, David Antunes.

A apresentação incluiu o sorteio dos vários escalões (sub-8, sub-10, sub-11 e infantis), que vão disputar jogos nos campos de futebol da Escola Agrária de Santarém, Ribeira de Santarém e Moçarria.

Este ano, o único dos “grandes” que não participa é o FC Porto, mas estão garantidas as presenças do SL Benfica, Sporting CP, SC Braga, Paços de Ferreira e V. Setúbal, entre muitos outros, além das principais equipas de formação no distrito de Santarém.

 

A competição conta com 56 equipas, de 24 clubes de todo o País, sendo a principal novidade a participação do FC Hlinsko (sub-10), da República Checa, que fica para a história como a primeira equipa estrangeira a participar na prova Ribatejana.

 

Às 21h30, veja o Filme "Ramiro", de Manuel Mozos, no Teatro Sá da Bandeira.

Reservas: cineclubedesantarem@gmail.com  Mais informações: 243 309 460 (TSB)

 

Ramiro é alfarrabista em Lisboa e poeta em perpétuo bloqueio criativo. Vive, algo frustrado, algo conformado, entre a sua loja e a tasca, acompanhado pelo cão, pelos fieis companheiros de copos e pelas vizinhas: uma adolescente grávida e a avó a recuperar de um AVC. De bom grado continuaria nesse quotidiano pacato e algo anacrónico se eventos dignos da telenovela da noite não invadissem essa bolha. Filme de abertura do Festival DocLisboa 2017.

 

Título original: Ramiro | De: Manuel Mozos | Com: António Mortágua, Madalena Almeida, Fernanda Neves, Vítor Correia | Género: Drama | Outros dados: POR, 2017, Cores.

 

Cinema | Duração 104’ | Classificação M/12 | Preço 5 / 2,5 sócios Cineclube de Santarém

 

sábado:

 

No sábado, dia 31 de março, às 10h00, tem início a Jornada "História de Santarém no séc. XX", no Convento de S. Francisco - 1ª sessão: História e Cultura, inserida nas Comemorações dos 40 Anos da AEDPHCS - Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico Cultural de Santarém.

Às 15h00, tem lugar a 2ª sessão: Arquitetura e Urbanismo às 18h30, uma Sessão evocativa dos 40 anos da Associação.

 

Em permanência:

 

Até dia 29 de março, visite a Mostra Documental “Falam documentos de outras eras”, na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire. A Mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h00.

Termode Francisco Lorensso/ datojoza de 60@ de trigo/ e 60@ desevada.

Aos Sinco dias domes denovembro/ de mil esetesentos annos neste Sillei/ rodealcanhois perante mim escri/vão Resebeo Francisco Lorensso da tojoza/ dasmaos doRendeiro joseph da Ro/za Ferreira […].

No lugar de Alcanhões localizava-se o Celeiro da Vila de Santarém e suas anexas, nos anos de 1699 a 1707. Estava confiado ao Rendeiro, Joseph da Rosa Ferreira e ao escrivão, Francisco Gomes Gonçalves. Os lavradores assinavam o termo de levantamentos das sementes e, as condições de pagamento das mesmas.

 

Até dia 29 de março, visite a Exposição “Dia Mundial da Vida Selvagem”, que se comemora a 03 de março, na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00.

Comemoramos a efeméride “Mundial da Vida Selvagem” com o objetivo de celebrar a fauna e a flora do planeta, cada vez mais ameaçados, alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens e relembrar o contributo das plantas e dos animais selvagens para o desenvolvimento sustentável e bem-estar da humanidade.

 

Até dia 31 de março, visite a Mostra Bibliográfica “Vamos ler… José Cardoso Pires”, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00, e ao sábado, das 09h30 às 12h30.

No 20º aniversário da sua morte, relembramos José Cardoso Pires (1925-1998) natural de Cardigos – Mação, considerado um dos maiores escritores portugueses do século XX com uma carreira literária marcada pela inquietação e deambulação.

 

Até dia 31 de março, visite a Exposição “Coleção de arte contemporânea ‘Manuela de Azevedo’, na Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Na Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire encontra-se em exposição parte do espólio artístico da jornalista Manuela Ferreira de Azevedo, doado à Câmara Municipal de Santarém no final da década de 80, espólio esse que contempla reconhecidos artistas nacionais e internacionais.

De 3 de Janeiro até ao final de Março estará em destaque trimestral uma obra da autoria de Oswaldo Teixeira: “Paisagem Urbana”, Gravura s/ papel (água forte), datada de 1937.

 

Até dia 1 de abril, está patente a Exposição “Bora pintar o Cabaceiro”, na Igreja da Graça, que pode ser visitada, das 09h00 às 17h30.

O Museu Municipal de Santarém convidou a comunidade escolar Scalabitana a participar num concurso criativo (650 participantes) no qual foi desafiada a trabalhar artisticamente o tema “O Tempo” sobre a forma prismática daquele que é um dos elementos arquitetónicos mais conhecido e emblemático de Santarém: a velha Torre das Cabaças. Os mais originais e criativos projetos, transpostos para 14 modelos tridimensionais do Cabaceiro, são dados a conhecer. Venha conhecer o olhar das camadas mais jovens sobre aquela que é a nossa herança cultural.

