NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018
Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

Verão In STR (4)

 

sexta-feira:

 

Esta sexta-feira, dia 14 de setembro, aproveite o último dia para visitar a Exposição “Tejo…Vida e Agonia de um rio”, no Jardim Portas do Sol, integrada no projeto Verão In. Santarém…é um espanto, com curadoria de Paulo Semblante Mendes.

São 28 fotografias distribuídas por 4 painéis/módulos temáticos: Memórias (José Gaspar), Paisagem (António Ribeiro), Avifauna (José Freitas) e Poluição (Arlindo C. Marques).

A exposição é constituída por um conjunto de fotografias, que retrata e representam a visão dos autores sobre o rio Tejo, bem como, através da imagem as suas preocupações e, ao mesmo tempo, consciencializam para conservação do rio e do seu ecossistema como património a preservar.

A partir das 18h30, tem lugar um Arraial Popular no Pátio do Teatro Taborda - CCS - Círculo Cultural Scalabitano. “Para celebrar a rentrée no novo ano letivo, o CCS pretende reunir academias, seções, departamentos e demais sócios, amigos e munícipes, num Arraial Popular onde a gastronomia ainda convida para a mesa a sardinha assada e a febra no pão, o caldo verde e o arroz doce, regados a vinho tinto e… animados com fogueira, música e bailarico. Deixem-se levar pela folia neste dia, rumem ao pátio do Teatro Taborda – Círculo Cultural Scalabitano e entreguem-se à festa”.

(Classificação) M/8 (Preço) 7€ (Informações) Círculo Cultural Scalabitano: 243 321 150 (das 14h00 às 20h00) | circuloscalabitano@gmail.com

 

De 14 a 22 de setembro, o Fórum Actor Mário Viegas - Centro Cultural Regional de Santarém acolhe a RAS – Residência Artística de Santarém. Encontro de Jovens Criativos, integrada no projeto Verão In.Str.. A Exposição está patente até dia 29 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 15h00 às 18h30 e aos sábados, das 10h00 às 13h00.

Este evento é um encontro anual que junta jovens artistas de diferentes áreas, de que resultam diversos trabalhos que vão são apresentados numa exposição no dia 22 de setembro.

Sob o tema “Memória”, as iniciativas deste ano incluem: pintura de um mural, realização de uma “social sculpture” realizada em atelier e posteriormente espalhada pela cidade com a interação do público, uma apresentação de videomaping artística, aula com o projeto “Incluir”, um concurso de contos, com o premiado a ser divulgado no último dia, passeio pela cidade com urbansketching, entre outras.

 

sábado:

 

Este sábado, dia 15 de setembro, às 10h30 a Inatel oferece música e dança pelas ruas do Centro Histórico com o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de São Vicente do Paúl, integrado no Verão In. Str..

 

Das 10h30 às 18h00, o Jardim Porta do Sol acolhe a FAAMA – Festival das Artes Praticadas na Associação Movimento Aberto (AMA).

Durante todo o dia vão decorrer atividades dirigidas às crianças e aos adultos, demonstração das terapias disponibilizadas na AMA e um mercado alternativo que consiste na compra, venda e troca de artesanato, produtos naturais e artigos em 2ª mão.

 

Às 11h00, há Animação Desportiva Pais e Filhos, no Jardim Portas do Sol, promovida pela DECATHLON, integrada no projeto Verão In. Str.. Entrada livre.

 

Às 11h30, há Hora do Conto, na Livraria Aqui Há Gato, integrada no projeto Verão In. Str.

Vamos ouvir histórias que nos fazem sonhar, rir, pensar e imaginar. Momentos que nos fazem acreditar que o mundo da fantasia pode estar tão perto...

(Duração) 30’ (Classificação) dos 0 aos 80!

 

Às 12h00, há Oficinas de Arte - Figura de Rato, na Livraria Aqui Há Gato, integrada no projeto Verão In. Str..Entrada livre.

Ratos, ratinhos, ratões, sempre de nariz no ar para ver se um queijo conseguem encontrar!!!

Destes ratos brincalhões não precisas de fugir porque são muito coloridos e só te querem fazer sorrir!

Vem fazer as nossas oficinas de sábado e divertir-te com arte!

Mais para a esquerda! Mais para a direita! Olha para a frente! Como é possível? Este rato não pára quieto... Só mesmo um verdadeiro artista é que consegue fazer deste rato famoso!

(Duração) 60’ (Classificação) a partir dos 4 anos inclusive (Preço) 7€

 

Às 16h00, há Palestra/Colóquio com audição por José Duarte "cinco minutos de Jazz", integrado no 2º Santar+em Jazz Fest, no Fórum Actor Mário Viegas - Centro Cultural Regional de Santarém. Entrada livre

 

Às 21h30, o Auditório do Jardim Porta do Sol acolhe a II Gala da Escola de Flamenco y  Sevilhanas ”Bailando”,  dirigido pelo professor Jorge Santos. Esta iniciativa conta com a convidada, fadista, Dora Maria. Esta iniciativa está integrada no projeto Verão In. Str..Entrada livre.

 

 

À mesma hora, há 2º Santarém Santarém Jazz Fest - Concerto com "Marta Hugon Quinteto": Marta Hugon- voz, Mário Delgado – guitarra, Ana Cláudia Serrão – violoncelo, João Hasselberg – contrabaixo e Joel Silva – bateria, e "Quarteto Miga": Bernardo Tinoco – Saxofone, Dinis Costa – Piano,  Pablo Patiño Moledo - Contrabaixo e
Miguel Fernández - Bateria, no Convento de S. Francisco.  Bilhetes à venda em: União de Freguesias da Cidade Santarém (junto Igreja de Marvila) | "Emoção de Imagens" Rua Pedro Canavarro | Contactos 916 060 436 - 917 824 574 - 919 150717.

MARTA HUGON - Todas as canções nascem de uma vontade profunda de fazer música e poesia. O novo trabalho de Marta Hugon nasce dessa vontade, mas é ao mesmo tempo uma espécie de renascimento musical. Cantando exclusivamente em português, a cantora revela a sua verdadeira voz e dá corpo a palavras suas e de autores como José Eduardo Agualusa, Afonso Cabral ou Nádia Schilling. O novo repertório de Marta Hugon tem produção e arranjos de Luís Figueiredo (que assina três dos temas), e conta com a colaboração de compositores tão diversos como Mário Laginha, Sara Tavares, Joana Espadinha e Francisca Cortesão. Trata-se de uma viagem emocional pela língua portuguesa onde a música procura um lugar para além dos rótulos.

QUARTETO MIGA - "Formado por jovens músicos oriundos de Lisboa, PT e da Galiza, ES, o quarteto formou-se através do contacto dos músicos por intermédio da Escola Superior de Música de Lisboa. MIGA tem como propósito dar a conhecer a sua música original enraizada na tradição do jazz, mas também, a sua interpretação de alguns dos mais emblemáticos temas do cancioneiro jazzístico.  

 

Em permanência:

 

A Exposição “Pictorin - I Encontro Internacional de Artistas Plásticos”, está patente até dia 22 de setembro e pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 15h00 às 18h30 e aos sábados, das 10h00 às 13h00, no Fórum Actor Mário Viegas - Centro Cultural Regional de Santarém, integrada no projeto Verão In. Str..

O I Encontro Internacional de Artistas Plásticos em Santarém, conta com 13 artistas oriundos do Brasil, Dinamarca, Inglaterra, França, Polónia, Nigéria e Portugal. Os artistas vêm fundamentalmente trabalhar o Centro Histórico: vê-lo e recriá-lo. As ruas vão servir de cenário. O evento conta ainda com pintores da nossa terra que se vão juntar aos outros artistas para troca de impressões, conversas artísticas e novas ideias, etc.

Até dia 23 de setembro, visite a Exposição Expo Coletiva In.Artes”, integrada no projeto Verão In.Santarém…é um espanto, no Palácio Landal. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 15h00 às 18h30.

Esta Exposição coletiva reúne trabalhos de todos os artistas que integraram o In.Artes, nas galerias, composta por pinturas, desenhos e esculturas.

Até dia 28 de setembro, visite a Exposição “Coleção de arte contemporânea ‘Manuela de Azevedo’”, com destaque trimestral para uma obra da autoria de Bartolomeu Cid: “Mayo”, Serigrafia a cores s/ papel, datada de 1978, na Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire. A Exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Esta Mostra reúne parte do espólio artístico da jornalista Manuela Ferreira de Azevedo, doado à Câmara Municipal de Santarém no final da década de 80, espólio esse que contempla reconhecidos artistas nacionais e internacionais.