 

Até dia 21 de abril, visite a Exposição Anual de Aguarelas da Associação de Aguarela de Portugal, no Palácio Landal. A Exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, e aos sábados, das 10h00 às 13h00.

A AAPOR - Associação de Aguarela de Portugal assinala mais um ano de existência e, cumprindo um dos seus desígnios, inaugura, dia 3 março, pelas 16h00, numa organização conjunta com a Câmara Municipal de Santarém, a sua 3ª exposição anual de trabalhos dos sócios, que desta vez, tem lugar no Palácio Landal, na cidade de Santarém.

Com esta mostra muito versátil podem ser vistas obras de mais de 40 aguarelistas. Entre eles alguns vão expor pela primeira vez no seio desta associação e outros contam já com uma larga experiência e participações em eventos nacionais e internacionais. A aguarela, que tem vindo a afirmar-se como um meio de expressão artística cada vez mais versátil, é neste momento um reflexo de modernidade. Para além desta força, tem ainda o poder de reunir os seus praticantes e apreciadores de uma forma muito genuína e plena de humanidade.

Com a sua presença em Santarém os sócios da AAPOR proporcionam a todos excecionais momentos de beleza e poesia.

 

Até dia 28 de abril, visite a Exposição “Santarém Cidade em Crescente”, na Casa Pedro Álvares Cabral / Casa do Brasil, de terça-feira a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

A exposição apresenta-se como uma proposta de leitura do espírito do lugar (genius loci), partindo de uma matriz identitária de base geográfica (mediterrâneo oriental – ‘crescente fértil’) e sublinhando a dimensão mnemónica da sua paisagem cultural.

A mostra combina objetos museológicos com imagens e instalações de arte contemporânea, apostando fortemente na componente sensorial, experiencial e multimédia.

O discurso expositivo aborda temáticas diversificadas, muito ligadas com o fundo cultural da região, destacando a importância da agricultura (vinho, azeite e cereais), do touro e do cavalo, do rio e da lezíria. Paralelamente, explora as vertentes simbólico-religiosas, particularmente as ligadas à fertilidade - ‘paisagem da abundância’. Finalmente, interpreta a importância local e o simbolismo e a religiosidade das águas, presentes no mito de Santa Iria.

 

Visite o Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças, com destaque para o Relógio Solar da Torre, de quarta-feira a domingo, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 (sob marcação através do telefone: 243 377 290 ou 912 578 970.

“Segmento de fuste de coluna com altos-relevos nas duas faces opostas. Numa encontra-se o brasão oitocentista das armas da Vila de Santarém e na outra em quadrante solar, vertical e retangular sem estilete, com orientação a meridional (quadrante meridiano). O relógio de sol encontra-se datado e a numeração das partes do dia (horas) foram insculpidas em capitais romanos, pelo processo de sulco, na sequência das linhas divisórias.

O brasão de Santarém, documentado na sigilografia desde 1246, encontra-se presente em vários testemunhos da arquitetura civil, como a ponte de Alcorce, o Chafariz de Palhais ou das Figueiras, o padrão de Santa Iria ou a Fonte da Junqueira. Testemunhando o domínio da propriedade municipal, a partilha de despesas entre o município e a coroa, a ostentação ou a comemoração dos seus emblemas (o castelo e o rio e escudetes régios), ele constitui uma fonte essencial para a história concelhia e para a identidade das suas populações no tempo e no espaço”.

 

Visite o Centro de Interpretação Urbi Scallabis – USCI, no Jardim Portas do Sol, de quarta-feira a domingo das 09h15 às 12h30 e das 14h00 às 17h15.

“Instalado no Jardim Portas do Sol, o Centro de Interpretação Urbi Scalabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação.

A área expositiva oferece uma fácil abordagem no domínio inovador da interatividade, que permite, à distância de um toque digital, identificar e localizar o valor do património arquitetónico, a riqueza da tumulária, a abundância da heráldica e a qualidade da azulejaria que a cidade ostenta e que, muitas vezes, os escalabitanos e os turistas desconhecem”.



publicado por Noticias do Ribatejo às 18:36
link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
Setembro 2020
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

19

23
24
25
26

27
28
29
30


posts recentes

  Torres Novas - Detido ...

ENTRONCAMENTO: Município ...

Calendário Concursos Naci...

TORRES NOVAS: Teatro Virg...

ENTRONCAMENTO: Oferta de ...

Azambuja é o 6º concelho ...

PSD quer redes 5G a opera...

Jovens da Chamusca recria...

Casas do Ambiente vence G...

Dúvidas e mais dúvidas

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

Obra da Sinagoga de Tomar...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

Ferreira do Zêzere – Pris...

10 anos de metodologia PR...

SANTARÉM: Inauguradas obr...

Município de Abrantes apo...

CARTAXO: SITUAÇÃO DE CONT...

ENTRONCAMENTO: Crescer na...

Município de Azambuja org...

CARTAXO ABRE ANO LETIVO C...

Já arrancou a requalifica...

RESERVATÓRIO DE FOROS DE ...

      Câmara  Municipal ...

PONTO DE SITUAÇÃO COVID 1...

O RAS (Residência Artísti...

Município de Azambuja can...

Bloco de Esquerda de Abra...

Venho muito mais do que f...

Venho muito mais do que f...

tags

todas as tags

arquivos

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Contactos
Rua do Jardim, 2090-078 Alpiarça Telemóvel: 933 088 759
subscrever feeds