Visite o Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças, de quarta-feira a domingo, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 (sob marcação através do telefone: 243 377 290 ou 912 578 970.

É um dos elementos arquitetónicos mais conhecido e emblemático de Santarém, tendo sido, em tempos, a Torre do Relógio do Senado da Câmara.

A Torre das Cabaças, ou Cabaceiro, como o vulgo a denomina, é na realidade uma Torre Relógio, de que se conhece a introdução em Portugal desde os primórdios do século XV. A designação popular fixou-se nos finais do século XVIII, derivada das sete ou oito cabaças de barro colocadas na estrutura de ferro que suporta o enorme sino de bronze datado do 1604. A Torre Relógio de Santarém, construída em meados do século XV, ergueu-se sobre uma estrutura pré-existente: uma torre do recinto muralhado da Vila medieval ligada à Porta de Alpram ou Alporão.

A sua forma prismática, de um paralelepípedo, com uma base de 9,76 por 7,20 m e altura de 26 m (31,40 m com a estrutura de suporte do sino) foi crescendo por sucessivos acrescentos ao longo do tempo, sempre através do mesmo processo construtivo, de aparelho de alvenaria de pedra calcária irregular e revestida a argamassa de cal e areia.

O seu volume áspero e monolítico eleva-se praticamente isento de fenestração até próximo do cimo. Aí, apresenta oito grandes ventanas, duas em cada face, com as vergas em semi-arco, deixando antever uma pequena parte da calote esférica que cobre o seu último piso, suportando, por sua vez, a estrutura de ferro forjado, de forma trapezoidal, que sustenta o enorme sino de bronze e oito peças cerâmicas em forma de cabaças, cuja função é provocar a ressonância do som do sino ao bater as horas.

 

Visite o Centro de Interpretação Urbi Scallabis – USCI, no Jardim Portas do Sol, de quarta-feira a domingo das 09h10 às 12h15 e das 14h00 às 17h15.

O Centro de Interpretação Urbi Scalabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação.

A área expositiva oferece uma fácil abordagem no domínio inovador da interatividade, que lhe permite, à distância de um toque digital, identificar e localizar o valor do património arquitetónico, a riqueza da tumulária, a abundância da heráldica e a qualidade da azulejaria que a cidade ostenta e que, muitos desconhecem.

A Alcáçova de Santarém, atualmente ocupada pelo Jardim Portas do Sol, ostenta os mais antigos e mais importantes vestígios da ocupação humana de Santarém, constituindo, por essa razão, o local privilegiado para a instalação de um núcleo museológico que materialize a génese e evolução histórico-urbanística da cidade.

O Núcleo da Alcáçova integra em primeiro lugar, um “Centro Interpretativo”. A sala de exposições foi alvo de um projeto de design global, resultado de uma combinação das tradicionais vitrinas com uma componente multimédia, mediante as quais os visitantes recebem explicações prévias sobre o conhecimento existente de cada um dos períodos cronológicos abordados. Os nossos visitantes podem assim iniciar a sua “viagem” pela cidade, explorando os equipamentos existentes no Centro de Interpretação, seguindo depois caminho para as Ruínas Romanas – onde podem encontrar uma montra interativa com algumas explicações.



publicado por Noticias do Ribatejo às 16:45
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Dezembro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

Artigo de Opinião: A Hipo...

NATAL

TEMAS DE SAÚDE: Sustentab...

Mãe Com Açúcar 

Aprovada candidatura que ...

Aproveite o que Santarém ...

Mercado de Natal na Chamu...

Plano Estratégico de Valo...

MERCADINHO DE NATAL NO CA...

Circule no Comboio de Nat...

DESFILE DA PAZ ASSINALA É...

Mercados de financiamento...

Ampliação do Centro de In...

Centro Cultural recebe es...

 Distrital do PSD de Sant...

Assembleia Municipal de A...

Coruche – Detidos em flag...

Bombeiros Municipais de S...

Santarém disponibiliza Pi...

Mais de 4000 passageiros ...

Município de Coruche ap...

Coruche promove programa ...

Município da Chamusca dis...

Município de Tomar preten...

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVA...

Mercado de Natal dinamiza...

Exposição de Presépios em...

CINCO SENTIDOS PARA AS FÉ...

Município de Azambuja ref...

Tomada de Posse da Distri...

arquivos

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds